Docente

Ana Sofia Castro Nascimento da Costa Roque

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Esta Unidade Curricular pretende ser uma introdução aos temas de fronteira que caracterizam o ciclo de estudos, entre a física e a medicina.

As competências a desenvolver são:

  • Compreender a propagação nervosa;
  • Conhecer os sistemas sensitivos de um ponto de vista biofísico;
  • Perceber como os músculos respondem a estímulos e o seu mecanismo de ação;
  • Conhecer as bases biofísicas do sistema cardíaco e do sistema respiratório;
  • Conhecer conceitos básicos de engenharia biomédica e de meios complementares de diagnóstico.
Conteúdos Programáticos Biofísica de membranas: estrutura e transporte. Biofísica do sistema nervoso
Eletrofisiologia da célula nervosa;
Potencial de repouso;
Potencial de ação (eq. de Nernst);
Condução do potencial de ação Sinapses;
Fisiologia dos recetores e canais de membrana;
Potenciais pós-sinápticos excitatórios e inibitórios;
Gráficos de potencial;
Propagação de sinais.

Neurofisiologia
Integração de sinais nervosos;
Codificação sensorial;
Sistema somatossensorial;
Sistema auditivo;
Sistema vestibular;
Sistema visual;
Vias motoras;
Sistema nervoso autónomo;
Olfato e paladar;
Linguagem e processos cognitivos.

Biofísica da contração muscular
Junções neuromusculares;
Condução e contração;
Tipos de contração;
Arco reflexo;
Músculo liso.

Biofísica cardíaca
Electrocardiograma.

Biofísica do sistema respiratório

Testes complementares de diagnóstico
EEG;
Potenciais evocados;
TAC;
ERG;
EOG.
Metodologias de ensino
e avaliação 

O ensino teórico desta Unidade Curricular será efectuado através de apresentações orais teóricas, apresentações de trabalhos individuais e de grupo, seminários e discussão de apresentações. O ensino teórico-prático servirá para a apresentação de modelos tridimensionais e virtuais, de vídeos e para a resolução de exercícios. A avaliação é composta por duas frequências escritas, cada frequência vale 35% e um trabalho de grupo que será apresentado oralmente com um peso de 30% da nota final.

Os alunos que não consigam ter aproveitamento superior a 9,5, podem realizar uma prova global com todos os conteúdos da unidade curricular. A prova global invalida as avaliações intermédias. É necessário ter uma nota igual ou superior a 9,5 para aprovar na Unidade Curricular.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Alberts B, Johnson A, Lewis J, Martin R, Roberts K, Walter P. Molecular Biology of The Cell. 5ª Edição. Garland Publishing. 2008.
  • Beatt, J. The Human Brain: Essentials of Behavioral Neuroscience. Sage Publications. 2000.
  • Kandel E, Koesler J, Mack S, Siegelbaum S. Principles of Neural Science. 5ª Edição. McGraw-Hill. 2013. 
  • Glaser R. Biophysics: An Introduction. 2ª Edição. Springer-Verlag. 2012.
  • Abramov DM, Mourão CAJ. Biofísica Essencial. Guanabara Koogan. 2012. 
  • Latash M. Neurophysiological Basis of Movement. 2ª Edição. Human Kinetics Pub. 2009. 
  • Schmidt R, Wrisberg C. Motor Learning and Performance. 4ª Edição. Human Kinetics Pub. 2008.
Bibliografia secundária 
  • Bronzino J. Medical Devices and systems. 3ª Edição. Taylor & Francis. 2006.