Coordenação do Curso


Competências a Desenvolver

De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar:

  • Desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico;
  • Desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação;
  • Promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante;
  • Promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente;
  • Desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar.
Regime

Presencial

Horário

Diurno e Pós-laboral

Duração

2 anos


Objetivos Específicos

O curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico procura atingir os seguintes objetivos:

  • Conhecer os processos de ensino e de aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem;
  • Aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos;
  • Aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica;
  • Mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática;
  • Mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças e alunos no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática;
  • Criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e a manipulação de diversos materiais, de acordo com os interesses das crianças e alunos, respeitando a integração do currículo;
  • Desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características, interesses e necessidades das crianças e alunos;
  • Planificar e intervir intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos.

Destinatários

Detentores de Licenciatura em Educação Básica ou outra que atribua créditos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:

  • Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos;
  • Área educacional geral: 10 a 20 créditos.

Principais Saídas Profissionais

Docentes na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico.


Entidades Parceiras

Instituições de ensino público e privado que ministram a educação pré-escolar e o ensino do 1.º ciclo do ensino básico e que colaboram no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, durante a prática de ensino supervisionada.


Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR
SEMESTRE
ECTS
Ética e Deontologia Profissional
1.º Semestre
2
Integração Curricular e Avaliação
1.º Semestre
2
Descoberta da Matemática na Educação Pré-Escolar
1.º Semestre
6
Desenvolvimento da Língua Materna na Infância
1.º Semestre
6
Metodologia das Ciências Experimentais
1.º Semestre
6
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Anual
8
Educação Especial
2.º Semestre
2
Métodos e Técnicas de Investigação em Educação
2.º Semestre
3
Opcional I*
2.º Semestre
2
Jogos Matemáticos
2.º Semestre
4
Práticas Expressivas na Infância
2.º Semestre
6
Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
Anual
13
*Opções: Organização e Gestão Escolar; Envolvimento Parental na Escola; Tecnologias Digitais em Educação; Educação para a Cidadania; Multiculturalidade e Educação Intercultural.
UNIDADE CURRICULAR
SEMESTRE
ECTS
Práticas em Ciências Experimentais
1.º Semestre
5
Metodologia do Ensino da História e Geografia
1.º Semestre
6
Metodologia do Ensino da Matemática
1.º Semestre
5
Metodologia do Ensino do Português
1.º Semestre
5
Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Anual
9
Ensino em Diferentes Contextos Educativos
2.º Semestre
5
Ensino do Português Língua Não Materna
2.º Semestre
4
Relatório Final
2.º Semestre
9
Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico
1.º Semestre
12

Pré-Requisitos

Detentores de Licenciatura em Educação Básica ou outra que atribua créditos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:

  • Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos;
  • Área educacional geral: 10 a 20 créditos.

Os créditos relativos às componentes de formação na área de docência distribuem-se nos seguintes termos:

  • 20 a 30 créditos em Português;
  • 20 a 30 créditos em Matemática;
  • 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal;
  • 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física.

Indivíduos que tenham obtido 75 % dos créditos dos requisitos mínimos de formação fixados para a respetiva especialidade. Nesta situação, a inscrição nas unidades curriculares das componentes de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada, pode ocorrer, sempre que possível, em simultâneo com a obtenção dos créditos em falta, cabendo ao órgão legal e estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior decidir sobre quais as unidades curriculares das componentes de formação previstas nas alíneas a), b) e c) do n.º 1 do artigo 15.º a frequentar pelos candidatos, para a obtenção dos créditos necessários à atribuição do grau de mestre na especialidade considerada.

Nos termos do art. 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, os candidatos devem ter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa.