Docente

Henrique Virgílio dos Santos Nascimento

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Esta unidade curricular (UC) é a continuação de Ótica Oftálmica I e tem como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos essencialmente nos domínios de prismas e efeitos prismáticos e lentes multifocais.

As competências a desenvolver são:

  • Conhecer e discutir os princípios teóricos associados às lentes prismáticas.
  • Saber efetuar a montagem de lentes prismáticas ou proceder à manipulação de lentes monofocais para produzir efeitos prismáticos.
  • Conhecer os princípios e formas de lentes oftálmicas com mais de um foco.
  • Saber efetuar a montagem de lentes oftálmicas com mais de um foco.
  • Saber aconselhar a lente oftálmica com mais de um foco mais adequada para cada situação clínica.
  • Conhecer e saber discutir a teoria associada aos revestimentos e tratamentos utilizados em lentes oftálmicas.
  • Saber aconselhar o revestimento ou tratamento mais adequado a cada situação clínica;
  • Capacidade de medir e verificar instrumentos óticos, tendo em consideração as normas pertinentes;
  • Capacidade de montar, ajustar e reparar armações;
  • Capacidade de gerir casos de não tolerância às lentes prescritas;
  • Capacidade de adaptar a lente oftálmica mais adequada para cada paciente.
Conteúdos Programáticos Efeitos prismáticos
Terminologia e identificação de prismas;
Efeitos prismáticos e visão binocular;
Lei de Prentice;
Técnicas matriciais;
Lentes prismáticas;
Prescrição de prismas.

Lentes multifocais
Acomodação e presbiopia;
Lentes bifocais de peça única e de fusão;
Posição e grandeza do segmento de adição;
Lentes trifocais;
Lentes progressivas;
Montagem e adaptação de lentes multifocais.

Revestimentos
Revestimentos anti-reflexo;
Revestimentos de endurecimento e hidrófugos;
Revestimentos coloridos e fotocromáticos.

Complementos
Lentes de proteção;
Lentiformes e híbridas;
A indústria oftálmica;
Regulamentação sobre lentes oftálmicas.

Práticas laboratoriais
Reparação e ajuste de armações;
Montagem e medicação de lentes multifocais e prismáticas;
Ajuste de óculos em casos de não tolerância;
Adaptação da lente oftálmica mais adequada para cada paciente.
Metodologias de ensino
e avaliação 

As aulas são expositivas, apresentando os conceitos fundamentais e a demonstração dos principais resultados, e de aplicação prática. Os alunos deverão adquirir uma visão global dos temas abordados, e das suas interligações, e a capacidade de resolver os problemas formulados.

Avaliação contínua:

  • Os alunos em regime de avaliação contínua devem estar presentes em todas as aulas práticas, sendo o mínimo de presenças de 80% das aulas práticas leccionadas;
  • A nota final é a média de duas frequências (nota mínima 8 valores em cada) de avaliação ou uma prova global.


Os alunos Trabalhadores-Estudantes (TE) que optem pelo regime de avaliação contínua estão isentos do parâmetro de assiduidade, sendo avaliados com os restantes parâmetros, sem prejuízo das normas previstas pela Legislação em vigor para alunos TE. 

Avaliação por exame:
Realização de uma única prova Teórico/prática na época de exames no final do semestre.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Mukherjee PK. Ophthalmic Assistant. JP Medical Ltd.  2013.
  • Prentice CF. Ophthalmic lenses and prisms. Bibliolife. 2010.
  • Jalie M.  Ophthalmic lenses and dispensing. Elsevier Health Sciences. 2007.
  • Hecht E. Óptica 2ª Edição.. Fund. Calouste Gulbenkian. 2002.
  • Faria JAB. Optica: Fundamentos e Aplicação. Editorial Presença. 1994.
Bibliografia secundária 
  • Keating MP. Geometric, physical and visual optics, Butterworth-Heinemann Ltd. 2002.
  • Alonso J, Gómez-Pedrero JA, Quiroga JA. Modern Ophthalmic Optics. Cambridge University Press. 2019.
  • Brooks CW, Borish I. System for Ophthalmic Dispensing. 3ª Edição. Elsevier Health Sciences. 2006.