Docente  Rui Emanuel Antunes de Seixas
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver
Esta disciplina tem como objetivos:
  • Fornecer os conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia geral do corpo humano;
  • Foco no ensino da anatomia do sistema nervoso, da neuro anatomia e neurofisiologia;
  • Ensinar a compreender e reconhecer as estruturas (macro e microscopicamente) e processos fisiológicos gerais do corpo humano para posterior compreensão da disciplina de anatomia e fisiología ocular.

O aluno deve desenvolver as seguintes competências especificas:

  • Entender o desenvolvimento do corpo humano para poder interpretar as malformações;
  • Entender a estrutura geral do corpo humano, no nível macroscópico e microscópico, a morfologia e estrutura dos tecidos, órgãos e sistemas;
  • Saber detalhadamente a anatomia da cabeça e os componentes do sistema nervoso central e autónomo;
  • Conhecer a fisiologia dos sistemas renal, circulatório, gastrointestinal, endócrino e respiratório.
Conteúdos Programáticos

Princípios de Anatomia e Fisiologia Humana
Importância do estudo da morfologia animal: histologia;
Organismo humano: desenvolvimento, constituição e características gerais dos vertebrados;
Breve introdução a biologia celular, genética e histologia;
Moléculas, energia e biossíntese;
Membranas, canais e transporte.

Processos fisiológicos e sua anatomia
Base fisiológica da função neuronal e sua organização;
Sentindo o ambiente externo;
Glândulas e Hormonas: secreção, regulação e ação.

Integração dos Processos fisiológicos e anatomia
Sistema esquelético;
Sistema muscular;
Sistema nervoso central e autónomo: neuroanatomia e neurofisiologia;
Sistema circulatório;
Sistema respiratório;
Osmorregulação;
Sistema digestivo;
Sistema endócrino;
Sistema reprodutor;
Desenvolvimento, crescimento e envelhecimento.

Práticas e teórico-práticas
Identificação dos constituintes de uma célula;
Identificação dos diferentes tipos de tecidos.

Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia privilegia a exposição da componente teórica da matéria, suportada na bibliografia fornecida e com o eventual recurso a software educativo. As aulas teóricas são de frequência voluntária e intercaladas com teórico-práticas nas quais são resolvidos exercícios, individualmente ou em grupo. São ainda dinamizadas pequenas discussões sobre temas relacionados com a matéria e o futuro enquadramento profissional dos alunos. Os alunos são também estimulados a trabalhar em grupo, realizando uma série de trabalhos práticos e teórico-práticos (de frequência obrigatória) em laboratório e com recurso a folhas de cálculo.

A avaliação final resulta da realização de: duas provas escritas individuais e presenciais (35% + 35%) e um conjunto de trabalhos práticos e/ou teórico-práticos individuais ou em grupo (30%), sendo necessária uma nota mínima de 9,5 valores para aprovação.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • VanPutte C, Regan J, Russo A, Seeley R. Seeley's Anatomy and Physiology. 12ª Ediçåo.McGraw-Hill Higher Education. 2020.
  • Drake R, Wayne Vogl A, Mitchell A. Gray´s Anatomy for Students. 4ª Edição. Elsevier. 2019.
Bibliografia secundária 
  • Marieb E, Hoehn K. Human Anatomy & Physiology. 11ª Edição. Pearson. 2018.
  • Pocock G, Richards CD, Richards, DA. Human Physiology. 5ª Edição. Oxford University Press. 2018.