Educação Século XXI: Que Inovação Pedagógica para Portugal? foi a conferência organizada pelo ISEC Lisboa e pelo ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo – no dia 16 de abril, no auditório Hélder Pita, no Campus Académico do Lumiar. A conferência centrou-se na inovação através da pedagogia com recurso a diferentes tecnologias como auxílio durante o processo de aprendizagem. A sessão contou com vários experts da área da educação desde docentes a CEOs.

Dividida em 6 momentos diferentes, a mesa de abertura contou com a presença da Presidente do ISEC Lisboa, Doutora Cristina Ventura e da Diretora do Departamento de Educação do ISCE, Doutora Maria dos Anjos Cohen.

O primeiro painel intitulado “Inovação Pedagógica: Um Imperativo para Sucesso” contou com o contributo do António Bob Santos, FCT Board Member e Ana Roque Dantas da Escola 42 Board Member que abordaram a inovação pedagógica como via para um ensino de qualidade, a regulamentação da inovação pedagógica, perante a miríade de possibilidades e os limites de implementação? e a abordagem portuguesa da avaliação da inovação pedagógica e do Professor Rui Fonseca, Diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, como moderador. Já o painel 2, intitulado “Inovação Pedagógica no Ensino Superior”, composto por José Reis Jorge, enquanto moderador, Nuno Ricardo Oliveira, docentes do ISEC Lisboa e Paula Farinho, docente do ISCE trataram o tema da inovação pedagógica no ensino superior, os desafios da Inteligência Artificial aliada à pedagogia e os limites da inovação pedagógica no ensino superior.

Durante a tarde, a inovação pedagógica foi retratada em dois ramos distintos: o educacional e laboral. "Práticas de Inovação Pedagógica nas Escolas", título do terceiro painel, contou com a participação de Miguel de Carvalho, Diretor Pedagógico do Externato São Cristóvão e Nuno Leitão, Diretor Pedagógico da Cooperativa “A Torre” enquanto oradores e do docente do ISEC Lisboa, Marco Ferreira, como moderador. O painel incidiu, essencialmente, na inovação pedagógica na sala de aula e a mesma enquanto ferramenta para melhores aprendizagens. Por sua vez, o painel 4, com o título “Inovação Pedagógica: A Visão das Empresas”, procurou abordar a questão da inovação aplicada aos negócios. Como moderador, esteve presente o Professor Carlos Escalhão, docente do ISCE, Rodrigo Castro, CEO da Educa-te e Teresa Fusil, Diretora da eLearning Media Portugal, como oradores. O quinto e último painel focou-se no tema da inovação na supervisão pedagógica, debruçando-se sob a questão de a formação de supervisores acompanhar a mudança, as mudanças na supervisão com a transição digital e os caminhos da inovação na supervisão pedagógica: a prática quotidiana. O painel contou com a participação enquanto oradores de Luís Mestre, docente da ESE do IP de Setúbal e Celeste Rosa, docente do ISCE e Sónia Valente, docente do ISEC Lisboa, enquanto moderadora.

A sessão de encerramento contou com os Coordenadores dos Mestrados de Qualificação para a Docência do ISEC Lisboa, Luísa Araújo e Ricardo Machado.

O ISEC Lisboa agradece a todos os intervenientes pela transmissão de conhecimento e partilha neste dia.

 

GCI | abril 2024


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