Docente

Rui Emanuel Antunes de Seixas

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Objetivos:

  • Compreender a importância da Patologia e farmacologia na aplicação ao estudo das doenças.
  • Identificar macro e microscopicamente as lesões celulares provocadas pelos vários agentes patogénicos e suas causas. 
  • Correlacionar lesões com sinais, sintomas e exames complementares.
  • Entender que o conhecimento da Farmacologia é fundamental à adequação do fármaco vs paciente, à sua administração e notificação de reações adversas.

Competências:

  • Conhecer os conceitos de terminologia patológica e farmacológica e imunológica.
  • Saber diagnosticar uma patologia e perceber o tratamento adequado no campo da doença sistémica e ocular.
  • Perceber a importância da variabilidade inter-individual na administração de fármacos e seu potencial impacto toxicológico.
  • Conhecer as características farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos grupos de fármacos estudados em especial de fármacos oftalmológicos.
  • Assimilar a importância vital do erro na administração de fármacos e aplica medidas que minimizam erros acidentais.
Conteúdos Programáticos Patologia Geral
Noções básicas, importância e aplicabilidade;
Agentes patogénicos: bactérias, fungos, vírus e parasitas ;
Formas de lesões adaptativas às agressões celulares;
Degenerações, Lipidoses e Glicogenoses;
Necrose;
Apoptose;
Inflamação: local e sistémica; aguda e crónica; granulomatosas;
Alterações Circulatórias; do desenvolvimento celular e de diferenciação celular;
Carcinogénese;
Imunologia: Antígenos e anticorpos, Sistema de complemento;
Imunidade não específica e específica, Resposta de hipersensibilidade.

Farmacologia Geral
Nomenclatura;
Noções básicas de biofarmácia, farmacocinética e farmacodinâmica;
Farmacologia do sistema nervoso: psicofármacos;
Fármacos usados na abordagem à dor/inflamação;
Farmacologia do aparelho cardiovascular/renal;
Fármacos modificadores da homeostase;
Farmacologia de agentes anti-infecciosos;
Fármacos usados na terapia da diabetes e antidislipidémicos.

Práticas e teórico-práticas
Formas de diagnóstico patológico: macro e microscopicamente;
Vias de administração de fármacos.
Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia privilegia a exposição da componente teórica da matéria, suportada na bibliografia fornecida e com o eventual recurso a software educativo. As aulas teóricas são de frequência voluntária e intercaladas com teórico-práticas nas quais são resolvidos exercícios, individualmente ou em grupo. São ainda dinamizadas pequenas discussões sobre temas relacionados com a matéria e o futuro enquadramento profissional dos alunos. Os alunos são também estimulados a trabalhar em grupo, realizando uma série de trabalhos práticos e teórico-práticos (de frequência obrigatória) em laboratório e com recurso a folhas de cálculo. A avaliação final resulta da realização de 2 provas individuais e presenciais (35% + 35%), um trabalho prático individual/grupo com apresentação sobre patologia e farmacologia (30%), sendo que a média final da UC deve ser superior a 9,5/20 valores. Se o aluno não obtiver este valor pode realizar uma frequência de recuperação.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Katzung B and Vanderah T. Farmacologia básica e clínica. 15ª Edição. McGraw-Hill. 2022
  • Kumar V, Abbas A and Aster J. Robbins Basic Pathology. 10th Edition. Elsevier 2017.
  • Ritter J, Flower R, Henderson G, Loke Y, MacEwan D and Rang H. Rang y Dale Farmacología. 9ª Edição. Elsevier. 2020
Bibliografia secundária 
  • Buja ML, Krueger GRF. Netter's Illustrated Human Pathology. Elsevier. 2014.
  • Bourassa Erick A. Pharmacology for the Medical Student. 2ª Edição. CreateSpace Independent Publishing Platform. 2015.