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EDITORIAL

30 ABRIL 2020

A pandemia COVID-19 obrigou-nos a reajustar o quotidiano, privando-nos das rotinas que conhecíamos. Apesar de nos encontrarmos a trabalhar de forma remota, continuamos juntos e focados, a trabalhar para a Qualidade dos serviços que prestamos a todas as partes interessadas do ISEC Lisboa e na melhoria contínua das nossas atividades. É importante não ceder aos receios e incertezas que se anunciam nos tempos vindouros e recorrer à empatia, solidariedade e humanidade que nos une a todos, no crescimento, esperança e crença da nova realidade com que teremos de viver.

 

É tempo de parar e refletir, unir esforços para podermos seguir em frente, mais fortes e convictos na superação dos futuros desafios. Não se esqueça, mantenha-se em segurança, pois cada um de nós faz parte da solução.


A EQUIPA DO GAGQ

 


Macroprocesso Nuclear: Ensino-Aprendizagem

Como referimos na 3.ª Edição do Report da Qualidade, a cada nova edição daremos a conhecer um macro-processo do SIGQ-ISEC Lisboa. Apresentamos nesta edição, aquele que é o primeiro dos quatro macro-processos nucleares, o Ensino-Aprendizagem. À semelhança dos restantes macroprocessos, e do próprio modo de funcionamento do SIGQ-ISEC Lisboa, este encontra-se desdobrado em diversos processos secundários que se constituem como grandes áreas de atuação e processos terciários (ações, operacionalizadas através de regulamentos e procedimentos no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa).




À lupa
Os subprocessos do macroprocesso nuclear: Ensino-Aprendizagem

Segundo a abordagem processual adotada no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa, olhamos à lupa para dois destes subprocessos: Conceção e Aprovação da Oferta Formativa e Admissão de Estudantes, Progressão, Reconhecimento e Certificação. Intimamente ligados, estes subprocessos são pensados de forma estruturada para proporcionar a melhor experiência aos nossos alunos durante o seu percurso académico e profissional. É constante a preocupação do ISEC Lisboa em analisar de forma contínua as necessidades do mercado de trabalho, em estreita articulação com as empresas e indústria, apostando em áreas inovadoras e cujas necessidades de mão de obra atualizada são uma constante, atualizando e ajustando a sua oferta formativa através da revisão periódica de cursos, com foco na satisfação das necessidades e expectativas das partes interessadas (Figura 1).

 

Figura 1. Melhoria contínua do processo de conceção de aprovação e oferta formativa




A par, o percurso do aluno no ISEC Lisboa é pautado por diversos momentos de acompanhamento, avaliação e monitorização, essenciais para o culminar de um ciclo de estudos de sucesso (Figura 2).


Figura 2. Fluxo implementado de monitorização contínua e revisão periódica de cursos





Sabia que...
SABIA QUE?

Um dos momentos de monitorização, no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa é a avaliação dos Trabalhos Finais de Mestrado? Já se encontra disponível para consulta, o Relatório relativo aos resultados do inquérito à satisfação dos ex‐alunos do ISEC Lisboa sobre o processo de orientação dos seus trabalhos finais de mestrado (TFM), pretendendo contribuir para identificar de que forma decorreu a orientação dos TFM dos alunos do ISEC Lisboa, por forma a permitir aferir as melhorias a introduzir neste processo1.


 

Já se encontra disponível o relatório resumo relativo à Monitorização Pedagógica do 1.º semestre de 2019/2020? No âmbito do Sistema Interno de Garantia da Qualidade do ISEC Lisboa são avaliados e ajustados regularmente os métodos de ensino e aprendizagem1.


 

1Referencial 3 - Ensino, Aprendizagem e Avaliação centrados no estudante;
. Referencial 5 - Monitorização contínua e revisão periódica dos cursos.
. AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E GARANTIA DA QUALIDADE Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior, adaptado aos

. ESG 2015.

 


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2020

 



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