COORDENAÇÃO DO CURSO

Doutora Sandrina Esteves

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Nota Biográfica +

    Sandrina Esteves é doutorada em Educação Especial e professora adjunta no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.

    Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica e da Pós-graduação em Educação Especial, no domínio cognitivo e motor, leciona no ensino superior desde 2005.

    Desenvolve investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da leitura e escrita, no âmbito da formação de educadores e professores, tendo vindo a coordenar diversos projetos na área.

    Autora da obra Fluência na Leitura: da Avaliação à Intervenção – Guia Pedagógico (Psicosoma, 2013), Semana a Rimar (Fábula Educação), Semana a Silabar (Fábula Educação),  Desafia-te – Caderno de Escrita Criativa (Fábula Editora), é também da sua autoria a Agenda do Educador de Infância 2022-2023 (Fábula Educação).




Pré-Inscrições e Candidaturas

>> Candidaturas ano letivo 2024_25*
*Nota Prévia:  O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e as Pré-inscrições estão abertos ao longo de todo o ano letivo.

Pré-inscrições      Candidatura Online


INÍCIO: OUTUBRO 2024

OBJETIVOS

A Pós-Graduação visa qualificar para o exercício de funções de organização/dinamização de atividades na Biblioteca Escolar, nomeadamente no âmbito das atuais funções do Professor Bibliotecário.

Competências a adquirir

O Curso tem como finalidades o desenvolvimento de competências de análise crítica, investigação, intervenção, formação, organização e avaliação relacionados com a Biblioteca Escolar, entre as quais:

  • Domínio dos fundamentos sociológicos, pedagógicos e psicológicos da ação educativa global e da ação docente, em particular.
  • Domínio dos fundamentos científicos e pedagógicos relacionados com a área.
  • Estreitar o convívio necessário entre professor e novas tecnologias de informação e comunicação.
  • Fomentar os hábitos de leitura e o prazer de ler junto das crianças e jovens.
  • Promover a autonomia dos utilizadores no recurso à informação e às tecnologias.
  • Estimular o enriquecimento da comunidade educativa em termos culturais, tecnológicos, artísticos e cívicos.

 

DESTINATÁRIOS

  • Professores/as bibliotecários/a;
  • Membros de equipas de Bibliotecas escolares;
  • Professores/as com interesses na área das Bibliotecas Escolares;
  • Licenciados/as de qualquer área disciplinar.

 

REGIME

B-learning

 

HORÁRIO DAS SESSÕES PRESENCIAIS

  • Sextas das 18h30 às 21h30
  • Sábados das 9h30 às 13h30

Duração: 10 meses

Total: 250 h

 

PLANO DE ESTUDOS

UNIDADE CURRICULAR

ÁREA CIENTÍFICA

CARGA HORÁRIA

ECTS

Políticas do Livro e da Leitura

FG

25H 5

Leitura e Literacias

FG

25H 5
       
Literatura para a Infância e Juventude FE 25H 6
Mediação do Livro e da Leitura FE 25H 6
Dinamização da Leitura pela Arte FE 25H 6
Implementação, Organização e Gestão da Biblioteca Escolar FE 25H 6
Tecnologias Educativas na Dinamização da Biblioteca Escolar FE 25H 6
Biblioteca Escolar e Sala de Aula: dinâmicas de trabalho FE 25H 6
       
Metodologia de Investigação e Educação FOP 25H 6
Projeto de Intervenção em Bibliotecas Escolares FOP 25H 8
TOTAL 250H 60

 

PROPINA

  • Valor: 1350€ 
  • Inscrição: 50€


Curso em acreditação na RBE - Confere a atribuição de 35 pontos, para efeito de candidatura ao cargo de professor bibliotecário, de acordo com a Portaria 192-A/2015 de 29 de Junho.
Curso em acreditação no CCPFC - Área H - Comunicação Educacional e Gestão da Informação.