POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO
A internacionalização do ensino é a etapa superior das relações internacionais entre Instituições do Ensino Superior e não é mais considerada um objetivo em si, mas um meio de melhorar e de promover a qualidade do ensino, da aprendizagem e da investigação. A aquisição de conhecimento, a mobilização de talentos, a investigação aplicada e os currículos partilhados por Instituições parceiras, são considerados os benefícios primordiais da internacionalização do ensino superior. A internacionalização tem que implicar um fator de mudança e de melhoria institucional, ajudando a desenvolver as habilidades necessárias para o século em que vivemos, estimulando, igualmente, a inovação e a criação de alternativas de desenvolvimento sustentável, promovendo, em última instância, a criação de empregos promotores de qualidade de vida. No entanto, o atual clima económico exige uma análise mais aprofundada dos benefícios tangíveis da internacionalização para as economias e sociedades europeias. Hoje em dia, a internacionalização tem dois lados que se complementam. Por um lado, pode ajudar os alunos a alcançar os seus objetivos na obtenção de uma educação de qualidade e no fomento de projetos de investigação diferenciadores, dando aos alunos a oportunidade para uma aprendizagem experimental num “mundo real em tempo real” com interações e procedimentos que não podem ser simplesmente ensinados. Por outro lado, as Instituições podem ganhar reputação internacional, posicionando-se na linha da frente da comunidade internacional de ensino superior. E várias são as razões para se internacionalizar uma instituição. No ISEC Lisboa destacamos a importância na 1. Melhoria da preparação dos alunos; 2. Na possibilidade de internacionalizar currículos e planos de estudos; 3. Na melhoria do perfil internacional da instituição; 4. No fortalecimento da produção científica e de investigação; 5. No desenvolvimento do conhecimento científico e pedagógico; 5. Na diversificação da comunidade académica, corpo docente e não-docente, estudantes. Existe no ISEC Lisboa, um consenso geral que a internacionalização pode, como parte de uma estratégia mais ampla, oferecer a estudantes e professores benefícios valiosos de desenvolvimento de competências e capacidades. Pode, igualmente, estimular o pensamento estratégico que leva à inovação e à facilitação de procedimentos de garantia de qualidade e de desenvolvimento tecnológico. Com a introdução da internacionalização na cultura do ensino superior, toda a comunidade académica, pode alcançar uma maior consciencialização sobre as questões globais que importam à humanidade, uma vez que, transcende, países, culturas e línguas. A internacionalização tem um papel de relevo no plano de desenvolvimento estratégico do ISEC Lisboa e concretiza-se através do Gabinete de Relações Internacionais (GRI) que é a estrutura de coordenação, acompanhamento e apoio operacional às iniciativas de cooperação internacional no âmbito da formação, da investigação científica e da mobilidade académica. A internacionalização é uma prioridade transversal aos diferentes projetos de atividades do Instituto, desde a oferta formativa às práticas de I&DT e de responsabilidade social, a internacionalização constitui um fator chave no plano de desenvolvimento estratégico do ISEC Lisboa. O GRI tem como principais atribuições o desenvolvimento de estratégias de cooperação com estabelecimentos de ensino superior e empresas, dentro e fora do espaço europeu, no âmbito dos programas de mobilidade de estudantes e docentes; o desenvolvimento de ações de cooperação internacional ao nível de projetos de I&DT, e o apoio e coordenação do intercâmbio e da mobilidade de docentes, alunos e pessoal não docente; |
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A consecução da nossa Política Estratégica de Internacionalização investe principalmente no estabelecimento de parcerias privilegiadas na Europa, CPLP e América Latina, tendo como principais objetivos: (i) a melhoria das normas académicas e de qualidade; (ii) a integração em redes internacionais de cooperação ao nível da educação / formação e I&DT; (iii) o aumento da visibilidade e do reconhecimento internacional e transnacional do ISEC e da sua comunidade acadêmica; (iv) o aumento das competências e qualificações técnicas e científicas, bem como o enriquecimento cultural resultante de experiências de intercâmbio e de mobilidade; e (v) a diversificação das fontes de recrutamento de professores e estudantes. |
A escolha dos parceiros para a implementação da estratégia de internacionalização baseia-se na preferência dada ao estabelecimento de protocolos com instituições e organizações com intervenção em áreas de atuação do ISEC Lisboa. O estabelecimento de parcerias internacionais no âmbito da CPLP e da América Latina tem-se revelado igualmente de grande relevância para o projeto de internacionalização do ISEC Lisboa, tendo sido estabelecidas, até ao presente, cerca de 2 dezenas de protocolos de cooperação, designadamente no Brasil, México, Macau e Angola. A partilha de culturas e experiências permitidas por uma experiência internacional são extraordinariamente enriquecedoras para o percurso dos estudantes. Em 2019/2020 estudavam no ISEC Lisboa 302 estudantes de nacionalidade estrangeira constituindo cerca de 20% da nossa população estudantil, conferindo ao nosso CAMPUS um ambiente global e multicultural. A Globalização da sociedade contemporânea impõe-nos o trabalho em networking de onde resultam ganhos sinergéticos de monta, o mesmo se podendo dizer da pertença a Redes e Associações internacionais. Em 2020, o ISEC Lisboa era membro de uma dezena de Redes e Associações Internacionais. |
PROMOÇÃO DA MOBILIDADE DIGITAL
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A Mobilidade Virtual (MV) é uma forte aposta do ISEC Lisboa para a remoção das dificuldades sentidas pelos estudantes para as suas experiências de internacionalização. |
Por via das Plataformas digitais – que são uma fortíssima aposta do ISEC Lisboa – estas múltiplas ferramentas digitais permitirão a partilha remota e em tempo real de experiências e a criação de sinergias para o desenvolvimento de projetos comuns entre os parceiros. A Mobilidade através dos CAMPI digitais permitirá também a interconexão de estudantes e de staff de diferentes origens a partilharem experiências de aprendizagens e de boas práticas, em tempo real, acessível a todos os públicos independentemente das suas dificuldades específicas. Durante 2020/21 serão estabelecidos procedimentos internos com vista à implementação da MV a partir de 2021/22. Entre as ações a desenvolver em 2020/21 destacam-se:
A Mobilidade Virtual pretende constituir-se como uma via de acessibilidade para uma experiência internacional sem os custos (económicos, sociais, familiares) associados à mobilidade física. Este item prende-se ainda com o desígnio estabelecido pelo ISEC Lisboa para os próximos anos na adoção integral de metodologias de e-learning e/ou b-learning e de mobilidade virtual numa clara aposta de inovação e modernização inerentes aos novos paradigmas nos processos ensino-aprendizagem no ensino superior e que concorrem para uma mais facilitada construção de um Espaço de Ensino Europeu (e mundial) comum, aberto, acessível e transparente. |
PRÁTICAS AMIGAS DO AMBIENTE
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A Sustentabilidade é para nós um conceito-chave e dentro dele a Sustentabilidade Ambiental é uma âncora que atravessa transversalmente toda a nossa ação. A concretização deste propósito efetua-se através, designadamente:
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No contexto do Programa ERASMUS+ salienta-se como práticas de sustentabilidade ambiental:
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COMPROMISSO CÍVICO
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A promoção de uma consciência de responsabilidade social e de cidadania responsável e ativa são pilares da conduta da nossa Organização. Cientes da importância desta área, o ISEC Lisboa incorporou (desde sempre) estes Princípios fundamentais na sua missão institucional: “A missão do ISEC é promover a realização integral da pessoa através do desenvolvimento do ensino e da investigação com elevados padrões de qualidade, adotando uma visão personalista do Homem e uma consciência de responsabilidade social. Esta missão cumpre-se através da criação, transmissão e difusão da cultura e do saber de natureza profissional, com elevados padrões de qualidade e exigência e fomentando o sentido da cooperação e a consciência da dimensão social e solidária da cidadania”. |
A operacionalização do desenvolvimento daquele sentido de Responsabilidade Social e de compromissos com uma cidadania ativa em toda a nossa comunidade académica é desenvolvida através do nosso Gabinete de Responsabilidade Social que desencadeia múltiplas ações que visam aqueles fins, no âmbito da CARTA SOCIAL do ISEC LISBOA e da sua POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.
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