Docente  Ana Alexandra Vieira Veríssimo da Cruz Varandas
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Esta unidade curricular (UC) visa introduzir as principais biomoléculas, a sua estrutura e relação com a função e importância para os seres vivos, para que o aluno compreenda os processos moleculares básicos que sustentam a vida.

O estudo da organização, do metabolismo e controlo celular permitirão ao aluno entender a estrutura dinâmica e funcional da célula, a sua integração em tecidos e, consequentemente, o seu papel como unidade estrutural dos seres vivos.

A compreensão de conceitos básicos da biologia celular e molecular e a sua aplicação às ciências da visão, e a capacidade para integrar os conhecimentos adquiridos com os de outras UC, capacitarão o aluno para uma abordagem mais fundamentada da ação a desenvolver com determinados indivíduos ou grupos, relacionando biologia e visão. Pretende-se que o aluno seja capaz aplicar o conhecimento relacionado com a biologia para avaliar de forma crítica os desenvolvimentos e a resolução de problemas específicos da visão. Pretende-se ainda que o estudante adquira e aplique os conhecimentos obtidos sobre as principais vias metabólicas e padrões genéticos e hereditários associados à visão.

Conteúdos Programáticos
  • A vida como um fenómeno molecular;
  • Macromoléculas biológicas, nomenclatura, estrutura e propriedades funcionais: proteínas, lípidos, glícidos e ácidos nucleicos. Propriedades e funções dos enzimas. Noções de genética, epigenética e hereditariedade relacionadas com a visão;
  • A célula: organelos e estruturas celulares; relação estrutura/função;
  • Membranas biológicas: constituição e especialização;
  • Bioenergética e metabolismo: principais vias metabólicas, reações químicas e regulação; biocatálise;
  • Comunicação celular;
  • Ciclo celular, diferenciação, envelhecimento e morte celular;
  • Células de tecidos especializados;
  • Metodologias em biologia celular e molecular.
Metodologias de ensino
e avaliação 

As aulas decorrerão sob a forma de seminários com intervenção direta dos formandos. Realizar-se-ão trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo, alguns com apresentação em sala de aula. Os trabalhos deverão sempre incluir uma reflexão crítica.

Avaliação Contínua:
Realização de duas frequências teóricas (70% da nota final).
Realização de trabalhos de grupo de carácter prático, a avaliar nos moldes a definir pelo docente (30% da nota final). A avaliação terá em consideração as presenças e o desempenho durante as aulas.

Avaliação por Exame:
Exame teórico e prático escrito. Os alunos não poderão ter uma nota inferior a 9,5 valores

Aos alunos com estatuto comprovado de trabalhador-estudante, que não possam assistir e/ou apresentar os trabalhos/atividades solicitados em sala de aula, serão propostas alternativas de trabalho a entregar ao docente em data pré-estabelecida, mantendo-se o mesmo regime de avaliação (70% provas escritas, 30% para os outros trabalhos).

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Alberts B. Johnson A, Lewis J, Morgan D, Raff M, Roberts K, Walter P.  Molecular Biology of the Cell. 6ª Edição. Garland Science, Taylor and Francis Group. 
  • Azevedo C, Sunkel C. Biologia Celular e Molecular. 5ª Edição. Lidel, Edições Técnicas. 2012.
  • Quintas A, Freire A, Halpern M. Bioquímica, Organização Molecular da Vida. Lidel - Edições Técnicas. 2010.
  • Martha, R., Taylor, M.R., Eric J., Simon, J., Dickey, K., Hogan, A. (2021). Campbell Biology: Concepts & Connections. 10th Pearson.
  • Ao longo das sessões será sugerida pelo docente bibliografia específica para cada tema.
Bibliografia secundária 
  • Campos L. Entender a Bioquímica 5ª Edição. Escolar Editora. 2008.
  • Whikehart D.  Biochemistry of the eye. 2ª Edição. Elsevier Inc. 2003.