Se não visualizar corretamente clique aqui [ + ]
 


A garantia de qualidade é central na atividade institucional do ISEC Lisboa. Como tal, e face à adoção de um modelo de ensino/aprendizagem remoto no 2.º semestre do ano letivo de 2019/2020, devido à pandemia da COVID-19, foi desenvolvido e aplicado o Inquérito de Monitorização Pedagógica Intermédia ao Ensino Remoto de Emergência relativo ao 2.º semestre do ano letivo de 2019/2020. Este evidencia-se como uma ferramenta de rápida resposta à mudança, qualidade no serviço prestado e melhoria contínua no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa e do funcionamento pleno do processo de avaliação e garantia da qualidade (Figura 1). Os resultados globais obtidos, evidenciaram um grau de satisfação francamente positivo com as alternativas adotadas (78% de respostas positivas recebidas nesse sentido).




Nesta edição do Report da Qualidade do ISEC Lisboa, damos a conhecer mais um dos macroprocessos do SIGQ-ISEC Lisboa. Apresentamos nesta edição, aquele que é o segundo dos quatro macroprocessos nucleares, a Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. À semelhança dos restantes macroprocessos, e do próprio modo de funcionamento do SIGQ-ISEC Lisboa, este encontra-se desdobrado em diversos processos secundários que se constituem como grandes áreas de atuação e processos terciários (ações, operacionalizadas através de regulamentos e procedimentos no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa).

 

 



Segundo a abordagem processual adotada no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa, olhamos à lupa para dois destes subprocessos: articulação entre o ensino e a investigação e, a produção científica, tecnológica e artística. Estes encontram-se intimamente interligados face à ligação inequívoca que estabelecem com a dinâmica de ensino aprendizagem promovendo o contacto direto, aos alunos no 1.º ano do ciclo de estudos, com atividades de investigação e inovação e, face à particular importância da transmissão de conhecimentos basilares para a realização de produção científica, tecnológica e artística produzida pelo ISEC Lisboa, ou em coautoria com outros parceiros institucionais
(Figura 2).




Por forma a comprovar os desenvolvimentos relativos à Produção Científica, Técnica e Artística do ISEC Lisboa, a DGID, em estreita articulação com o Grupo Gestor do Macroprocesso de I&DT, assume um papel basilar e de suporte à dinamização das atividades de I&DT, e com o GAGQ, o suporte essencial para a monitorização da qualidade da produção científica, tecnológica e artística do ISEC Lisboa (Figura 3).






Um dos momentos de monitorização, no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa face à pandemia da COVID-19, foi a avaliação da monitorização pedagógica intermédia, face ao ensino remoto de emergência adotado no 2.º semestre do ano letivo de 2019/2020 pelo ISEC Lisboa? Já se encontra disponível o relatório refletindo uma síntese analítica dos resultados obtidos.