Despacho nº 9329, de 17 de Agosto de 2015
Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

 

COORDENAÇÃO

 

Doutor Ricardo Machado
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Candidatura Online Pedido de Informação

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar: desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante; promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico procura atingir os seguintes objetivos: conhecer os processos de ensino e de aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos; aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças e alunos no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e a manipulação de diversos materiais, de acordo com os interesses das crianças e alunos, respeitando a integração do currículo; desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características, interesses e necessidades das crianças e alunos; planificar e intervir intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Educação Básica

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

+ Docentes na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico

ENTIDADES PARCEIRAS

Instituições de ensino público e privado que ministram a educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo do ensino básico e que colaboram no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, durante a prática de ensino supervisionada.

TÍTULO CONFERIDO

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico 

HORÁRIO

Diurno e noturno

PLANO DE ESTUDOS

1º ANO

SEMESTRE

ECTS

Integração Curricular e Avaliação / Curricular Integration and Evaluation 

1º Semestre

2

Práticas Expressivas na Infância / Expressive Practices in Childhood

1º Semestre

8

Métodos e Técnicas de Investigação em Educação I / Methods and Techniques for Research in Education I

1º Semestre

2

Metodologia do Ensino das Ciências da Terra e da Vida / Methodology for Teaching Earth and Life Sciences

1º Semestre

8

Ética e Deontologia Profissional / Professional Ethics and Deontology

1º Semestre

2

Prática de Ensino Supervisionada I / Supervised Teaching Practice I

1º Semestre

8

Métodos e Técnicas de Investigação em Educação II / Methods and Techniques for Research in Education II

2º Semestre

2

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa / Methodology for Teaching Portuguese Language

2º Semestre

8

Introdução aos Jogos Matemáticos / Introduction to Mathematical Games

2º Semestre

4

Expressão Corporal e Dramática / Body and Dramatic Expression

2º Semestre

4

Prática de Ensino Supervisionada I / Supervised Teaching Practice I

2º Semestre

12

2º ANO

SEMESTRE

ECTS

Metodologia do Ensino da História e da Geografia / Methodology for Teaching History and Geography

1º Semestre

8

Metodologia do Ensino da Matemática / Methodology for Teaching Mathematics

1º Semestre 

8

OPÇÃO

 

Valores e Cidadania na Prática Educativa / Values and Citizenship in Educational Practice

1º Semestre

2

Organização e Gestão Escolar / School Organization and Management

1º Semestre

2

Intervenção no Desenvolvimento Infantil e no Apoio à Família / Intervention in Child Development and Family Support

1º Semestre

2

Multiculturalidade e Educação Intercultural / Multiculturalism and Intercultural Education

1º Semestre

2

Tecnologias Digitais em Educação / Digital Technologies in Education

1º Semestre

2

Iniciação à Língua Inglesa na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo / Initiation to English Language in Preschool and Primary Education

1º Semestre

2

 

 

Necessidades Educativas Especiais / Special Educational Needs

1º Semestre

2

Seminário de Apoio ao Relatório Final I / Final Report Support Seminar I

1º Semestre

2

Prática de Ensino Supervisionada II / Supervised Teaching Practice II

1º Semestre

8

2º ANO

SEMESTRE

ECTS

Ensino do Português como Segunda Língua / Teaching Portuguese as a Second Language

2º Semestre

5

Ensino Experimental das Ciências / Experimental Teaching of Sciences

2º Semestre

5

Relatório Final / Final Report

2º Semestre

8

Prática de Ensino Supervisionada II / Supervised Teaching Practice II

2º Semestre

12

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

 2 anos (4 Semestres num total de 120 ECTS) 

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Edital do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

PRÉ-REQUISITOS

+ Ser detentor de uma Licenciatura em Educação Básica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
+ Obter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa, nos termos do Artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

 Sala de estudo, sala de expressão plástica (equipada com sistema multimédia e outro equipamento adequado), sala de música (equipada com sistema multimédia e instrumentos musicais, incluindo 1 piano e quadro de parede com pauta)

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Despacho n.º 9329/2015, de 17 de agosto)
+ Despacho nº 9329/2015 em Diário da República – nº159 – 17 de agosto de 2015


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS