No passado dia 29 de novembro, o Professor Doutor José Jorge Reis integrou o júri de provas públicas de Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Supervisão Pedagógica no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

As provas foram prestadas pela Mestre Ana Maria David com uma tese intitulada "O papel da supervisão na formação inicial de professores de francês - Um estudo numa universidade em Moçambique”.


GCI | DEZEMBRO 2022


No âmbito da unidade curricular de Gestão de Eventos lecionada pelo Professor Carimo Rassal, a turma do 1º ano do CTeSP em Gestão Hoteleira está a organizar uma angariação de alimentos. O principal objetivo desta iniciativa é angariar uma tonelada de alimentos e, para o efeito, foram selecionadas três instituições que receberão estes donativos: a Associação Alimenta, Refood e a Carmoteca.

Serão aceites todo o tipo de alimentos que não precisem de refrigeração, de preferência com longo prazo de validade, tais como enlatados, pacotes de arroz, massa, bolachas, mas também alimentos sem lactose, sem glúten ou livre de algum alergénio.

Até ao dia 14 de dezembro poderá entregar os seus donativos no interior do edifício C do ISEC Lisboa.

GCI | DEZEMBRO 2022

O ISEC Lisboa, como instituição de ensino superior, pretende contribuir para a disseminação dos valores associados à sustentabilidade do Planeta, como uma organização ambientalmente responsável, adaptada aos novos desafios societais.

 

Neste âmbito, e pelo segundo ano consecutivo, o ISEC Lisboa, representado pela docente Ana Maria Paramés, coordenadora do Gabinete de Responsabilidade Social e Ambiental e pela docente Manuela Maia, recebeu o galardão Eco-Escolas pelo trabalho desenvolvido em prol da Sustentabilidade Ambiental, o que expressa o reconhecimento pelo trabalho realizado por todos os membros da comunidade académica (estudantes, docentes e funcionários) envolvidos nas atividades do Programa Eco-Escolas. Este galardão representa não só um reconhecimento, mas, sobretudo, um compromisso para que em conjunto continuemos a promover um comportamento responsável integrando os princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e contribuindo para a concretização das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Fica lançado, desde já, o desafio a todos os que desejem integrar o Conselho Eco-Escolas 2022/2023!

GCI | NOVEMBRO 2022

Decorreu hoje, dia 5 de dezembro, o primeiro dia da Sustainable Week, iniciativa criada pelo ISEC Lisboa no âmbito do projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico "Viva os Objetivos! A Agenda 2030 no ISEC Lisboa" que visou a discussão e reflexão sobre os avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS nas Instituições do Ensino Superior em Portugal.

 

A sessão de abertura ficou a cargo da Presidente do ISEC Lisboa, Professora Doutora Cristina Ventura que abordou, essencialmente, o papel do Ensino Superior como modelo de sustentabilidade. “O Ensino Superior tem um papel crucial na difusão da sustentabilidade e na criação de mentalidades para favorecer as ODS”. A Presidente do ISEC Lisboa afirmou, ainda, que no Ensino Superior apenas existem 53 cursos diretamente ligados com o desenvolvimento sustentável ou com a sustentabilidade – 5 licenciaturas, 38 mestrados e 10 doutoramentos – o que corresponde apenas a 1% da oferta formativa do Ensino Superior.

 

A primeira palestra teve como tema principal “A sustentabilidade no transporte aéreo” e foi conduzida pela Professora Doutora Maria Emília Baltazar, coordenadora do Mestrado em Operações de Transporte Aéreo do ISEC Lisboa. Foram discutidos vários temas ligados diretamente ao impacto da indústria aeronáutica, nomeadamente o impacto dos combustíveis e as respetivas emissões de CO2. Para contrariar esta realidade, a Professora Doutora Maria Emília Baltazar apresentou várias soluções para mitigar esta realidade e para que a aviação seja cada vez mais sustentável.

 

A sessão da manhã ficou encerrada após a presença de Rita Cruz, Responsável no Planeamento Marca e Gestão de Projetos de Sustentabilidade do Grupo Auchan. O tema debatido foi o desperdício alimentar e como o Grupo Auchan o pretende mitigar. Abordou as políticas adotadas pela empresa bem como as opções disponibilizadas pela cadeia de supermercados para combater esta realidade – a presença na aplicação Too Good To Go, a criação das Birdbox’s, entre outras iniciativas.

 

Em simultâneo com as palestras, aconteceu o Workshop “Plant Based Food – No Waste Food” protagonizado pela Sofia Magalhães, autora do Blog da Spice, onde foi abordado o tema do desperdício alimentar e partilhadas dicas para a sua redução. Os participantes puderam “colocar a mão na massa” e experienciar uma nova realidade.

 

A tarde ficou marcada pela presença da Engenheira Alice Ferreira, Departamento de Bioenergia do LNEG, que apresentou o potencial das microalgas e os diversos contextos em que estas atuam – alimentação animal, agricultura, cosmética e saúde, biocombustíveis. De seguida, decorreu a sessão de apresentação do livro “Alimente-se sem Deixar Pegada” pela Professora Doutora Cláudia Cordovil. O livro alia a sustentabilidade à cozinha em que o seu principal propósito é reduzir a pegada de azoto através da confeção de receitas e foi escrito pela Professora Doutora Cláudia Cordovil, pelo chef Diogo Noronha e pela Dra. Helena de Herédia.

 

Para fechar o primeiro dia de atividades da Sustainable Week aconteceu ainda o webinar cujo tema principal foi “Boas práticas de sustentabilidade no ensino superior.”

Este primeiro dia da Sustainable Week ficou marcado pela presença de vários oradores e parceiros em que demonstraram que é possível ser sustentável em diversas áreas.

 

Poderá acompanhar todas as iniciativas propostas para esta semana AQUI.

 Dezembro | GCI


A equipa do ISEC Lisboa responsável pelo Projeto Teaching To Be foi representada pelas professoras Ana Barqueira e Patrícia Pacheco na reunião geral com os restantes parceiros europeus, que decorreu nos dias 7 e 8 de novembro de 2022. Este encontro foi organizado pela equipa italiana da Università degli Studi di Milano-Bicocca e realizado em Milão na Fundação Stelline.

 

A reunião tinha como tema “Review of Ongoing Experimentations in Schools”. No primeiro dia foi feito o ponto de situação do curso online de bem-estar docente que está a ser lançado nos países envolvidos. Foram discutidas as linhas orientadoras, datas e objetivos das próximas etapas do desenvolvimento do curso, bem como a partilha do feedback de alguns professores que já iniciaram o referido curso. Neste dia, foi ainda realizada uma reflexão sobre a metodologia a utilizar para a análise qualitativa dos dados recolhidos no focus group junto de um dos grupos de professores, assim como foi efetuado o balanço dos resultados do questionário do pré-teste. 

 

No segundo dia do encontro a equipa espanhola, responsável pelo desenvolvimento técnico do curso online de bem-estar docente, apresentou a proposta de calendário dos procedimentos para implementar a segunda parte do curso online, bem como o ponto de situação dos materiais que acompanham a formação (livro do professor e vídeos pedagógicos). Por último, foi efetuada a análise e discussão dos possíveis instrumentos que possam garantir e monitorizar a qualidade do projeto, nomeadamente do curso online, perceção e avaliação dos professores envolvidos, materiais de suporte da formação.


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS