Additionally, paste this code immediately after the opening tag:
Sobre    Equipa     Publicações      Galeria      Eventos      Contactos

O projeto de I&D “RESPIRAR - ar puro e ambiente sustentável”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ar da freguesia do Lumiar, nomeadamente nos jardins e espaços verdes, e assim identificar as melhores áreas para a prática de desporto ao ar livre. Para atingir este objetivo, propõem-se 4 etapas:

  • 1. Construção de amostradores passivos;
  • 2. Recolha de amostras de ar;
  • 3. Determinação de partículas atmosféricas (PM2.5 e PM10);
  • 4. Disseminação da informação.

Trata-se também de um Project Based Learning inserido nas Unidades Curriculares “Planos de Monitorização Ambiental” e “Avaliação de Impacte Ambiental” das licenciaturas em Energias Renováveis e Ambiente e Engenharia de Proteção Civil, respetivamente. Esta pedagogia centrada no aluno envolve uma abordagem dinâmica de sala de aula, a qual estimula a pró-atividade e o desenvolvimento pessoal dos alunos, permitindo-lhes adquirir um conhecimento mais profundo através da exploração ativa de desafios e problemas do mundo real.

Este projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, e no VeDE 5 – "Sociedade e Responsabilidade Social".

O projeto é coordenado pelo ISEC Lisboa e tem a participação do ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa), FCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Junta de Freguesia do Lumiar.