COORDENAÇÃO DE CURSO

Mestre Vera Malhão
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  • Nota Biográfica +

    Vera Malhão, Bióloga Marinha pela Universidade dos Açores, Mestre em Ciências do Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

    Foi Docente na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e atualmente no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC Lisboa)

    É possuidora de uma especialização na área do Ensino Outdoor e Ciências, através da Green School, National Geographic e Forest School.


    Para além disso, é diretora da Lutra – Educação, Natureza e Sustentabilidade.


Horário de Atendimento*:
Segunda-feira: 14h00 às 15h00.
*mediante marcação. 

Pré-Inscrições e Candidaturas

>> Candidaturas ano letivo 2022_23*
*Nota Prévia:  O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. estão abertos ao longo de todo o ano letivo.

Pré-inscrições     Candidatura Online


INÍCIO: 05 DE NOVEMBRO DE 2022

Cronograma Pós-Graduação [+]

APRESENTAÇÃO

O contacto com o exterior, nomeadamente através da natureza, torna as crianças mais cooperativas, sociais, com um maior desenvolvimento emocional, ajudando-as a desenvolver o raciocínio e também as aprendizagens (Maynard, Waters & Clement, 2011). No ensino outdoor, as abordagens e metodologias utilizadas devem ser desenvolvidas de maneira a que a criança construa conhecimento, promovendo nelas o espírito crítico e o desenvolvimento de competências promotoras do espírito de descoberta e de resolução de problemas. As experiências educacionais devem ter lugar onde os alunos consigam desenvolver a curiosidade, perseverança, a dedicação, assim como o respeito pelos resultados obtidos, com vista a uma atitude crítica e reflexiva (Galvão, Reis, Freire & Oliveira, 2007). A utilização de jardins, parques florestais e urbanos ou hortas evidencia que aprender dentro e fora da sala de aula é diferente, assumindo por isso objetivos e resultados educativos distintos (Dyment, 2005). Estes ambientes exteriores são, também, reconhecidos por terem grande potencial para ajudar crianças e jovens com dificuldades a nível comportamental e de aprendizagem (O´Brien, 2009).

O crescente interesse na Educação Outdoor é evidente, sendo cada vez mais as publicações nesta área que evidenciam os benefícios destes modelos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem com crianças, adolescentes e jovens. Promover formação nesta área específica fortalece a prática, ao mesmo tempo que enriquece a recolha de dados empíricos para o desenvolvimento e publicação de estudos nesta área em Portugal. No ensino superior, esta é uma área de formação em crescimento, sendo a metodologia outdoor, em várias universidades europeias, considerada essencial ao desenvolvimento infantil e a uma aprendizagem ao longo da vida. Ao mesmo tempo, são diversas as instituições que promovem atividades outdoor, como câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas públicas e privadas e diversas associações/organizações, o que é revelador do interesse que este tipo de formação tem vindo a ter e terá num futuro próximo. Esta Pós-Graduação oferece a possibilidade de educadores, professores e outros agentes educativos especializarem-se na Educação Outdoor, (re)conhecendo as suas potencialidades, benefícios e diferentes abordagens para adequar o currículo nacional, orientações curriculares e aprendizagens essenciais, aprofundando conhecimentos e desenvolvendo a prática em pedagogia e metodologias que fundamentam o Ensino Outdoor. 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

A Pós-Graduação em Ensino Outdoor visa formar educadores, professores e outros agentes educativos. Esta pós-graduação pretende que os alunos sejam capazes de:

  • Articular e adaptar as suas práticas educativas e pedagógicas a contextos exteriores diversificados;
  • Reconhecer a importância do contacto com a natureza no desenvolvimento da infância e da adolescência com o contributo da neurobiologia, da psicologia e do mindfulness;
  • Criar condições de ensino-aprendizagem que promovam esta prática no seu dia a dia enquanto agentes educativos;
  • Ensinar e aprender de acordo com as teorias, metodologias e técnicas que fundamentam o ensino outdoor.

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se à Pós-Graduação profissionais e técnicos no domínio da educação nas mais diversas áreas científicas e formação, com interesse no desenvolvimento e implementação de projetos focados na Educação Outdoor com crianças e jovens em idade pré-escolar e escolar. Poderão igualmente ser admitidos os detentores de um currículo especialmente relevante em qualquer domínio ligado à educação ou formação, ainda que não titulares do grau de licenciatura.

PROPINAS 

  • Pronto pagamento: 1500€ ou em 10 mensalidades de 150€
  • Inscrição: 50€

HORÁRIO E REGIME

  • Horário: Sábados das 09h30m às 17h00m
  • Regime: B-Learning 

PLANO DE ESTUDOS

A Pós-Graduação em Ensino Outdoor está organizada em dois semestres: O 1º semestre é centrado na contextualização da Educação Outdoor. As unidades curriculares focam-se: no contexto histórico, social e cultural que está na origem da Educação Outdoor; na utilização do espaço exterior como um local pedagógico e ecológico; na neurobiologia, psicologia e mindfulness como áreas que fundamentam, explicam e revelam a importância do contacto com a natureza no desenvolvimento físico e mental do ser humano; e na influência da educação consciente, no valor de educar para o sucesso, respeitando o ritmo de cada criança, adolescente e jovem, seus interesses e motivações.

O 2º semestre é caracterizado por uma forte componente prática articulada com todo o enquadramento teórico do 1º semestre. As unidades curriculares focam-se em: abordar as expressões artísticas em contextos outdoor, como jardins, recreios, praias e parques, oferecendo métodos e técnicas interdisciplinares, com a utilização maioritária de recursos naturais e reutilizáveis; desenvolver atividades outdoor relacionadas com as várias áreas curriculares, nomeadamente: literatura para a infância, jogos matemáticos, exploração oral e escrita, jogos tradicionais, conhecimento do mundo, língua portuguesa e matemática; promover uma educação para a sustentabilidade e para a compreensão do mundo natural de forma a educar futuros cidadãos conscientes do valor de todos os espaços naturais, desde o jardim do município ou uma floresta tropical.

Unidade Curricular Semestre ECTS Horas
Ensino Outdoor – Contexto Histórico 1.º 7 25
Pedagogia do Espaço Natural 1.º  7 25
Neurobiologia e Bem-Estar 1.º 7 25
Educação Socioemocional 1.º 5 25
Expressão Artística com e na Natureza 2.º 7 50
Aprender Ciências em Contexto Outdoor 2.º 50 
Jogos, Histórias e outras Atividades em Contexto Outdoor 2.º  50 
Projeto Final 2.º  10  50 
 TOTAL DE ECTS    57  300