Docente

Matilde Mora Valencia

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Esta UC pretende transmitir conceitos fundamentais para a compreensão dos mecanismos através dos quais o sistema visual percebe os diferentes aspetos que constituem a cena visual. É chamado de processamento de sinal visual da retina para o córtex visual e suas relações com fenómenos percetivos.

As competências a desenvolver são:

  • Conhecer em detalhe as vias visuais que permitem a transmissão do sinal retiniano ao córtex visual;
  • Conhecer e discutir de forma detalhada a teoria de visão das cores;
  • Conhecer e discutir em detalhe os processos de perceção espacial, perceção de forma, perceção de luz, perceção de movimento e perceção temporal;
  • Conhecer e saber implementar e utilizar diferentes métodos psicofísicos para recolha de respostas;
  • Conhecer e discutir a teoria de deteção de sinais.
Conteúdos Programáticos

Interação radiação/ Sistema visual perceção da luz
Patamar luminoso absoluto;
Patamares de brilho;
Processos e teorias de adaptação.

Perceção da cor
Discriminação cromática;
Adaptação, constância e contraste cromáticos;
Sensibilidade espectral cromática.

Perceção espacial
Direção e profundidade de discriminação: Extremos mono e binoculares. Localização óculo e egocêntrica;
Interações binoculares;
Distúrbios da direção e distância.

Interações senso-motoras
Fixação;
Disparidade;
Comportamento visualmente conduzido.

Perceção da forma
Acuidade visual estática;
Sensibilidade ao contraste espacial e MTF;
Ilusões, constâncias e relações figura/fundo.

Contraste simultâneo e bandas de Mach

Perceção do movimento

Perceção temporal

Anomalias da perceção visual originadas por patologias

Metodologias de ensino
e avaliação 

Esta UC pretende ser interativa. Nas aulas teóricas serão expostos os conceitos teóricos e nas teórico-práticas e práticas serão apresentados e realizados exercícios práticos e acompanhamento da monografia.

A avaliação divide-se em duas componentes:

  • um trabalho, elaborado em grupos de um a dois alunos, para trabalhar em casa com livros e respetiva apresentação oral, via moodle ou pessoalmente correspondendo a 30% da avaliação;
  • duas (2) frequências (35% cada uma) correspondendo a 70% da avaliação.


Caso o aluno não obtenha aproveitamento igual ou > que 9,5 valores pode realizar uma prova global com um peso de 70% ao qual se junta o trabalho de 30%.

A nota final devera ser igual ou > que 9,5 valores.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Kandel E, Koester JD, Mack SH, Siegelbaum SA. Principles of Neural Science. 6ª Edição. McGraw Hill Professional. 2021.
  • Goldstein EB Enciclopedia of Perception, Volume 1. Sage. 2009.
  • Goldstein EB. Enciclopedia of Perception, Volume 2. Sage. 2010.
  • Schwartz SH . Visual Perception: a clinical orientation. 4ª edição. McGraw-Hill. 2010.
  • Gordon IE. Theories of visual perception. 3ª edição. Psychology Press. 2004.
  • Fineman M. The nature of visual illusion. Courier Dover Publications. 1996.
  • Robinson JO. The Psychology of Visual Illusion. Courier Dover Publications. 1998.
Bibliografia secundária 
  • Lu ZL, Dosher B.Visual Psychophysics. From laboratory to theory. The MIT Press. 2014.
  • Pedrotti FL, Pedrotti LM, Pedrotti LS. Introduction to Optics. Pearson. 2006.
  • Norton T, Corliss DA, Bailey JE.  The psychophysical Measurement of visual Function. Butterworth Heinemann Elsevier Science. 2002.