Realizou-se, dia 17 de dezembro, na sede da Junta de Freguesia do Lumiar, a celebração de 10 Anos Contra o Desperdício, que coincidiu com o 10.º aniversário do Núcleo Refood do Lumiar, onde foram entregues os Diplomas de Apreciação às Empresas e Institutos parceiros, que durante todo o ano os apoiam com várias ações de voluntariado. Foi com muito orgulho, que o ISEC Lisboa recebeu este reconhecimento, que é também uma grande motivação para a promoção da prática do voluntariado na nossa Instituição, que colabora com a Refood do Lumiar desde 2018. 
A Ignis Tuna, a tuna académica do Lumiar, da qual fazem parte alunos do ISEC Lisboa, atuou na festa dos 10 Anos Contra o Desperdício, levando o espírito académico a esta celebração. 
 
A Refood é uma Organização Não Governamental (ONG) de atuação local criada para reaproveitar excedentes alimentares e realimentar quem mais precisa. No dia 9 de Março de 2011, a Refood foi lançada com 30 restaurantes parceiros e duas paróquias parceiras, numa zona de 7 quarteirões no centro de Lisboa. Dois turnos, de 15 restaurantes cada, produziram 1.000 refeições por mês – o suficiente para assegurar refeições para 50 pessoas, 5 dias por semana. No final de 2019, com 60 centros em atividade, a REFOOD contava com 7.700 voluntários, 7.000 beneficiários, 2.500 parceiros de fontes de alimentos e resgatava 2.500.000 refeições por ano (evitando que 1.125 toneladas de bio resíduos entrassem no ciclo de resíduos). Ao dia de hoje tem equipas em atuação em Espanha (Madrid) e equipas em desenvolvimento em Itália (Milão), EUA (Richmond, Va.) e Brasil (Salvador de Baia), com novas ferramentas prontas para impulsionar o  alcance global e levar os benefícios comprovados do Movimento REFOOD para comunidades em todo o mundo. 
 
GCI | dezembro 2023
 
 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS