Docente

Clara Martínez Pérez

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

O objetivo desta UC é desenvolver capacidades nos estudantes que lhes permitam acompanhar e desenvolver, trabalhos de investigação quer ao longo da Licenciatura quer em estudos futuros ou na sua vida profissional.

Pretende-se que as competências a desenvolver polo estudante sejam:

  • Conhecer os princípios associados à investigação científica e ao método científico;
  • Saber efetuar uma revisão crítica de um artigo científico;
  • Saber desenhar e implementar um projeto de investigação fundamental;
  • Conhecer os conceitos associados à Epidemiologia em ciências da visão e métodos associados à investigação em Epidemiologia;
  • Conhecer as suas principais etapas de investigação e metodologias e conseguir comunicar adequadamente os resultados obtidos.
Conteúdos Programáticos Investigação em Óptica e Optometria
Investigação básica versus investigação orientada;
O método científico;
As abordagens quantitativa e qualitativa: caraterísticas e distinções;
Etapas e componentes de uma investigação;
Critérios de qualidade de uma investigação;
Revisão crítica de artigos;
Questões éticas.

Iniciação à realização de projetos de investigação
Problemática, fundamentação, metodologia, técnicas e instrumentos de recolha de dados; análise de resultados e verificação de hipóteses;
Desenho de um projeto de investigação em Óptica e Optometria.

Epidemiologia
Epidemiologia e Saúde Global;
Estudos de Investigação epidemiológica: descritivos, transversais, ecológicos, caso-controlo, coorte e experimentais;
Desenho e execução de estudos epidemiológicos;
Morbilidade e Mortalidade.

A Comunicação Científica
Suportes e técnicas principais de Comunicação Científica.
Metodologias de ensino
e avaliação 

Exposição de conceitos teóricos e interação prática e teórico-prática em sala de aula. Desenvolvimento de trabalhos e tarefas práticas (por exemplo recolha de dados, tratamento de pequenos questionários, etc...) sob orientação científica. O trabalho autónomo do aluno é valorizado.

A classificação final na unidade curricular é obtida a partir da apreciação global do trabalho em aula, dos elementos escritos entregues ao longo do semestre e do projeto de investigação desenhado ao longo do semestre e apresentado oralmente pelo aluno (individualmente ou em grupo de 2 a 3 alunos).

  • Apreciação global trabalho em sala 20%;
  • Elementos escritos 10%;
  • Projeto de investigação 45%;
  • Apresentação Oral 25%.
Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Bell J. Como realizar um projeto de investigação. Gradiva. 2009.
  • Creswell J W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed. 2010.
  • Kuma R.  Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners. Sage Publications. 2010.
  • Fletcher RH, Fletcher SW, Wagner EH. Epidemiologia clínica. Elementos Essenciais. ArTmed.1996.
  • Oliveira A. Bioestatística, Epidemiologia e Investigação- Teoria e aplicações. Lidel. 2009.
  • Kramer S, Mausner JS. Introdução à Epidemiologia. 5ª Edição. Fund. Calouste Gulbenkian. 2009.
Bibliografia secundária 
  • Jagadeesh G. Biomedical Research. Wolters kluwer india Pvt Ltd. 2019.
  • Budgell B. Writing a Biomedical Research Paper: A Guide to Structure and Style. Springer Japan. 2009.
  • Agger P,  Stephenson RS, Hasenkam JM. A Practical Guide to Biomedical Research: for the Aspiring Scientist. Springer. 2017.
  • Häyry M, Takala T,  Herissone-Kelly P. Ethics in Biomedical Research: International Perspectives. Rodopi. 2007.