Docente

Ana Sofia Castro Nascimento Costa Roque

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

O objetivo é dar a conhecer os conceitos relacionados com interdisciplinaridade em ciências da saúde e ciências da visão:

  • Conhecimento sobre o funcionamento dos diferentes organismos de serviços de saúde com influência direta ou indireta nos cuidados visuais à população;
  • Ter a capacidade para encaminhar um paciente para outro profissional através das vias de encaminhamento apropriadas;
  • Saber elaborar e implementar ações de promoção da saúde visual;
  • Conhecer as linhas de ação estipuladas para a gestão de pacientes com determinadas patologias sistémicas;
  • Saber interpretar informação derivada de outros profissionais de saúde e saber transmitir informação do foro optométrico a outros profissionais;
  • Conhecer em detalhe e possuir um bom nível de especificidade e sensibilidade na avaliação das seguintes patologias, glaucoma, retinopatias, alterações não glaucomatosas do nervo ótico e outras patologias do segmento anterior e posterior do olho.
Conteúdos Programáticos

Interdisciplinaridade
Conceito e exemplos de interdisciplinaridade em ciências da saúde;
O optometrista na rede de cuidados visuais;
Caracterização legal e profissional do optometrista.

A rede de saúde pública em Portugal

Ações de promoção da saúde visual
Elaboração de planos de rastreio visual;
Metodologia usada em rastreios;
Mecanismos de comunicação dos resultados;
O conceito de telemedicina e mecanismos aplicados às ciências da visão.

Ação na presença de patologia
As patologias sistémicas comuns com afeção do sistema visual;
As patologias oculares mais comuns;
Interpretação e valores de referência de exames de apoio ao diagnóstico;
Quadros de tratamento;
Interação com outros profissionais de saúde e ação de referenciação do paciente;
Terminologia médica e redação de documentos de encaminhamento.

Metodologias de ensino
e avaliação 

As aulas teóricas serão fundamentalmente do tipo de exposição, combinadas com algumas horas de cariz teórico-prático em temáticas que requerem a aplicação de conceitos.

A nota final é composta da seguinte forma:

  • 70% de uma prova escrita teórica ou exame;
  • 30% de um trabalho a desenvolver sobre uma das áreas temáticas.


Obtenção de classificação de frequência:

  • A prova escrita deve ter classificação superior a 6 valores;
  • Entrega de trabalho escrito.
Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Porter-O´Grady T. Interdisciplinarity Shared Governance: Integrating Practice, Transforming Healthcare. 2ª Edição. Jones & Bartlett Learning. 2009.
  • Muchnick B. Clinical Medicine in Optometric Practice. 2ª Edição. Mosby. 2007.
  • Thomann KH, Marks ES, Adamczyk DT. Primary Eyecare in Systemic Disease. 2ª Edição. Mcgraw- Hill/Appleton& Lange. 2001.
  • Elliot DB. Clinical Procedures in Primary Eye Care. 4ª Edição. Saunders/Elsevier. 2013.
Bibliografia secundária