Despacho nº 9329, de 17 de Agosto de 2015
Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

 

COORDENAÇÃO

 

Doutor Ricardo Machado
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Candidatura Online Pedido de Informação

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar: desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante; promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico procura atingir os seguintes objetivos: conhecer os processos de ensino e de aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos; aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças e alunos no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e a manipulação de diversos materiais, de acordo com os interesses das crianças e alunos, respeitando a integração do currículo; desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características, interesses e necessidades das crianças e alunos; planificar e intervir intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Educação Básica

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

+ Docentes na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico

ENTIDADES PARCEIRAS

Instituições de ensino público e privado que ministram a educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo do ensino básico e que colaboram no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, durante a prática de ensino supervisionada.

TÍTULO CONFERIDO

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico 

HORÁRIO

Diurno e noturno

PLANO DE ESTUDOS

  • 1º ANO

    1º ANO

    SEMESTRE

    ECTS

    Integração Curricular e Avaliação / 
    Curricular Integration and Evaluation 

    1º Semestre

    2

    Práticas Expressivas na Infância / 
    Expressive Practices in Childhood

    1º Semestre

    8

    Métodos e Técnicas de Investigação em Educação I / 
    Methods and Techniques for Research in Education I

    1º Semestre

    2

    Metodologia do Ensino das Ciências da Terra e da Vida / 
    Methodology for Teaching Earth and Life Sciences

    1º Semestre

    8

    Ética e Deontologia Profissional / 
    Professional Ethics and Deontology

    1º Semestre

    2

    Prática de Ensino Supervisionada I / 
    Supervised Teaching Practice I

    1º Semestre

    8

    Métodos e Técnicas de Investigação em Educação II / 
    Methods and Techniques for Research in Education II

    2º Semestre

    2

    Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa / 
    Methodology for Teaching Portuguese Language

    2º Semestre

    8

    Introdução aos Jogos Matemáticos / 
    Introduction to Mathematical Games

    2º Semestre

    4

    Expressão Corporal e Dramática / 
    Body and Dramatic Expression

    2º Semestre

    4

    Prática de Ensino Supervisionada I / 
    Supervised Teaching Practice I

    2º Semestre

    12

  • 2º ANO

    2º ANO

    SEMESTRE

    ECTS

    Metodologia do Ensino da História e da Geografia / 
    Methodology for Teaching History and Geography

    1º Semestre

    8

    Metodologia do Ensino da Matemática / 
    Methodology for Teaching Mathematics

    1º Semestre 

    8

    OPÇÃO

    Valores e Cidadania na Prática Educativa / 
    Values and Citizenship in Educational Practice

    1º Semestre

    2

    Organização e Gestão Escolar / 
    School Organization and Management

    1º Semestre

    2

    Intervenção no Desenvolvimento Infantil e no Apoio à Família / 
    Intervention in Child Development and Family Support

    1º Semestre

    2

    Multiculturalidade e Educação Intercultural / 
    Multiculturalism and Intercultural Education

    1º Semestre

    2

    Tecnologias Digitais em Educação / 
    Digital Technologies in Education

    1º Semestre

    2

    Iniciação à Língua Inglesa na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo / 
    Initiation to English Language in Preschool and Primary Education

    1º Semestre

    2

     

     

    Necessidades Educativas Especiais / 
    Special Educational Needs

    1º Semestre

    2

    Seminário de Apoio ao Relatório Final I / 
    Final Report Support Seminar I

    1º Semestre

    2

    Prática de Ensino Supervisionada II / 
    Supervised Teaching Practice II

    1º Semestre

    8

    Ensino do Português como Segunda Língua / 
    Teaching Portuguese as a Second Language

    2º Semestre

    5

    Ensino Experimental das Ciências / 
    Experimental Teaching of Sciences

    2º Semestre

    5

    Relatório Final / 
    Final Report

    2º Semestre

    8

    Prática de Ensino Supervisionada II / 
    Supervised Teaching Practice II

    2º Semestre

    12

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

 2 anos (4 Semestres num total de 120 ECTS) 

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Edital do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

PRÉ-REQUISITOS

+ Ser detentor de uma Licenciatura em Educação Básica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
+ Obter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa, nos termos do Artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

 Sala de estudo, sala de expressão plástica (equipada com sistema multimédia e outro equipamento adequado), sala de música (equipada com sistema multimédia e instrumentos musicais, incluindo 1 piano e quadro de parede com pauta)

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Despacho n.º 9329/2015, de 17 de agosto)
+ Despacho nº 9329/2015 em Diário da República – nº159 – 17 de agosto de 2015


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS