Despacho nº 9834, de 28 de Agosto de 2015

Processo PERA/2021/1401122 | Aprovado pelo CA da A3ES a 18/03/2022 e por um período de 4 anos
Alteração da estrutura curricular e do plano de estudos aprovada e publicada em Despacho n.º 7381/2022, de 8 de junho 2022

 COORDENAÇÃO

   

Doutora Luísa Araújo

  • Nota Biográfica +

    Luísa Araújo, professora coordenadora no ISEC Lisboa, é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Delaware, onde estudou o bilinguismo e o ensino de uma língua materna e de uma segunda língua. É autora de diversas obras de investigação sobre o desenvolvimento da linguagem, didática do ensino da língua Portuguesa e de línguas estrangeiras. Os seus interesses de investigação incidem sobre o desenvolvimento da linguagem em idade pré-escolar. 


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Horário de Atendimento:

Segunda-feira: 12h30 às 13h30 e das 15h00 ás 16h00;

   

Candidatura Online   Pedido de Informação


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

De acordo com o Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro, o Mestrado de Qualificação para a Docência é uma etapa de formação essencial para a obtenção da titularidade da habilitação profissional, nomeadamente para a docência em educação de infância. Devem corresponder as seguintes competências fundamentais: possuir conhecimentos aprofundados na área da educação de infância, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais; capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, seja para a prática da investigação, seja para o exercício de uma atividade profissional especializada; capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem; ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades; competências que lhes permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Pretende-se com esta formação que o futuro Mestre em Educação Pré-Escolar desenvolva, não só um conjunto de competências específicas que lhe permita a intervenção direta com crianças nas funções de planeamento, planificação, concretização e avaliação do processo de ensino-aprendizagem, bem como competências mais alargadas que potenciem uma participação ativa na vida institucional, por exemplo, na gestão escolar e na relação com os diversos atores socioeducativos. Constituem objetivos deste ciclo de estudos: desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos ao nível da educação pré-escolar; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências fundamentais numa forte articulação entre a teoria e a prática, numa perspetiva profissionalizante; promover o desenvolvimento de meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar. Foram igualmente estabelecidos vários objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes neste curso:

Conhecer os processos de ensino-aprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimentos no âmbito do desenvolvimento infantil nos vários contextos educativos; aplicar conhecimentos na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimentos no domínio da conceção e gestão de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; mobilizar conhecimentos e competências para promover o desenvolvimento das crianças no âmbito da linguagem oral e escrita, do conhecimento do mundo, das expressões e da linguagem matemática; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e manipulação de diversos materiais de acordo com os interesses das crianças e respeitando a integração do currículo; desenvolver várias metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características do grupo e aos interesses e necessidades das crianças; planificar e intervém intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças e numa forte articulação com os conhecimentos teóricos. 

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Educação Básica

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

+ Docência em educação na infância

ENTIDADES PARCEIRAS

Casa das Abelhinhas; Centro Cooperação Familiar – Creche e Jardim de Infância “O Botãozinho”; Colégio Cesário Verde; Colégio Colibri; Colégio Monte Flor;Colégio Os Arcos; Colégio Planalto; Colégio Verde Água – Berçário, Creche e Jardim de Infância; Colinho das Tias, Lda; Creche do Lumiar; Creche Golfinho Saltitão; Externato «O Poeta»; Externato Marista de Lisboa.

TÍTULO CONFERIDO

Mestre em Educação Pré-Escolar

HORÁRIO

Diurno

PLANO DE ESTUDOS

  • 1º ANO

    1º ANO

    SEMESTRE

    ECTS

    Ética e Deontologia Profissional
    Professional Ethics and Deontology
    1º Semestre 2
    Integração Curricular e Avaliação
    Curricular Integration and Evaluation
    1º Semestre 2
    Descoberta da Matemática na Educação Pré-Escolar
    Discovering Mathematics in Preschool Education
    1º Semestre 6
    Desenvolvimento da Língua Materna na Infância
    Development of the Mother Language in Childhood
    1º Semestre 6
    Conhecimento do Mundo na Educação Pré-Escolar
    World Knowledge in Preschool Education
    1º Semestre 6
    Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
    Initiation to Professional Practice in Preschool Education
    1 º Anual 8
    Educação Especial
    Special Education
    2º Semestre 2
    Métodos e Técnicas de Investigação em Educação
    Methods and Techniques for Research in Education
    2º Semestre 3
    Práticas Expressivas na Infância
    Expressive Practices in Childhood
    2º Semestre 6

    Jogos Matemáticos
    Mathematical Games

    2º Semestre 4
    Opção / Opcional

    Organização e Gestão Escolar
    School Organization and Management

    Envolvimento Parental na Escola
    Parental Involvement at School

    Tecnologias Digitais em Educação
    Digital Technologies in Education

    Educação para a Cidadania
    Citizenship Education

    Multiculturalidade e Educação Intercultural
    Multiculturalism and Intercultural Education

    2º Semestre 2
    Iniciação à Prática Profissional na Educação Pré-Escolar
    Initiation to Professional Practice in Preschool Education
    1º Anual 13
  • 2º ANO

    2º ANO

    SEMESTRE

    ECTS

    Intervenção e Avaliação em Creche
    Intervention and Evaluation in Nursery 

    1º Semestre

    5

    Relatório Final
    Final Report

    1º Semestre 

    9

    Iniciação à Prática Profissional em Creche
    Initiation to Professional Practice in Nursery

    1º Semestre

    16

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos (3 Semestres num total de 90 ECTS) 

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Edital do Mestrado em Educação Pré-Escolar

PRÉ-REQUISITOS

+ Detentores de um curso de licenciatura em Educação Básica
+ Nos termos do art. 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, os candidatos devem ter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC. 

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Sala de estudo, sala de expressão plástica (equipada com sistema multimédia e outro equipamento adequado), sala de música (equipada com sistema multimédia e instrumentos musicais, incluindo 1 piano e quadro de parede com pauta)

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Despacho nº 9834/2015, 2ª série, nº168 de 28 de agosto de 2015
+ RFC Relatório Final CAE
+ DF Decisão Final A3ES

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS