Docente Carlos Alberto Esteves Barata Lourenço
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Objetivos:

  • Identificar e caracterizar as componentes do globo ocular;
  • Classificar os estados refrativos em relação a um olho normal;
  • Através de modelos, compreender os princípios de ametropias encontradas;
  • Compreender os mecanismos de acomodação e convergência;
  • Compreender a influência das aberrações na formação da imagem retiniana.

As competências a desenvolver são:

  • Conhecer e saber descrever a composição do sistema visual;
  • Conhecer as ametropias primárias do olho humano, discutir a sua etiologia e mecanismos de correção;
  • Saber determinar as características da imagem retiniana focada e desfocada;
  • Descrever o mecanismo acomodativo do olho humano;
  • Descrever a interação entre a função do sistema acomodativo e a idade;
  • Entender o funcionamento do sistema de visão binocular;
  • Entender a teoria da visão das cores e as suas anomalias;
  • Conhecer formas de avaliação da visão das cores;
  • Conhecer o funcionamento básico dos instrumentos óticos para observação das estruturas oculares.
Conteúdos Programáticos Constituição do sistema visual
Globo Ocular;
Pálpebras;
Produção lacrimal;
Vias óticas;
Músculos;
Inervação.

Estados refrativos do olho
Ametropias esféricas;
Astigmatismo;
Causas e imagens retinianas.

Mecanismo da acomodação
Teorias da acomodação;
Amplitude de acomodação;
Percurso da acomodação;
Estímulos e componentes funcionais da acomodação;
Fenómenos associados com a acomodação;
Evolução da amplitude de acomodação com a idade.


Presbiopia
Evolução da presbiopia com a refração;
Correção da visão próxima.

Visão binocular
Convergência;
Campo de fixação;
Fusão;
Correspondência retiniana;
Horoptero;
Área de Panum;
Supressão.

Formação da imagem retiniana

Campos visuais
Definição;
Técnicas de exploração.

Visão das cores
Teoria tricromática da visão;
Defeitos da visão cromática.

Instrumentação necessária para observação dos componentes do olho humano
Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia privilegia a exposição da componente teórica da matéria apoiada com o recurso a técnicas informáticas. As aulas teóricas são intercaladas com aulas práticas nas quais se exemplificam os temas teóricos. A avaliação final resulta da realização de: 

  • Duas provas escritas individuais (40% + 40%), e um trabalho escrito em grupo (20%). 
  • Para aprovação a média das duas provas escritas deve ser superior a 9.5 e nenhuma delas inferior a 6 valores. 
  • Os alunos que não aprovem pelos critérios anteriores realizarão uma prova global.
Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • LeGrand Y, ElHage SG. Physiological Optics.  2013.
  • Puell Marín MC. Optica Fisiológica: el sistema óptico del ojo y la visión binocular.  Editorial Complutense de Madrid. 2006.
  • Viqueira Perez V, De Fez Saiz D, Martinez Verdú FM. Óptica fisiológica: modelo paraxial y compensación óptica del ojo. Publicaciones de la Universidad de Alicante. 2004.
  • von Helmotz H. Treatise on Physiological Optics. Courier Corporation. 2013.
  • Atchison DA,Smith G. Optics of the human eye.  2000.
  • Schwartz SH. Geometrical and visual optics: a clinical introduction. McGraw-Hill. 2002.
  • López-Gil N, Bueno JM. Óptica geométrica. ICE U. 2001.
Bibliografia secundária 
  • Burch GJ. Practical Exercises in Physiological Optics. Creative Media Partners, LLC. 2019.
  • Artal P. Handbook of Visual Optics, Volume One: Fundamentals and Eye Optics. CRC Press. 2017.