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Nos dias 6 e 7 de maio, o ISEC Lisboa foi palco do CLIP 2025 – Encontros de Indústrias Criativas, um evento promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas (ECAIC), em colaboração com o CECAM – Centro de Excelência e Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media. O evento, orientado pela Diretora da ECAIC, Manuela Maia, reuniu professores e alunos da ECAIC, profissionais e especialistas das áreas de design gráfico, comunicação, multimédia e cinema, com o objetivo de discutir o impacto da criatividade nos sectores económico, social e cultural.
O primeiro dia foi dedicado ao design gráfico e à sua aplicação no contexto empresarial e social. O painel da manhã, intitulado "Design gráfico: a criatividade e o serviço às empresas", contou com a participação de Hunter Halder, fundador do projeto ReFOOD, que desafiou os alunos a pensar no design como uma ferramenta para a mudança social. Também intervieram Fernando Coelho, designer gráfico, e Joaquim Castelo, CEO da ARS Design, que abordaram temas como o design sustentável e a atitude profissional no mercado. O painel foi conduzido por Leonardo Springer, coordenador da Licenciatura em Design e Produção Gráfica.
À tarde, o evento centrou-se nos testemunhos das indústrias criativas. Milton Estrelinha, da Câmara Municipal da Nazaré, falou sobre o papel da comunicação na promoção da Nazaré como uma marca global, enquanto Catarina Ferreira, da Oonify, revelou os bastidores da criação do premiado vídeo "Nazaré – Maior que a Vida". Os designers Rafael Pozo-Puértolas e João Rosa Guerra Prates também partilharam as suas experiências e projetos que cruzam arte, design e indústria. O painel "Testemunhos das indústrias criativas" foi conduzido por Carlos Saramago, coordenador do CTeSP em Produção Gráfica e Digital.
Marcou, ainda, presença a Dataplot - empresa responsável por soluções de impressão digital, que realizou demonstrações ao vivo em diversos materiais em conjunto com os alunos da ECAIC.
No segundo dia, o painel da manhã, dedicado a "Audiovisual: da fotografia ao cinema" e conduzido por Ricardo Loução, docente do ISEC Lisboa, abordou o mundo do audiovisual, com Tony Costa, diretor de fotografia, que mostrou algumas curtas-metragens nas quais realizou a cinematografia, incentivando os alunos a explorar o universo do cinema. Possidónio Cachapa, realizador de cinema, partilhou a sua experiência no processo de criação cinematográfica. João Bettencourt Bacelar, autor da A MAGAZINE, trouxe edições da revista para que o público observasse de perto o design editorial envolvido.
Conduzido por Fernando Miguel Marques, docente do ISEC Lisboa, o evento fechou com o painel "Indústrias criativas e a comunicação" que contou com Paulo Parra, designer, abordando o valor das peças sustentáveis no design, e Mónica Lameiro, designer gráfica, especializada em comunicação cultural, que partilhou o seu percurso profissional, destacando que a perseverança é fundamental para alcançar os objetivos. O CLIP 2025 foi uma oportunidade única para alunos e profissionais do sector se conectarem, trocarem experiências e discutirem as tendências atuais das indústrias criativas.
O ISEC Lisboa e a Escola de Comunicação e Indústrias Criativas agradece a todos os professores, oradores e alunos que marcaram presença nesta edição do CLIP 2025 tornando-o num espaço de partilha e conhecimento. Muito obrigado!
GCI | maio 2025
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No dia 30 de abril, decorreu um webinar sobre saúde mental e bem-estar, promovido no âmbito do projeto “Happy Campus – I feel good here”, dirigido à comunidade académica do ISEC Lisboa e do ISTEC. O evento teve como objetivo apresentar os principais resultados de um inquérito realizado entre junho e setembro de 2024, centrado em três dimensões: burnout, ansiedade situacional e o perfil PERMA (bem-estar e equilíbrio emocional), abrangendo docentes, não docentes e estudantes dos dois institutos.
O webinar contou com a participação dos docentes Marco Ferreira, Patrícia Pacheco e Luís Moreira, que comentaram os dados e destacaram a importância de intervir junto dos estudantes para reduzir o desgaste emocional, os níveis de ansiedade e promover o bem-estar académico. O evento terminou com um momento de diálogo aberto entre os participantes, reforçando o compromisso das instituições em criar um ambiente académico mais equilibrado, saudável e positivo.
GCI | maio 2025
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O ISEC Lisboa recebeu Manuel Tomaz na segunda sessão do ciclo Talks Comunicação Global, dedicada ao tema “A Comunicação na Revolução de Abril”, no dia 24 de abril. A iniciativa, aberta à Comunidade Académica assinalou simbolicamente os 51 anos da Revolução dos Cravos.
Manuel Tomaz, figura marcante da Revolução de Abril, foi quem transmitiu a senha “Grândola Vila Morena” na Rádio Renascença, na madrugada de 1974 — o sinal que desencadeou o movimento militar que pôs fim à ditadura e restaurou a democracia em Portugal.
Durante a conversa, o convidado partilhou a sua experiência na rádio, desde os primeiros passos em Moçambique até ao momento crucial da Revolução. Falou sobre a censura, a repressão à liberdade de expressão e a forma como o movimento foi sendo planeado dentro do exército. Destacou ainda a importância simbólica do lançamento da música censurada à meia-noite do dia 24, ato que marcou o início da libertação e foi seguido pela distribuição de cravos.
A sessão promoveu uma reflexão sobre o papel essencial da comunicação na transformação social e política. Mais do que um meio técnico, a rádio foi uma ferramenta de resistência num tempo em que quase todas as outras vozes estavam silenciadas.
O testemunho de Manuel Tomaz reforçou o valor da liberdade de expressão e alertou para a importância de defendê-la ativamente, sobretudo em contextos de ameaça às liberdades democráticas. A sua intervenção foi um apelo claro à coragem e à responsabilidade na comunicação.
GCI | abril 2025
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No Dia Mundial do Livro, celebrado a 23 de abril, assinalou o arranque oficial do Projeto Escola a Ler, um projeto do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria, em parceria com o ISEC Lisboa. Tendo como objetivo incentivar o hábito da leitura entre os alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, promovendo a literacia e a motivação para uma prática de leitura efetiva, o Projeto Escola a Ler incentiva à leitura de forma lúdica e criativa, envolvendo de forma ativa toda a comunidade escolar. Assente na convicção de que a literacia é um pilar fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.
A primeira grande ação deste projeto foi marcada pela oferta de 1600 livros, um exemplar para cada aluno participante no projeto, como mote para uma leitura que se quer partilhada. Paralelamente, foi lançada uma outra iniciativa que desafia todos os alunos do Agrupamento a uma leitura recreativa diária de 10', promovendo a constância e o prazer de ler. Estiveram presentes a professora Sandrina Esteves, coordenadora da Licenciatura em Educação Básica do ISEC Lisboa e coordenadora científica do Projeto Escola a Ler, o professor Pedro Ferreira, Diretor do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria, e a Professora Leonilda Torres, Adjunta da Direção.
O Projeto Escola a Ler destaca-se por valorizar a importância da leitura desde a infância, em prol de futuros cidadãos leitores. O ISEC Lisboa orgulha-se de contribuir para um projeto desta importância, fomentando o gosto pela leitura nos mais pequenos.
GCI | abril 2025
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Os alunos da Licenciatura em Comunicação Global do ISEC Lisboa realizaram uma visita de estudo à Rádio Televisão Portuguesa (RTP), no âmbito da unidade curricular de Comunicação e Novos Media. Durante a visita, no dia 23 de abril, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu, o Arquivo e o estúdio de informação da RTP.
Ao longo da visita, os estudantes aprenderam sobre a história das telecomunicações em Portugal, o impacto da empresa pública de rádio e televisão no nosso país e a sua evolução ao longo dos anos. No Arquivo da RTP, foi possível compreender os processos de conservação de materiais históricos audiovisuais. Já no estúdio de informação, os alunos conheceram as instalações e os bastidores da produção jornalística.
A visita constituiu uma oportunidade valiosa de contacto direto com a realidade dos media em Portugal, permitindo consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
GCI | abril 2025