Competências a Desenvolver
De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar:
- Desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico;
- Desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação;
- Promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante;
- Promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente;
- Desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar.
Horário
Diurno e Pós-laboral
Objetivos Específicos
O curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico procura atingir os seguintes objetivos:
- Conhecer os processos de ensino e de aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem;
- Aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos;
- Aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica;
- Mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática;
- Mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças e alunos no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática;
- Criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e a manipulação de diversos materiais, de acordo com os interesses das crianças e alunos, respeitando a integração do currículo;
- Desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características, interesses e necessidades das crianças e alunos;
- Planificar e intervir intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.
Destinatários
Licenciados em Educação Básica.
Principais Saídas Profissionais
Docentes na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico.
Entidades Parceiras
Instituições de ensino público e privado que ministram a educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo do ensino básico e que colaboram no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, durante a prática de ensino supervisionada.
Plano de Estudos
Ética e Deontologia Profissional
1.º Semestre
2
Integração Curricular e Avaliação
1.º Semestre
2
Descoberta da Matemática na Educação Pré-Escolar
1.º Semestre
6
Desenvolvimento da Língua Materna na Infância
1.º Semestre
6
Metodologia das Ciências Experimentais
1.º Semestre
6
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Anual
8
Educação Especial
2.º Semestre
2
Métodos e Técnicas de Investigação em Educação
2.º Semestre
3
Opcional I*
2.º Semestre
2
Jogos Matemáticos
2.º Semestre
4
Práticas Expressivas na Infância
2.º Semestre
6
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Anual
13
*Opções: Organização e Gestão Escolar; Envolvimento Parental na Escola; Tecnologias Digitais em Educação; Educação para a Cidadania; Multiculturalidade e Educação Intercultural.
Práticas em Ciências Experimentais
1.º Semestre
5
Metodologia do Ensino da História e Geografia
1.º Semestre
6
Metodologia do Ensino da Matemática
1.º Semestre
5
Metodologia do Ensino do Português
1.º Semestre
5
Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Anual
9
Ensino em Diferentes Contextos Educativos
2.º Semestre
5
Ensino do Português Língua Não Materna
2.º Semestre
4
Relatório Final
2.º Semestre
9
Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
1.º Semestre
12
Pré-Requisitos
- Ser detentor de uma Licenciatura em Educação Básica, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
- Obter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa, nos termos do Artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.