SESSÃO DE REFLEXÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO TEACHING TO BE

 

No dia 9 de fevereiro teve lugar na Direção Geral da Administração Escolar (DGAE), entidade parceira do projeto Teaching To be , uma reunião do Conselho Consultivo do projeto, com a presença dos seguintes membros: Drª Maria José Barrela e Dr. Fernando Alexandre, da DGAE; Dr. Filinto Lima,  Diretor da Associação de Escolas de Gaia e Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP); Doutor Rodrigo Queirós e Melo, Presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e docente da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa; Dr. Álvaro Almeida, Ex-Diretor da Associação de Escolas de Gaia e membro da ANDAEP; Doutora Patrícia Pacheco e Doutor José Reis Jorge do ISEC Lisboa.

Esta reunião teve como principal objetivo a apresentação do desenvolvimento do projeto até ao momento presente. Após esta apresentação, feita pela equipa do ISEC Lisboa, iniciou-se um debate sobre as dificuldades, os desafios e a sustentabilidade do projeto. A discussão revelou-se relevante para que, no final do projeto, se possa definir um conjunto de recomendações a apresentar às autoridades educativas portuguesas elativas ao bem-estar profissional docente no sentido da melhoria do desenvolvimento profissional dos professores e da qualidade do ensino-aprendizagem.

TEACHING TO BE: PARTNERS MEETING, BADEN BEI WIEN, JUNHO/2022

A equipa do ISEC Lisboa, representada pelo Prof. Doutor José Reis Jorge, participou na reunião do Grupo de Trabalho sobre Instrumentos e Protocolos de Pesquisa, realizada nos dias 13 e 14 de junho de 2022, na Pedagögische Hochschule Niederösterreich, em Baden bei Wien, Áustria.


No primeiro dia do encontro foram realizadas, por cada equipa participante, as apresentações sobre o processo de recolha de dados qualitativos nos respetivos países. Para além disso, cada equipa procedeu à apresentação dos resultados preliminares da análise qualitativa. Esta partilha permitiu uma reflexão conjunta acerca das lições a retirar das experiências de recolha e análise dos dados.


O segundo dia do encontro foi dedicado à discussão, em pequenos e grande grupo, dos aspetos comuns e divergentes das análises apresentadas no dia anterior, o que proporcionou a seleção de um modelo analítico a ser adotado por todos os parceiros na fase final da análise dos dados qualitativos. Foram também apresentados e postos à discussão os resultados da pilotagem do instrumento de recolha de dados quantitativos bem como as Frequently Asked Questions (FAQs) a incluir no Guia de Implementação do Online Wellbeing Course (Curso Online sobre Bem Estar).


TEACHING TO BE: PARTNERS MEETING

Nos dias 21 e 22 de Abril, a equipa do ISEC responsável pelo desenvolvimento do Projeto Teaching To Be marcou presença na reunião geral com os restantes parceiros europeus, em Sevilha.

O primeiro dia deste Partners Meeting, na Universidade de Loyola, ficou marcado pela apresentação dos principais resultados dos encontros com as escolas desenvolvidos pelas equipas dos diferentes países, seguida de uma reflexão em grupo das questões metodológicas e organizacionais mais prementes, culminando com a apresentação dos primeiros esboços da plataforma online de onde resultará o curso de promoção do bem-estar docente.


No último dia do encontro, por sua vez, criaram-se três diferentes grupos de trabalho com propósitos distintos: O grupo da Policy, constituído por representantes dos Ministérios da Educação de três países, com o Ministério da Educação Português a fazer-se representar pela DGAE (Direção Geral da Administração Escolar); O grupo da Investigação; e O grupo do Desenvolvimento Técnico, com a dinamização de um workshop de iniciação à construção da plataforma online do curso.


O próximo Partners Meeting encontra-se marcado para os dias 12 e 13 de Junho, em Baden, na Áustria, onde, entre outras coisas, se procurará focar a análise qualitativa dos focus group, realizados nas sessões com os professores, bem como a análise quantitativa que irá permitir a avaliação do impacto do curso no bem-estar docente.

 


 ISEC LISBOA PROMOVE ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES

No passado dia 27 de novembro, realizou-se no ISEC Lisboa o Country Dialogue Lab - 1º encontro nacional de professores participantes no projeto internacional Teaching to be.

Foram cerca de 70 os profissionais de diversas escolas do país que se reuniram para debater sobre o "Bem-Estar do Docente". As dinâmicas de grupo e os plenários complementaram o debate principal e permitiram explorar outras vertentes da temática.

Os docentes Ana Patrícia Almeida, Ricardo Machado, José Reis Jorge, Marco Ferreira e Patrícia Pacheco formaram a equipa do projeto. A união e o esforço depositados no evento fizeram dele um verdadeiro sucesso.

 


PARS MEETING - 7TH, 8TH SEPTEMBER

Nos dias 7 e 8 de Setembro, o ISEC Lisboa recebeu vários parceiros europeus para a reunião geral do Projeto Teaching To Be, intitulada Partners’ working group meeting.

Enquadrado no âmbito do Programa Erasmus+, o Teaching To Be reúne várias entidades académicas e governamentais de 7 países, numa conjugação de conhecimentos e experiências com o intuito de promover as competências socioemocionais e o bem-estar docente, procurando, deste modo, potenciar o processo de ensino-aprendizagem nos países envolvidos.

No decorrer do encontro, foi possível a discussão de alguns aspetos técnicos e metodológicos para as próximas fases do projeto, bem como a realização de dinâmicas de grupo com vista ao estreitamento de relações entre os diferentes intervenientes.

Nesta primeira reunião presencial, além da organização e apoio à gestão da reunião, o ISEC Lisboa procurou ainda dar a conhecer um pouco da cultura portuguesa, nomeadamente através da sua riqueza gastronómica e paisagística.

 


KICK-OFF MEETING – 5TH, 8TH 10TH MARCH

Teaching to Be: supporting teachers’ professional growth and well-being in the field of social and emotional learning