COORDENAÇÃO DO CURSO

   

Bruno Ferreira

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  • Nota Biográfica +

    Doutor Europeu em Estudos Culturais, professor especialista em provas públicas (DL 206/2009) em Ciências da Educação, domínio de Educação Social. Mestre em Ciências da Saúde, na especialização em intervenção para o envelhecimento ativo. Pós-Graduado em Gerontologia Social, Geriatria Clínica e licenciado em Educação Social. Professor do ensino superior politécnico desde 2008 e universitário desde 2014. Possui uma vasta experiência em projetos de intervenção comunitária em contextos intergeracionais. É ainda, autor de diversos artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, ligados às suas áreas de investigação: educação/pedagogia social, gerontologia educativa, territórios e patrimónios.

 

Rui Fonseca

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  • Nota Biográfica +

    Rui Fonseca é Diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa. É docente do ensino superior desde 2010. Entre 2000 e 2009 foi bolseiro da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É Doutorado em Sociologia e Mestre em Ciências do Trabalho pelo ISCTE-IUL e licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Lusófona, em Lisboa. Tem larga experiência na administração e gestão em educação É também investigador nas áreas de Comunicação de Ciência, Compreensão Pública da Ciência, Literacia em Saúde e TIC em saúde, entre outros domínios de investigação. É ainda Membro Fundador e Vice-Presidente do Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.


Pré-Inscrições e Candidaturas

>> Candidaturas ano letivo 2024_25*
*Nota Prévia:  O Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e as Pré-inscrições estão abertos ao longo de todo o ano letivo.

Pré-inscrições      Candidatura Online


INÍCIO:  OUTUBRO DE 2024

Número mínimo de 17 estudantes para abrir o curso.


OBJETIVOS

  • Compreender as problemáticas dos processos de envelhecimento entendendo as práticas da intervenção social gerontológica numa perspetiva transdisciplinar.
  • Conhecer a evolução da intervenção social gerontológica no contexto sociopolítico nacional e europeu.
  • Analisar e compreender a natureza das teorias, metodologias e práticas da intervenção social gerontológica, de forma articulada e integrada, privilegiando uma visão sistémica e a abordagem holística na gerontologia.
  • Entender os quadros teóricos e metodológicos que permitam caracterizar a população alvo e os seus contextos de vida, de modo a sustentar uma intervenção diferenciada e de proximidade, no máximo respeito pelas diretrizes éticas e deontológicas.
  • Elaborar, planificar, implementar e gerir planos, programas, projetos e atividades adequadas à intervenção social gerontológica, com públicos seniores diferenciados.
  • Fortalecer uma cultura de cidadania positiva e de inclusão dos seniores, alicerçada no empreendedorismo e inovação social de base comunitária, assente em abordagens participativas, integradas e colaborativas.

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

O Curso de Pós-Graduação tem como competências gerais, o desenvolvimento de análise crítica, investigação, intervenção, formação, organização e avaliação relacionados com a intervenção social gerontológica aplicada, entre as quais:

  • Aprofundar conhecimentos para uma compreensão interdisciplinar e integrada do processo de envelhecimento humano nas diferentes dimensões;
  • Aplicar os conhecimentos na resolução de situações potenciadas pelas atuais tendências de envelhecimento demográfico;
  • Desenvolver e aplicar conhecimentos na prática profissional e na investigação em gerontologia social aplicada;
  • Atualizar e aprofundar competências profissionais adquiridas na formação pré-graduada no âmbito da gerontologia social aplicada;
  • Desenvolver conhecimentos e competências que facilitem o trabalho em equipas interdisciplinares e parcerias institucionais;
  • Desenvolver conhecimentos e competências para implementar intervenções centradas na promoção do envelhecimento ativo, considerando o ciclo de vida e, em particular, a idade avançada;
  • Desenvolver competências de comunicação e de aplicação de resultados de pesquisa;
  • Aprofundar e desenvolver competências de aprendizagem auto-orientada e autónoma.

DESTINATÁRIOS

  • Profissionais das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências da Saúde.
  • Licenciados/as de qualquer área disciplinar com interesse na área da Gerontologia Social Aplicada.

REGIME

B-learning

HORÁRIO DAS SESSÕES PRESENCIAIS

Sextas: 18h00 às 23h00
Sábados: 9h00 às 18h00

Duração: 8 meses
Total: 292 h

PLANO DE ESTUDOS

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

ECTS

Sociologia e Demografia do Envelhecimento 14H 3
Psicologia positiva no processo de envelhecimento 12H 3
Políticas públicas, cidadania e envelhecimento ativo 16H 3
Empreendedorismo e inovação social na Gerontologia 20H 3
Metodologia de Investigação aplicada à Gerontologia 12H 3

Gerontologia Social Aplicada I:

Gerontologia: ciência interdisciplinar
Sexualidade Sénior
Práticas de Gerontologia Educativa
Territórios, patrimónios e participação social
Violência doméstica e institucional contra idosos

58H 10
Intervenção Gerontológica Integrada – Comunitária e Colaborativa 12H 3
Práticas de Gestão e Administração de instituições gerontológicas 14H 3
Conceção, elaboração e gestão de projetos de intervenção social gerontológica 20H 3
Laboratório de Ética e Deontologia aplicadas à Gerontologia 14H 3

Gerontologia Social Aplicada II:

Literacia e Saúde no envelhecimento
Nutrição Sénior e bem-estar
Turismo Sénior e bem-estar
Oficina de Gerontomotricidade
Saúde mental, cuidados continuados e gerontopaliativos
Supervisão profissional em contexto gerontológico

90H 12
Trabalho de Projeto 12H 11
TOTAL 292H 60

 

PROPINA

  • Valor: 1450€ ou 8 x 181,25 €
  • Inscrição: 70€