Docente

Henrique Virgilio dos Santos Nascimento

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Proporcionar ao aluno os conhecimentos e competências necessárias para identificar anomalias binoculares estrábicas, as alterações no sistema visual associadas às anomalias estrábicas e formas de tratamento.

No final da unidade curricular o aluno deve possuir as seguintes competências:

  • Saber efetuar a avaliação e diagnóstico de anomalias estrábicas;
  • Conhecer as opções de tratamento existentes para as anomalias estrábicas;
  • Saber desenvolver e implementar planos de tratamento para anomalias estrábicas;
  • Conhecer o conceito e saber identificar situações de supressão, correspondência retiniana anómala e nistagmo;
  • Saber avaliar a função pupilar e conhecer as implicações clínicas das anomalias da função pupilar.
Conteúdos Programáticos

Diagnóstico das anomalias estrábicas
Avaliação diagnóstica do estrabismo:
- Fixação monocular;
- Desvio ocular;
- Concomitância;
- Correspondência;
- Função Sensoriomotora.
Prognóstico.

Opções e estratégias de tratamento
Estratégia geral de tratamento;
Terapia com lentes;
Terapia com prismas;
Terapia de oclusão;
Terapia visual ativa;
Terapia Farmacológica;
Terapia Cirúrgica.

Supressão
Definição e características;
Tratamento.

Correspondência Anómala
Definição e características;
Tratamento.

Tratamento de Exotropias
Classificação;
Estratégia de tratamento.

Tratamento de Endotropias
Classificação;
Estratégia de tratamento.

Tratamento de Desvios Verticais
Tipos de desvios verticais;
Estratégia de tratamento.

Nistagmo
Definição e Classificação;
Formas de tratamento.

A função pupilar
Mecanismo de reposta pupilar;
Alterações da função pupilar;
Formas de diagnóstico.

Práticas laboratoriais
Avaliação da visão binocular não estrábica e estrábica;
Avaliação pupilar

Metodologias de ensino
e avaliação 

TEÓRICA (T): 2 provas escritas intermédias. Terceira prova escrita global para os alunos que não aprovaram na avaliação intermédia.

PRÁTICA (P): Terá de demonstrar capacidade de aplicar os conhecimentos em 6 relatórios práticos (RP), realizar um teste prático escrito (TPE) e um teste prático final (TPF).

Nota = 0,4*RP + 0,3*TPE + 0,3*TPF. Para aprovar, obrigatório mínimo de 7 valores, arredondados às décimas, em cada um dos itens.

O aluno trabalhador que não realize as avaliações intermédias terá de entregar um relatório com 6 casos detalhados, relacionados com a temática e realizar um exame prático final.

Nota = 0,5*(Defesa do Relatório) + 0,5*Exame Prático Final.

Para aprovação, obrigatório mínimo de 9,5 valores, arredondados às décimas, em cada um dos 2 itens.

NOTA FINAL = 0,6*Teórica + 0,4*Prática

A nota mínima de aprovação é de 9,5 valores, arredondados às décimas, para cada uma das componentes T e P, isoladamente.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Rosenfield M, Logan N. Optometry: Science, Techniques and Clinical Management. 2ª Edição. Elsevier Health Sciences. 2009.
  • Furlan WD, Garcia Monreal J, Muñoz Escrivá L. Fundamentos de optometría. 2ª Edição. Universitat de València. 2011.
  • Ondategui Parra JC, Borrás García PM. Optometría. Manual de exámenes clínicos. Univ. Politèc. de Catalunya. 2010.
  • Stidiwill D, Fletcher R. Normal Binocular Vision: Theory, Investigation and Practical Aspects. John Wiley & Sons. 2017.
Bibliografia secundária 
  • Rosenfield M, Logan N. Optometry: Science, Techniques and Clinical Management. 2ª Edição. Elsevier Health Sciences. 2009.
  • Furlan WD, Garcia Monreal J, Muñoz Escrivá L. Fundamentos de optometría. 2ª Edição. Universitat de València. 2011.
  • Ondategui Parra JC, Borrás García PM. Optometría. Manual de exámenes clínicos. Univ. Politèc. de Catalunya. 2010.
  • Stidiwill D, Fletcher R. Normal Binocular Vision: Theory, Investigation and Practical Aspects. John Wiley & Sons. 2017.