Mónica Lameiro, Diretora da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas (ECAIC), participou na última edição da Revista Intergráficas expressando a sua preocupação com a evolução dos meios digitais e o impacto que os mesmos têm na indústria gráfica “A razão é simples – com a massificação das tecnologias digitais e a popularização do online, muitas das competências que eram antes exclusivas do designer gráfico, tornaram-se acessíveis e de uso fácil ‘para todos’, através de softwares específicos.” afirma. Aponta ainda a falta de investimento de Portugal no sector. Em contrapartida, ressalva que a formação na área é uma mais-valia e que “o investimento na formação, seja, por cursos técnicos, superior ou microcredenciais faz hoje mais sentido que nunca.”

 

Enquanto Diretora da ECAIC e Coordenadora do curso de Design e Produção Gráfica no ISEC Lisboa aposta na formação dos seus alunos reforçando que “os estudantes do curso de Design e Produção Gráfica da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa, lidam de muito perto com o contexto real da indústria, num percurso de três anos ao longo dos quais são preparados para um sector tão complexo quanto exigente. Ali aprendem conceitos fundamentais para o desenvolvimento de projetos gráficos, que vão desde a sua concepção à produção industrial, numa sequência natural, intensa e multidisciplinar. A nossa matriz politécnica está em sintonia perfeita com o pulsar do setor gráfico e o sucesso desta indústria só tem a beneficiar desta perspectiva integrada da educação gráfica. (…) E no ISEC Lisboa, iniciámos esse caminho há 4 anos com a criação de um Curso Técnico e Superior Profissional em Produção Gráfica e Digital que nos permitiu estreitar bastante as relações, em grande parte pelos excelentes resultados da componente de Formação em Contexto de Trabalho. Em sala, oficina e laboratório promovemos a máxima aproximação ao contexto real, mas sabemos que o caminho da progressão é a implementação do ensino dual, uma prática comum em alguns países europeus, onde as componentes teóricas são lecionadas na escola e a componente prática nas empresas gráficas. A comunidade académica que lidero está empenhada em deixar o seu cunho neste futuro, e eu estou certa de que estamos quase lá.”

 

GCI | junho 2023

 

 

Realizou-se no passado dia 6 de junho, a 1ª edição do Jump2Job - Empregabilidade e Networking Profissional no Auditório Hélder Pita. A iniciativa, organizada pela Unidade de Redes e de Inserção Profissional (URIP) e pelo Gabinete de Integração Académica e Apoio ao Estudante (GIAAE) do ISEC Lisboa, procurou aproximar os estudantes, recém-diplomados ou jovens formados ao mercado profissional.

Enquanto instituição de Ensino Superior, o ISEC Lisboa procura apoiar os alunos no desafio da empregabilidade e fomentar as relações com empresas parceiras ajudando na transição do ensino superior para o mercado de trabalho. Através da presença de diversas empresas convidadas e, abrangendo setores de atividade como a educação, engenharia, hotelaria e aeronáutica, este dia foi recheado de partilha de informação e estabelecimento de uma rede de contactos entre entidades e alunos.

O ISEC Lisboa endereça o seu agradecimento a todas as entidades presentes que contribuíram para o sucesso desta primeira edição!

Se quiser saber mais informações sobre o evento, clique AQUI.

GCI | junho 2023

O diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica, Paulo Gil Martins, foi convidado a integrar os órgãos sociais da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional para o triénio 2023-2025, depois de terminar o seu Curso no Instituto de Defesa Nacional.

A Associação dos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional tem quase quatro décadas de existência com uma atividade ininterrupta, com o objetivo de participar na definição e difusão dos conceitos doutrinários da área da segurança e defesa projetando os valores culturais que reforçam a identidade nacional, mas também perspetivando uma organização da sociedade, independente do poder político, credível, prestigiada, constituída por cidadãos qualificados dispostos a contribuir para a prossecução dos interesses estratégicos de Portugal, promovendo a divulgação da informação relevante e assumindo o dever cívico de participar na discussão e definição das grandes orientações da estratégia nacional.

O ISEC Lisboa, congratula o professor por este reconhecimento. 

 

GCI | maio 2023

 

 

 

 

Rui Fonseca, diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, escreveu um artigo de opinião que incide nas várias razões pelas quais a valorização dos educadores de infância é fundamental para o nosso futuro educativo e social. 

“(...) o educador de infância assume um papel decisivo na formação pessoal, social e escolar das crianças, considerando que é o seu conhecimento, aliado a uma forte capacidade de adaptar-se, interagindo com as diferentes famílias, que permitirá o desenvolvimento de relações saudáveis, participadas por todos e envolventes, capazes de produzir verdadeiras comunidades educativas que aprendem em conjunto, nesse processo partilhado entre todos. O educador de infância, mais que um dinamizador de aprendizagens de diferentes tipos, é um catalisador de laços sociais, tendo a capacidade de transformar o jardim de infância numa verdadeira comunidade.”, pode ler-se no artigo escrito pelo professor do ISEC Lisboa. 

O artigo completo pode ser lido AQUI.

 

GCI | junho 2023

 

 

 

 

A professora Isabel Baltazar vai “levar” a Cátedra da Unesco,  A Cidade Que Educa e Transforma às Escolas. Com a sabedoria que de para viver na cidade de forma mais sustentável é preciso transformar, a coordenadora da Cátedra da Unesco, liderada pelo ISEC Lisboa, vai estar em Barcelos para uma palestra onde vai discutir e debater temas de cidadania. 

Tema a debater: GT3 – Educação na Cidade

Aborda a educação na cidade desde a perspetiva das instituições, organizações e políticas educativas, na perspetiva de sua articulação intersectorial e transversal. Neste sentido considera a necessária convergência entre os campos da educação, cultura, desporto, saúde, entre outros, na construção de arranjos educativos nos territórios e ao longo da vida. Compreende a escola como direito inalienável e como instituição chave para novos desenhos e percursos formativos. Debruça-se sobre Comunidades e bairros – presença da multiplicidade e diferença na cidade.

As Ações nas Escolas respondem aos Objetivos da Cátedra nº 2 e nº 4: Iniciar ações de sensibilização nas Escolas sobre cidadania ativa e desenvolvimento sustentável - A promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS e a cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS