Curso creditado pelo CCPFC com o registo nº CCPFC/CFE-3529/21 e constitui habilitação profissional para o grupo de recrutamento da Educação Especial 910

(Apesar da Pós-Graduação estar aberta a todos os interessados, aqueles que pretendam a habilitação profissional para o grupo de recrutamento da Educação Especial 910, têm de ter 5 anos de serviço, reconhecido pelo Ministério da Educação, como Educador(a) de Infância, Professor(a) do Ensino Básico ou do Ensino do Secundário, de qualquer grupo de recrutamento, à data de início desta Pós-Graduação)


COORDENAÇÃO DE CURSO

 
Doutora Patrícia Pacheco
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  • Nota Biográfica +

    Patricia Pacheco tem uma formação inicial em Psicologia da Educação, tendo posteriormente obtido um mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e um doutoramento em Ciências da Educação. É Docente em Formação Inicial de Professores e nos Mestrados de Qualificação para a docência do MEPE e MEPE/1CEB (desde 1999) nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento; Desenvolvimento; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, Psicologia da Aprendizagem e Motivação; Envolvimento Parental na escola, em diferentes Instituições do Ensino Superior. Tem colaborado também com o ISPA como docente na Licenciatura e no Mestrado Integrado em Psicologia, bem como na área da Educação. Atualmente é Professora Adjunta no ISEC Lisboa, coordena o Curso de Pós-Graduação em Educação Especial - Cognitivo-Motor e é membro do CEIA – centro de Estudos e Investigação Aplicada do ISEC Lisboa. É também Investigadora Coordenadora (Equipa Portuguesa) do Projecto Teaching To be (Erasmus KA3), financiado pela UE.


Horário de Atendimento:
Quarta-feira: 14h30 às 16h30;
Sexta-feira: 11h00 às 13h00.
Doutora Sandrina Esteves
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  • Nota Biográfica +

    Sandrina Esteves é doutorada em Educação Especial e professora adjunta no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.

    Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica e da Pós-graduação em Educação Especial, no domínio cognitivo e motor, leciona no ensino superior desde 2005.

    Desenvolve investigação na área da aquisição e desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da leitura e escrita, no âmbito da formação de educadores e professores, tendo vindo a coordenar diversos projetos na área.

    Autora da obra Fluência na Leitura: da Avaliação à Intervenção – Guia Pedagógico (Psicosoma, 2013), Semana a Rimar (Fábula Educação), Semana a Silabar (Fábula Educação),  Desafia-te – Caderno de Escrita Criativa (Fábula Editora), é também da sua autoria a Agenda do Educador de Infância 2022-2023 (Fábula Educação).


Horário de Atendimento:
Segunda-feira: 10h00 às 11h00 e das 16h00 às 17h00;
Terça-feira: 11h00 às 13h00.

Pré-Inscrições e Candidaturas

Candidaturas ano letivo 2022_23*
*Nota Prévia:  O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e as Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. estão abertos ao longo de todo o ano letivo.

Pré-inscrições      Candidatura Online


CANDIDATURAS ABERTAS:

Lisboa | 5.ª edição | Início em abril de 2023 (turma F)
Entroncamento | 5.ª edição | Início em 7 de janeiro de 2023
Abertura condicionada ao número mínimo de inscritos estipulados pelo ISEC Lisboa

PROPINAS

  • Pronto pagamento: 1100€ ou em 10 mensalidades de 110€
  • Inscrição: 50€

HORÁRIO

  • Quinta-feira das 18h30 às 21h30 e sábados das 9h às 13h (Lisboa)
  • Sábados das 9h30-13h00 e das 14h00-16h30 (Entroncamento)

OBJETIVOS DO CURSO

A organização da estrutura curricular deste Curso de Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, que se propõe, teve subjacente a aquisição e o desenvolvimento de competências que devem caracterizar o futuro profissional nesta área de especialidade ou relacionados com a Educação Especial.

O objetivo geral do Curso de Especialização é a aquisição de conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos nesta área, de forma a qualificar os profissionais para o exercício das funções de apoio, de acompanhamento e de intervenção em indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Como objetivos específicos, pretende-se desenvolver competências de análise crítica, de intervenção, de formação, de supervisão, de avaliação e de consultoria na área da Educação Especial.

De uma forma sucinta os objetivos desta formação passam por:

  • Distinguir o desenvolvimento “normal” e “atípico” do ser humano;
  • Conhecer e desenvolver conteúdos programáticos que fundamentem o ato educativo;
  • Identificar as necessidades educativas específicas e desenvolvimento de experiências de aprendizagem adequadas;
  • Desenvolver competências específicas de ensino e aprendizagem; conhecimento e utilização de instrumentos de avaliação e de intervenção que promovam a diferenciação pedagógica;
  • Utilizar novas tecnologias de informação e aplicar sistemas aumentativos e alternativos de comunicação com vista ao sucesso académico e de inclusão das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais;

 

PLANO DE ESTUDOS

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

ECTS

Sistema Educativo e Escola Inclusiva/Educação para a Diversidade

25H 5
Motivação, Aprendizagem e Promoção do Sucesso Educativo 25H 5

Perturbações do Desenvolvimento I

25H 6

Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo e motor

25H 7
Perturbações do Desenvolvimento II 25H 6
Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo e motor 25H 7

Tecnologias e Necessidades Educativas Especiais

25H  6

Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação

25H  6

Metodologias de Investigação em Educação 

Trabalho de Projeto em Educação Inclusiva

25H 

25H 

6

6

TOTAL

250H 60

 

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS