Docente  Hélio de Jesus Ferreira de Oliveira Pinto
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver
A Unidade Curricular de Química Geral tem quatro objetivos: 
  • Fornecer informação relevante do ponto de vista químico sobre aspetos relacionados com a área de especialização;
  • Providenciar um conhecimento abrangente sobre alguns conceitos fundamentais em química;
  • Estimular o uso das novas tecnologias ao serviço da aprendizagem;
  • Possibilitar o contacto direto com reagentes, técnicas e instrumentação laboratorial.

O aluno deve desenvolver as seguintes competências:

  • Entender a constituição da matéria e a relação entre a estrutura da matéria e as suas propriedades;
  • Dominar os cálculos conducentes à preparação de soluções e os cálculos sobre equilíbrio químico e equilíbrio ácido-base;
  • Dominar os conceitos específicos abordados no plano curricular;
  • Compreender e utilizar a relação entre a pesquisa/experiência/observação e o conhecimento;
  • Reportar e explicar resultados experimentais recorrendo-se de técnicas modernas e aspetos teóricos abordados.
Conteúdos Programáticos
  • Matéria a Nível Microscópico;
  • Moléculas, Iões e Soluções;
  • Equilíbrio Químico;
  • Equilíbrio Ácido-Base;
  • Equilíbrio de Oxidação-Redução;
  • Química Orgânica.
Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia privilegia a exposição da componente teórica da matéria, suportada na bibliografia fornecida e com recurso a software educativo. As aulas teóricas são intercaladas com teórico-práticas nas quais são resolvidos exercícios.

A avaliação final resulta da realização de duas provas escritas individuais e presenciais e de trabalhos práticos e teórico-práticos. Cada frequência terá uma ponderação de 37,5% e os trabalhos terão uma ponderação de 25%. Para que o aluno possa ter aprovação à UC deverá obter uma classificação final superior ou igual a 9,5 valores.

Caso o aluno não obtenha aprovação nas provas escritas individuais e presenciais poderá realizar uma frequência de recuperação que substituirá a(s) frequência(s) na qual não obteve aprovação. Esta frequência terá a mesma ponderação que a frequência na qual o aluno não obteve aprovação. Caso os alunos não obtenham aprovação na avaliação contínua, poderão ir a exame, sendo a classificação final dada apenas pela nota do exame.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Atkins PW, de Paula J, Keeler J.  Atkins´ Physical Chemistry. 11ª Edição. Oxford University Press. 2017.
  • Chang R, Goldsby K. Química. 11ª Edição. McGraw-Hill.  2013.
  • Latourrette AJ, Pombeiro O. Técnicas e Operações Unitárias em Química Laboratorial. 3ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian. 2003.
Bibliografia secundária 
  • Autino JC, Romanelli GP, Ruiz DM. Introducción a la Química Orgánica. Universidad de la plata. 2020.
  • Vollhardt PC, Schore NE. Organic Chemistry Structure and Function. 6ª Edição W.H. Freeman Macmilian Learning. 2018.
  • Peter K, Vollhardt C, Schore NE.  Organic Chemistry Structure and Function. 6ª Ediça6o. W.H. Freeman Macmilian Learning. 2011.