MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO
Despacho nº 9329, de 17 de Agosto de 2015
Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
COORDENAÇÃO
Doutor Ricardo Machado
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Horário de Atendimento:
Segunda e quarta-feira das 14h30m às 15h30m
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar: desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante; promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico procura atingir os seguintes objetivos: conhecer os processos de ensino e de aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos; aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças e alunos no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e a manipulação de diversos materiais, de acordo com os interesses das crianças e alunos, respeitando a integração do currículo; desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características, interesses e necessidades das crianças e alunos; planificar e intervir intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.
DESTINATÁRIOS
Licenciados em Educação Básica
PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS
+ Docentes na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
ENTIDADES PARCEIRAS
Instituições de ensino público e privado que ministram a educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo do ensino básico e que colaboram no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, durante a prática de ensino supervisionada.
TÍTULO CONFERIDO
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
HORÁRIO
Diurno e noturno
PLANO DE ESTUDOS
- 1º ANO
1º ANO
SEMESTRE
ECTS
Integração Curricular e Avaliação /
Curricular Integration and Evaluation1º Semestre
2
Práticas Expressivas na Infância /
Expressive Practices in Childhood1º Semestre
8
Métodos e Técnicas de Investigação em Educação I /
Methods and Techniques for Research in Education I1º Semestre
2
Metodologia do Ensino das Ciências da Terra e da Vida /
Methodology for Teaching Earth and Life Sciences1º Semestre
8
Ética e Deontologia Profissional /
Professional Ethics and Deontology1º Semestre
2
Prática de Ensino Supervisionada I /
Supervised Teaching Practice I1º Semestre
8
Métodos e Técnicas de Investigação em Educação II /
Methods and Techniques for Research in Education II2º Semestre
2
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa /
Methodology for Teaching Portuguese Language2º Semestre
8
Introdução aos Jogos Matemáticos /
Introduction to Mathematical Games2º Semestre
4
Expressão Corporal e Dramática /
Body and Dramatic Expression2º Semestre
4
Prática de Ensino Supervisionada I /
Supervised Teaching Practice I2º Semestre
12
- 2º ANO
2º ANO
SEMESTRE
ECTS
Metodologia do Ensino da História e da Geografia /
Methodology for Teaching History and Geography1º Semestre
8
Metodologia do Ensino da Matemática /
Methodology for Teaching Mathematics1º Semestre
8
OPÇÃO
Valores e Cidadania na Prática Educativa /
Values and Citizenship in Educational Practice1º Semestre
2
Organização e Gestão Escolar /
School Organization and Management1º Semestre
2
Intervenção no Desenvolvimento Infantil e no Apoio à Família /
Intervention in Child Development and Family Support1º Semestre
2
Multiculturalidade e Educação Intercultural /
Multiculturalism and Intercultural Education1º Semestre
2
Tecnologias Digitais em Educação /
Digital Technologies in Education1º Semestre
2
Iniciação à Língua Inglesa na Educação Pré-escolar e 1º Ciclo /
Initiation to English Language in Preschool and Primary Education1º Semestre
2
Necessidades Educativas Especiais /
Special Educational Needs1º Semestre
2
Seminário de Apoio ao Relatório Final I /
Final Report Support Seminar I1º Semestre
2
Prática de Ensino Supervisionada II /
Supervised Teaching Practice II1º Semestre
8
Ensino do Português como Segunda Língua /
Teaching Portuguese as a Second Language2º Semestre
5
Ensino Experimental das Ciências /
Experimental Teaching of Sciences2º Semestre
5
Relatório Final /
Final Report2º Semestre
8
Prática de Ensino Supervisionada II /
Supervised Teaching Practice II2º Semestre
12
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
2 anos (4 Semestres num total de 120 ECTS)
CONDIÇÕES DE ACESSO
+ Edital do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
PRÉ-REQUISITOS
+ Ser detentor de uma Licenciatura em Educação Básica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
+ Obter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa, nos termos do Artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio
EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO
Sala de estudo, sala de expressão plástica (equipada com sistema multimédia e outro equipamento adequado), sala de música (equipada com sistema multimédia e instrumentos musicais, incluindo 1 piano e quadro de parede com pauta)
ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO
+ Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (Despacho n.º 9329/2015, de 17 de agosto)
+ Despacho nº 9329/2015 em Diário da República – nº159 – 17 de agosto de 2015