Directora Escola de Educação do ISEC Lisboa
DIREÇÃO
Doutora Ana Patrícia Almeida
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O ensino na Escola de Educação está voltado para o desenvolvimento do potencial humano, através da adopção de processos de ensino e aprendizagem individualizados, promovendo no estudante níveis de formação de grande qualidade, compatíveis com as exigências do mercado de trabalho, e que lhe confiram capacidade competitiva, interna e externamente, nomeadamente no espaço europeu. Para tal, a Escola de Educação e Desenvolvimento Humano conta com uma equipa docente habilitada e especializada, com uma formação científica sólida e com competência pedagógica de excelência, fundamentada em concepções e metodologias de ensino atuais.

A Escola de Educação tem protocolos com Entidades várias, de forma a potenciar o ensino e a investigação aplicada, desenvolvendo, igualmente, projetos de parceria nacionais e internacionais. Preparamos e inspiramos os nossos estudantes a desenvolverem competências no âmbito da docência e da intervenção na comunidade, para que a sua actividade profissional possa ter um impacto afirmativo na sociedade actual. Somos agentes de mudança e inspiramos as gerações futuras a aprender com o passado e a apropriar-se do futuro.


CTESP EM APOIO À INFÂNCIA

O Curso permitirá conceber, implementar e avaliar projetos, programas e estratégias de intervenção social adequados aos diversos contextos comunitários, nomeadamente, a inclusão social de pessoas com deficiência, a integração comunitária de minorias étnicas e de populações emigrantes, promover um desenvolvimento saudável especialmente na infância, adolescência e terceira idade. Intervir em diversas áreas de trabalho social e contribuir para o desenvolvimento comunitário. Coordenar serviços e recursos sociais e institucionais com estes fins.

CTESP EM ANIMAÇÃO CIENTÍFICA

Este CTeSP pretende formar os alunos para que possam conceber, coordenar e implementar programas vocacionados para a educação e para a divulgação de âmbito científico e sociocultural, adequando-os aos diversos públicos-alvo e respetivas faixas etárias. Supervisionar, animar e implementar atividades e programas de Educação científica em escolas, em centros de ciência ou em museus e parques naturais, culturais e patrimoniais ou outras entidades vocacionadas para a divulgação científica.

CTESP EM INTERVENÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA

O Curso permitirá conceber, implementar e avaliar projetos, programas e estratégias de intervenção social adequados aos diversos contextos comunitários, nomeadamente, a inclusão social de pessoas com deficiência, a integração comunitária de minorias étnicas e de populações emigrantes, promover um desenvolvimento saudável especialmente na infância, adolescência e terceira idade. Intervir em diversas áreas de trabalho social e contribuir para o desenvolvimento comunitário. Coordenar serviços e recursos sociais e institucionais com estes fins.

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA

A Licenciatura em Educação Básica proporciona uma formação abrangente que constitui uma etapa de aprendizagem promotora da aquisição de competências pedagógicas, culturais e científicas para intervir em diversos contextos educativos (ATL, Ludotecas, Museus, Autarquias, Bibliotecas, Serviços de Pediatria, entre outros) e habilitar o licenciado para a candidatura aos 2º ciclos de estudos de qualificação para a docência (Mestrado).

MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar desenvolva, não só um conjunto de competências específicas que lhe permita a intervenção directa com crianças nas funções de planeamento, planificação, concretização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, bem como competências mais alargadas que potenciem uma participação activa na vida institucional, por exemplo, na gestão escolar e na relação com os diversos actores sócio-educativos.

MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1º CICLO

Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico desenvolva, não só um conjunto de competências específicas que lhe permita a intervenção directa com crianças nas funções de planeamento, planificação, concretização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, como também um conjunto de competências mais alargadas que potenciem uma participação activa na vida institucional, por exemplo, na gestão escolar e na relação com os diversos actores sócio-educativos.

MESTRADO  EM ENSINO DO INGLÊS NO 1º CICLO

Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre esteja apto para a docência da Língua Inglesa no 1º ciclo do ensino básico em Escolas que ministrem o ensino básico, públicas ou privadas, ATL’s e outras organizações Educativas.

PÓS-GRADUAÇÃO A ARTE DE CONTAR ESTÓRIAS

O curso oferece a oportunidade ao aprendente de encontrar a sua singularidade neste campo do conhecimento humano. Ao saber teórico junta o saber fazer pela experimentação da arte de narrar, ficando mais próximo das suas emoções, das suas memórias e das suas falas. Neste campo privilegiado de criação com a palavra viva, toma consciência da sua cumplicidade com a narrativa quando a partilha com os diferentes públicos, em diferentes contextos. Deste modo, pela multiplicidade de experiências que o curso possibilita, nomeadamente, as unidades curriculares, os seminários, as oficinas e o conhecimento dos profissionais neste campo, poderão especializar-se na arte da narração oral.

PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR

 

A organização da estrutura curricular deste Curso de Especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, que se propõe, teve subjacente a aquisição e o desenvolvimento de competências que devem caracterizar o futuro profissional nesta área de especialidade ou relacionados com a Educação Especial.

PÓS-GRADUAÇÃO INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS: CÃES

Apesar de largamente difundida em diversos países as Intervenções Assistidas por Animais têm ainda um longo caminho a percorrer em Portugal.
As intervenções devem obedecer a critérios pré-definidos e delinear estratégias para o desenvolvimento de competências interligadas ao bem-estar físico, emocional, comportamental, social e cognitivo.

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS