Docente Paulo Jorge Fernandes Velho
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

A unidade curricular de Física tem por objetivo fornecer aos alunos ferramentas para a abordagem científica de um problema ao mesmo tempo que fornece o conhecimento das leis básicas da Mecânica Newtoniana para o movimento linear. 

Pretende-se que no fim do tempo de contacto os alunos tenham adquirido:

  • Saber abordar um problema físico de forma científica, utilizando os conhecimentos de mecânica Newtoniana;
  • Associar os conhecimentos de mecânica Newtoniana a fenómenos físicos do quotidiano e ser capaz de fazer a sua caracterização.
Conteúdos Programáticos Introdução à Física

Sistemas de medida
Grandezas fundamentais e derivadas
O Sistema Internacional
Algarismos significativos

Cinemática do ponto material
Cinemática em uma dimensão
Conceitos
Análise gráfica
Movimento uniformemente acelerado
Movimento com aceleração variável
Cinemática a 2 e 3 dimensões:
Conceitos
Velocidade Relativa
Movimento Curvilíneo
Movimento de projéteis
Movimento Circular

Leis de Newton
Forças na Natureza
Forças fundamentais
Forças elásticas
Tensões
Força normal
Diagramas de Forças
Forças de fricção
Forças centrípetas
Forças de arrasto

Conservação de energia
Trabalho
Teorema trabalho-energia cinética
Energia potencial
Conservação de energia

Sistemas de Partículas
Centro de massa
Conservação da quantidade de movimento
Energia cinética
Colisões
Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia seguida intercala aulas de exposição teórica da matéria com aulas teórico-práticas e aulas de laboratório. As aulas abrangem os conteúdos programáticos, complementados com problemas típicos e aplicações reais, havendo sempre espaço e encorajamento para a discussão com os alunos dos conceitos e problemas relacionados com a matéria.

Avaliação contínua: A nota final é a média de duas frequências de avaliação (40% + 40%) e de um trabalho prático e a sua apresentação (20%) Caso o aluno pretenda poderá fazer uma prova global que substituirá a nota média das duas frequências.

Avaliação por exame: Realização de uma única prova escrita na época de exames no final do semestre.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Serway RA, Jewett JW. Physics for Scientists and Engineers. 9ª Edição.Cengage Learning. 2013.
  • Young HD, Freedman RA. Sear's & Zemansky's University Physics. 13ª Edição. Addison-Wesley. 2013.
  • Halliday R, Resnick R. Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinâmica. Vol. 2. LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 2010.
  • Tipler PA, Mosca G. Physics for Scientists and Engineers. 6ª Edição. W.H. Freeman.
Bibliografia secundária 
  • Zemansky MW, Freedman RA, Young HD, Sears F. Física. 12ª Edição. Vol. I. Pearson Higher Education. 2008.
  • Bueche FJ. Hecht E. Fisica. 9ª Edição. Lisboa McGraw Hill. 2001.
  • Beer FP, Johnston ER, Clausen WE. Mecânica Vectorial para Engenheiros. 7ª Edição. McGraw-Hill. 2006.