Docentes

Henrique Virgílio dos Santos Nascimento (Responsável)

Ana Sofia Castro Nascimento da Costa Roque

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

O objetivo da UC é proporcionar ao aluno os conhecimentos e competências necessárias para identificar anomalias binoculares não estrábicas e condições associadas. É dado especial ênfase à aprendizagem das técnicas de exploração e gestão de pacientes com alterações binoculares não estrábicas.

As competências a desenvolver são:

  • Ter a capacidade em distinguir antecedentes oculares relevantes;
  • Ter a capacidade de interpretar e responder de forma adequada às anotações existentes;
  • Ter a capacidade em avaliar o estado binocular mediante provas objetivas e subjetivas;
  • Saber relacionar as funções do sistema acomodativo e vergencial;
  • Saber desenvolver um plano de tratamento de disfunções acomodativas e vergenciais;
  • Saber interpretar e conhecer os princípios de tratamento de condições ocular que envolvam ambliopia, anisometropia, aniseiconia, afaquia e pseudoafaquia.
Conteúdos Programáticos

Visão Binocular
A visão binocular normal;
Relação do mecanismo de acomodativo e vergencial;
Anomalias acomodativas e de vergências;
Avaliação de anomalias acomodativas e binoculares não estrábicas;
Tratamento de anomalias acomodativas e binoculares não estrábicas;
Supressão, síndrome de monofixação e microtropía.

Ambliopia
Definição;
Formas de avaliação;
Formas de tratamento.

Aniseiconia e Anisometropia
Definição;
Formas de avaliação;
Formas de resolução.

Afaquia e Pseudoafaquia
Definição;
Formas de avaliação.

Práticas laboratoriais
Forias;
Acomodação e flexibilidade acomodativas;
Movimentos oculares;
Estereopsis;
Teste de Worth;
Sinoptóforo;
Técnicas de refração.

Metodologias de ensino
e avaliação 

TEÓRICA (T): 2 provas escritas intermédias. Terceira prova escrita global para os alunos que não aprovaram na avaliação intermédia.

PRÁTICA (P): Terá de demonstrar capacidade de aplicar os conhecimentos em 6 relatórios práticos(RP), realizar um teste prático escrito(TPE) e um teste prático final(TPF).
Nota = 0.4*RP + 0,3*TPE + 0.3*TPF. Para aprovar, obrigatório mínimo de 7 val, arredondados às décimas, em cada um dos itens.
O aluno trabalhador estudante que não realize as avaliações intermédias terá de entregar um relatório com 6 casos detalhados, relacionados com a temática e realizar um exame prático final.
Nota = 0.5*(Defesa do Relatório) + 0.5*Exame Prático Final.
Para aprovação, obrigatório mínimo de 9.5 val, arredondados às décimas, em cada um dos 2 itens.

NOTA FINAL = 0.6*Teórica + 0.4*Prática
A nota mínima de passagem é de 9.5 valores, arredondados às décimas, para cada uma das componentes T e P, isoladamente.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Rosenfield M, Logan N. Optometry: Science, Techniques and Clinical Management. 2ª Edição. Elsevier Health Sciences. 2009.
  • Furlan WD, Garcia Monreal J, Muñoz Escrivá L. Fundamentos de optometría. 2ª Edição. Universitat de València. 2011.
  • Martín Herranz R, Vecilla Antonílez G. Manual de Optometría. 2ª Edição. Medica Panamericana Editorial. 2018.
  • Ondategui Parra JC, Borrás García PM. Optometría. Manual de exámenes clínicos. Univ. Politèc. de Catalunya. 2010.
  • Stidiwill D, Fletcher R. Normal Binocular Vision: Theory, Investigation and Practical Aspects. John Wiley & Sons. 2017.
  • Scheiman MM Wick B. Clinical management of binocular vision: heterophoric, accommodative and eye movement disorders. Lippincott Williams & Wilkins. 2008.
  • Elliott D. Clinical Procedures in Primary Eye Care. 3ª Edição. Butterworth Heinemann Elsevier. 2007.
  • Eperjesi F, Rundstrom MM. Practical binocular vision assessment. Butterworth-Heinemann. 2004.
Bibliografia secundária 
  • Pearlman E. Binocular vision. Pushkin Press. 2013.
  • Wright KW, Spiegel PH, Thompson L. Handbook of Pediatric Strabismus and Amblyopia. Springer Science & Business Media. 2006.
  • Khurana AK. Theory And Practice Of Optics And Refraction. Elsevier. 2008.
  • Prieto-Díaz J, Souza-Dias C. Estrabismo.  Ediciones Científicas Argentibnas. 2005.
  • Rutstein RP, Daum KM. Anomalies of binocular vision: diagnosis and management. Mosby. 1998.
  • Wright KW, Spiegel PH. Oftalmología pediátrica y estrabismo (Los requisitos enoftalmología). Harcourt. 2001.