Curso creditado pelo CCPFC como curso de Formação Especializada com o registo nº CCPFC/CFE-3541/21

COORDENAÇÃO

Prof. Doutor José Reis Jorge
  • Nota Biográfica +

    Licenciado em Filologia Germânica e Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Bristol, Reino Unido. Atualmente é Professor Coordenador e Investigador Principal no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) e Honorary Doctoral Supervisor, Faculty of Humanities and Social Sciences, da Universidade de Liverpool, Reino Unido. Foi Presidente do Conselho de Direção, Diretor da Escola de Educação, Presidente do Conselho Técnico-Científico e Diretor-Geral para a Investigação e Desenvolvimento do ISEC Lisboa. Foi Leitor de Português e Cultura Portuguesa nas Universidades de Bristol e de Hull, Reino Unido (1990-1918), e Honorary Senior Lecturer na parceria Universidade de Liverpool/Laureate Online Education (2013-2020). Tem orientado seminários e apresentado comunicações em universidades e organizações científicas na Alemanha, Brasil, Bulgária, Croácia, Espanha, Estónia, Grécia, Polónia e Turquia. É membro do corpo editorial de Teaching and Teacher Education (Elsevier) e Teaching in Higher Education (Taylor & Francis). É sócio efetivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e membro associado da European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI). O seu trabalho de pesquisa tem-se centrado principalmente nas áreas da Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, Supervisão e Avaliação do Trabalho Docente, Supervisão Pedagógica no Ensino Superior, Prática Reflexiva e Educação Inclusiva.

    Publicações recentes:

    Olcina-Sempere, G., Reis-Jorge, J., e Ferreira, M. (2022). La percepción musicale: Un estudio con estudiantes universitarios de España Y Portugal [Musical perception: A study with university students from Spain and Portugal]. ArtsEduca - Revista Electrónica de Educación en las Artes, 33, 56-69. DOI:10.6035/Artseduca.

    Murray, K., Reis-jorge, J., & Reagan, J.-A. (2021). Becoming a process drama practitioner: An exploratory study of higher education language teachers in Japan. Language Teaching Research, 1-9. https://doi.org/10.1177/13621688211060942

    Antonio, D. D., Reis-Jorge, J. & Regan, J-A. (2021). How context influences the continuing professional development of teacher educators within the ecological environment of the island territories of the Organisation of Eastern Caribbean States. Caribbean Journal of Mixed Methods Research (CJMMR), 2(1), 98-122. DOI:10.37234/CJMMR.2021.0201.A04

    Reis-Jorge, J., Ferreira, M., Olcina-Sempere, G., & Marques, B. (2021). Perceptions of giftedness and classroom practice with gifted children: An exploratory study of primary school teachers. Qualitative Research in Education, 10(3), 291-315. https://doi.org/10.17583/qre.8097

    Ferreira, M., Reis-Jorge, J., & Batalha, S. (2021). Social and emotional learning in preschool education: A qualitative study with preschool teachers. International Journal of Emotional Education, 13(1), 51-66.

    Reis-Jorge, J., Ferreira, M. & Olcina-Sempere, G. (2020). La figura del profesorado-investigador em la reconstrucción de la profesionalidad docente en un mundo en transformación. Revista Educación, 44(1), 489-501. DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v44i1.39044. Revista da Universidade de Costa Rica.

    Almeida, M. C. & Reis-Jorge, J. (2019). Para uma visão holística do processo de ensino/ aprendizagem no ensino superior. Alameda - Revista de Educação, Artes e Ciências, 5, 22-29.


Horário de Atendimento:
Quinta-feira: 12h00 às 13h00.

Pré-Inscrições e Candidaturas

>> Candidaturas ano letivo 2022_23*
*Nota Prévia:  O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e as Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. estão abertos ao longo de todo o ano letivo.

Pré-inscrições      Candidatura Online


INÍCIO: 08 DE OUTUBRO DE 2022

OBJETIVOS

No final desta formação, os alunos deverão ser capazes de:

  • Analisar e interpretar a escola e as organizações educativas à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, designadamente nos domínios da sociologia da educação e da escola, da política educativa ou da educação comparada, das ciências da organização e da gestão;
  • Fundamentar o processo de tomada de decisão em procedimentos de investigação e de inovação educacional;
  • Utilizar métodos e técnicas de planeamento e gestão educacional, organizacional, patrimonial, de recursos humanos e financeiros;
  • Elaborar projetos educacionais e financeiros, respeitando o primado da dimensão pedagógica;
  • Avaliar contextos, situações, programas, processos e produtos educativos, quer a nível institucional quer a nível intermédio, e de desempenho, com vista a melhorar a qualidade dos projetos educativos.

 

PLANO DE ESTUDOS

COMPONENTE

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

ECTS

Formação geral em Ciências da Educação (1)

Políticas Educativas

50H 9
Formação específica na área de especialização (2) Liderança Educacional e Cultura de Mudança 30H 7
Direção e Gestão das Organizações Educativas 30H 7
A Administração Local da Educação 30H 6
Gestão Estratégica nas Organizações Educativas 30H 7
Gestão Financeira das Organizações Educativas 30H 6
Gestão de Recursos Humanos em Educação 30H 6
Formação orientada para o projecto (3)  Métodos e Técnicas de Investigação em Educação 30H  6
Seminário de Apoio ao Projeto 20H  6
TOTAL 280H 60

 

Propina

  • Pronto pagamento: 1500€ ou em 10 mensalidades de 150€
  • Inscrição: 50€

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS