No dia 13 de dezembro, decorreu no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor (AEPS), a ação de curta duração “Ponte de Sor: A Cidade que Educa e Transforma: Desafios de Cidadania e Participação Ativa dos Cidadãos”. Esta ação dinamizada, em parceria com o município, o AEPS e o Centro de Formação Prof’Sor, contou com a presença da Doutora Isabel Baltazar, Coordenadora da Cátedra. 

Tendo este sido o primeiro município do país a formalizar esta integração constituiu-se como um momento privilegiado para firmar a importância da inclusão num projeto como a Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma” liderada pelo ISEC Lisboa.

Com esta parceria o Município de Ponte de Sor compromete-se a difundir os objetivos deste projeto, nomeadamente:

  • a promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS;
  • a Investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspetiva da consolidação de democracias;
  • a criação de uma rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea;
  • a  cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.
  • formações de curta duração para professores e de ações de sensibilização nas escolas, bem como nos municípios, para uma cidadania ativa e sustentável.

 

 GCI | janeiro 2024


Numa cerimónia solene, no Palácio Ceia, em Lisboa, no dia 19 de dezembro, oficializou-se a adesão da Universidade Aberta (UAb) à Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma” liderada pelo ISEC Lisboa. A celebração contou com a presença da Presidente do ISEC Lisboa, Cristina Ventura, da Reitora da Universidade Aberta, Carla Padrel de Oliveira, da representante da Cátedra da UAb, Ana Patrícia Almeida, da diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância, Cláudia Neves, e da diretora do Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Luísa Lebres Aires.

A cerimónia contou igualmente com a presença à distância da presidente da Assembleia de Delegados da Cátedra UNESCO, Jaqueline Moll (UFRGS/URI – Brasil) e do membro do Comité Internacional, Márcio Tascheto (UFN – Brasil).

"Para nós assume realmente uma grande importância a integração da Universidade Aberta neste grande projeto dada todas as características que esta instituição tem, a sua vocação, a sua missão de levar o conhecimento, o  ensino para fora dos muros físicos dos campus universitários, levá-lo além fronteiras, e isso está absolutamente alinhado com aquilo que são os princípios da Cátedra." conclui a Presidente do ISEC Lisboa, Cristina Ventura.

Pode rever a cerimónia de adesão AQUI e a entrevista final AQUI. 

Fotografias gentilmente cedidas pela Universidade Aberta
GCI | janeiro 2024

O ISEC Lisboa, através do Gabinete de Responsabilidade Social e Ambiental, procedeu à recolha anual de bens essenciais (alimentos e produtos de higiene) durante o mês de dezembro. No passado dia 29 de dezembro, estes foram entregues à Associação Comunidade Vida e Paz, associação que apoia cerca de 800 pessoas em situação de sem-abrigo, pelas Coordenadoras dos gabinetes de Responsabilidade Social e Ambiental, Professora Doutora Ana Paramés e Comunicação e Imagem, Paula Simões.

O ISEC Lisboa agradece à sua comunidade a colaboração na doação de bens de primeira necessidade conferindo a esta quadra festiva os valores da partilha e solidariedade.

Esta ação contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

- Erradicar a Pobreza;
- Erradicar a Fome;
- Saúde e Qualidade.

 

GCI | Janeiro 2024

No dia 9 de janeiro, pelas 18h00 decorreu, a apresentação dos resultados do projeto “Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação '', dinamizada pelo Professor Doutor João Mattar, docente da Universidade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Este investigador lidera o projeto intitulado “Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação”, cujo objetivo é desenvolver um modelo de formação de docentes em competências digitais, baseado em metodologias ativas, gamificação e aprendizagem colaborativa.

Esta investigação é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e conta com a parceria de várias instituições de ensino superior, como a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e a Universidade Aberta. Como objetivos específicos, este visa identificar as competências digitais dos professores e as suas necessidades formativas, através da conceção e implementação de um programa de formação em competências digitais, usando, para o efeito, estratégias de gamificação e aprendizagem colaborativa. Adicionalmente, João Mattar pretende avaliar o impacto da formação nas competências digitais dos professores e nas suas práticas pedagógicas, originando recursos educativos digitais abertos para apoiar a formação de professores em competências digitais.

 

LIS | janeiro 2024

No âmbito das Unidades Curriculares de Eficiência dos Recursos Naturais (ERN) (alunos do 3.º ano) e Ferramentas de Gestão Ambiental (FGA) (alunos do 2.º ano) do Curso de Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente (LERA), realizou-se, no dia 13 de dezembro, uma visita de estudo ao Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).
A visita de estudo teve como foco, por um lado, os Recursos Energéticos, Energias Renováveis e Eficiência Energética (ERN) e por outro, os Sistemas de Gestão Ambiental (FGA), designadamente na Certificação do Sistema de Gestão Integrado – Qualidade, Investigação, Desenvolvimento e Inovação (SGQI) em conformidade com as Normas NP EN ISO 9001:2015 e NP 4457:2007. 

Foram visitadas as diferentes unidades do Laboratório de Energia do LNEG, nomeadamente:

  • Unidade de Bioenergia e Biorrefinarias

    Laboratório de Biocombustíveis e Biomassa
    BBRI - Biomass and Bioenergy Research Infrastructure

  • Unidade de Energias Renováveis e Eficiência Energética
    Laboratório de Energia Solar
    NIESC - Infraestrutura Nacional de Investigação para Energia Solar de Concentração
    NZEB LAB - Research Infrastructure on Integration of Solar Energy Systems in Buildings

  • Unidade de Materiais para Energia

 

GCI | dezembro 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS