Docentes

Henrique Virgílio dos Santos Nascimento (Responsável)

Carlos Alberto Esteves Barata Lourenço

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o ciclo de formação.

Competências:

  • Informar os pacientes e explicar a sua condição ocular;
  • Tomar decisões apropriadas de prescrição e tratamento baseadas no estado refrativo e oculomotor;
  • Tratar pacientes adultos com desvios oculares estrábicos e não estrábicos;
  • Examinar o fundo de olho utilizando técnicas diretas e indiretas;
  • Conhecer o desenvolvimento do sistema visual e função visual;
  • Saber efetuar uma história do caso dedicada à função visual na pediatria;
  • Conhecer técnicas de avaliação da função visual e anatomia visual em crianças de diferentes idades;
  • Identificar e saber indicar o melhor tratamento para crianças em risco de desenvolver anomalias do sistema visual;
  • Estabelecer relações interprofissionais no campo da visão pediátrica;
  • Conhecer as alterações associadas ao envelhecimento do olho humano;
  • Reconhecer as implicações do envelhecimento do olho na função visual e saber implementar provas que permitam caraterizar esta relação;
  • Conhecer e interpretar o uso de tonómetros sem contacto;
  • Ouvir, comunicar-se de maneira eficaz e oportuna em um ambiente seguro, apropriado e confidencial;
  • Comunicar se mediante a adesão a padrões éticos e culturais apropriados;
  • Cumprir com as questões legais, profissionais e éticas relacionadas com a prática.
Conteúdos Programáticos<> Visão Pediátrica
O desenvolvimento normal do olho humano;
Valores padrão das funções visuais no olho pediátrico;
Exame visual em idade pré-escolar e idade escolar;
Visão binocular na população pediátrica;
Patologia ocular na população pediátrica;
Prescrição dos defeitos refrativos;
A ambliopia pediátrica:
- Tratamento.
Ergonomia visual;
O desenvolvimento do olho míope.

Exame visual na população geriátrica
O envelhecimento do olho humano:
- Segmento anterior e posterior;
- Alterações neurológicas;
- Alterações nas habilidades visuais (sensibilidade ao contraste, motilidade, adaptação ao escuro).
Exame refrativo e prescrição dos defeitos refrativos;
Patologia ocular na população geriátrica.

Prática clínica de optometria
A consulta de optometria desde a história do caso ao tratamento.
Metodologias de ensino
e avaliação 

Para a realização dos objectivos da UC é necessário que o aluno tenha acesso a pacientes reais com problemas reais. A UC é composta por 15h de aulas teóricas que vão ensinar o aluno a sintetizar e escolher o teste mais adequado para cada tipo de paciente: infantil, geriátrico, deficientes ou com algum tipo de patologia. As restantes horas de contacto (60h) serão dedicadas à prática com sujeitos reais afectados de qualquer tipo de ametropias, disfunções binoculares e acomodativas, devendo aplicar-se tratamentos com lentes oftálmicas, lentes de contato, programas de terapia visual e de reabilitação visual. O aluno aprende a detectar alterações que devem ser enviadas para tratamento por outros profissionais. Para completar a formação serão realizadas sessões clínicas onde os alunos expõem casos, dando origem a um fórum para discussão de casos clínicos.

A avaliação da UC será: 30% parte teórica (prova escrita teórica) e 70% parte prática.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Lee AG,  Beaver HA. Geriatric Ophthalmology: A Competency-based Approach. Springer Science & Business Media.  2010.
  • Montés-Mico R. Optometría. Aspectos avanzados y consideraciones especiales. Elsevier España. 2011.
  • Olarte F, Fernanda L, Montoya M, Piedad N. Principios de optometría pediátrica. Universidad de la Salle. 2018.
  • Bermudez Ruiz ML. Ambliopía desde la optometría pediátrica. Universidad de La Salle. 2015.
Bibliografia secundária 
  • Grosvner TP.Primary Care Optometry. Elsevier Health Sciences. 2007.
  • Warshaw GA, Potter JF, Flaherty E,  McNabney MK, Heflin MT, Ham RJ. Ham's Primary Care Geriatrics E-Book: A Case-Based Approach. 7ª Edição. Elsevier Health Sciences. 2021.