COORDENAÇÃO DO CURSO
Doutor Luís Mestre
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Pré-Inscrições e Candidaturas
>> Candidaturas ano letivo 2024_25
Pré-inscrições Candidatura Online
INÍCIO: OUTUBRO 2024
Este curso de Pós-graduação visa o desenvolvimento de conhecimentos e competências na área da Supervisão Pedagógica, qualificando os destinatários para o exercício de funções de supervisão, orientação e avaliação de docentes e outros profissionais, tendo em vista o desenvolvimento profissional, a inovação educativa e a melhoria da prática docente. Além disso, vem dar resposta à necessidade de formação de profissionais capacitados, para intervir na formação de educadores e professores. Identificada a carência de profissionais com esta qualificação, necessários ao processo formativo de professores, sobretudo num momento em que o país carece de educadores e professores, esta formação pós-graduada vem responder cabalmente a esta necessidade. A parte curricular do curso de Pós-graduação em Supervisão Pedagógica pretende contribuir para o desenvolvimento de competências de análise crítica e reflexiva, de intervenção, de formação, de supervisão, de avaliação e consultoria presentes nos perfis de formação na formação especializada de professores (despacho conjunto nº 198/99, de 15 de fevereiro, e a portaria nº680/2000, de 29 de agosto) na área de formação especializada de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Em conformidade, o curso visa desenvolver competências associadas ao exercício de funções supervisivas.
OBJETIVOS
O Curso tem como finalidades o desenvolvimento de competências de análise crítica, investigação, intervenção, formação, organização e avaliação relacionados com Supervisão Pedagógica. Neste quadro, visa desenvolver competências associadas ao exercício de funções supervisivas, de acordo com os seguintes objetivos:
- Proporcionar aos formandos conhecimentos atualizados sobre o estado da arte em supervisão e orientação pedagógica, em termos da investigação produzida e das consequentes implicações para a prática da supervisão;
- Contribuir para a autoformação de formadores enquanto supervisores e orientadores pedagógicos, promotores de desenvolvimento dos recursos humanos e organizacionais das suas instituições;
- Desenvolver competências de supervisão e avaliação da prática educativa, no sentido de uma melhoria da qualidade pedagógica das instituições educativas;
- Promover a investigação e criação de conhecimento, mediante um investimento na supervisão e orientação pedagógica e na inovação curricular.
DESTINATÁRIOS
Educadores e professores de todos os níveis de ensino e formadores nos vários ramos de formação, preferencialmente dispondo de licenciatura ou graduações superiores e com experiência profissional relevante, bem como, outros interessados nas temáticas do curso.
REGIME
B-learning - Pós-laboral e/ou sábados
DURAÇÃO
10 meses – 250 horas – 2 semestres
PREÇÁRIO
Inscrição: 50€
Propina: 1750€ (175€ x 10 meses)
PLANO DE ESTUDOS
UNIDADE CURRICULAR |
ÁREA |
HORAS |
HORAS |
Horas de contacto presenciais (P) |
ECTS |
Supervisão Pedagógica I | FE | 185,5 | 40 | 14 P e 26 D (14 síncronas e 12 assíncronas) | 7 |
Supervisão Pedagógica II | FE | 185,5 | 40 | 14 P e 26 D (14 síncronas e 12 assíncronas) | 7 |
Políticas Educativas | FG | 159 | 25 | 9 P e 16 D (9 síncronas e 7 assíncronas) | 6 |
Supervisão e Avaliação do Desempenho Docente | FE | 185,5 | 35 | 13 P e 22 D (13 síncronas e 9 assíncronas) | 7 |
Tecnologias Digitais na Supervisão Pedagógica | FE | 185,5 | 35 | 13 P e 22 D (13 síncronas e 9 assíncronas) | 7 |
Formação e Desenvolvimento Profissional | FG | 159 | 25 | 9 P e 16 D (9 síncronas e 7 assíncronas) | 6 |
Metodologias de Investigação | FOP | 159 | 25 | 9 P e 16 D (16 síncronas) | 6 |
Trabalho de Projeto | FOP | 371 | 25 | 9 P e 16 D (16 síncronas) | 14 |
TOTAL 1378 | 250 | 90 P e 160 D (104 síncronas e 56 assíncronas) | 60 |