Se não visualizar corretamente clique aqui [ + ]
 


Nesta edição do Report da Qualidade do ISEC Lisboa, damos a conhecer mais um dos macroprocessos do SIGQ-ISEC Lisboa. Apresentamos aquele que é o quarto e último macroprocesso nuclear, a Internacionalização, encontrando-se intimamente interligada aos restantes macroprocessos, através de uma articulação flexível e holística.

À semelhança dos restantes macroprocessos, e do próprio modo de funcionamento do SIGQ-ISEC Lisboa, este encontra-se desdobrado em diversos processos secundários que se constituem como grandes áreas de atuação e processos terciários (ações, operacionalizadas através de regulamentos e procedimentos no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa), Figura 1.

 


 



Segundo a abordagem processual adotada no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa, olhamos à lupa para o subprocesso: mobilidade de estudantes, docentes e não-docentes, potenciada através da celebração de protocolos para o efeito. A estrutura que coordena, acompanha e presta apoio operacional às iniciativas de cooperação internacional é o Gabinete de Relações Internacionais (GRI), através do desenvolvimento de estratégias de cooperação com estabelecimentos de ensino superior e empresas, dentro e fora do espaço europeu (Figura 2).






Já se encontram disponíveis os relatórios relativos ao processo de Monitorização Pedagógica do 2.º semestre de 2019/2020? No âmbito do Sistema Interno de Garantia da Qualidade do ISEC Lisboa são avaliados e ajustados regularmente os métodos de ensino e aprendizagem1.

 

O ISEC Lisboa desenvolve atividades de ligação à sociedade, designadamente, no que se refere à difusão, à transferência e à valorização do conhecimento, na esfera de atuação do macroprocesso de Ligação à Comunidade. Já se encontra disponível para consulta o relatório relativo a este macroprocesso2.

 

1 Referencial 3 - Ensino, Aprendizagem e Avaliação centrados no estudante;
Referencial 5 - Monitorização contínua e revisão periódica dos cursos. AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E GARANTIA DA QUALIDADE Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia

da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior, adaptado aos ESG 2015.
2 Referencial 7 - Colaboração interinstitucional e com a comunidade.