Docentes

Rui Emanuel Antunes Seixas

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Objetivos:

  • Dominar o conhecimento das patologias oculares; 
  • Identificar macro e microscopicamente as lesões celulares provocadas pelos vários agentes patogénicos; 
  • Identificar as causas patológicas;
  • Correlacionar lesões com sinais, sintomas e alterações de exames complementares; 
  • Identificar qual a melhor terapêutica a utilizar perante determinado diagnóstico e saber reencaminhar o paciente para a especialidade devida.

O aluno deve desenvolver as seguintes competências específicas: 

  • Saber diagnosticar uma patologia e perceber o tratamento adequado no campo da doença sistémica e ocular;
  • Perceber a importância da variabilidade inter-individual na administração de fármacos e seu potencial impacto toxicológico; 
  • Conhecer o impacto das patologias sistémicas a nível ocular;
  • Conhecer as características farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos grupos de fármacos estudados em especial de fármacos oftalmológicos;
  • Conhecer a semiologia ocular.
Conteúdos Programáticos

Patologia Oftalmológica
Conceito de oftalmologia;
Semiologia Ocular;
Patologia das pálpebras;
Patologia do aparelho lacrimal;
Patologia da conjuntiva.
Patologia da córnea;
Alterações do cristalino;
Patologia da úvea: uveítes anteriores e posteriores;
Classificação e semiologia geral das patologias de retina;
Glaucoma;
Patologia do nervo ótico;
Tumores e alterações motoras;
Patologia da órbita;
Patologia neurovisual sensorial;
Neuropatologia oculomotora.

Patologias sistémicas e suas repercussões oculares
Doenças cardiovasculares;
Doenças hematológicas;
Doenças endocrinológicas e nutricionais;
Doenças neurológicas;
Doenças reumatológicas, vasculites e colagenoses Inflamação e reparação;
Doenças infeciosas;
Doenças oncológicas;
Doenças congênitas e hereditárias.

Farmacologia Oftalmológica
Absorção, distribuição, biotransformação e eliminação;
Vias de administração dos fármacos oculares;
Fármacos mióticos, midriáticos, cicloplégicos e beta-bloqueantes;
Terapêutica anti-glaucomatosa;
Terapêutica anti-inflamatória;
Agentes antimicrobianos;
Anestésicos locais;
Antissépticos oculares;
Efeitos tóxicos sistémicos de fármacos administrados por via ocular;
Efeitos tóxicos oculares de fármacos administrados por via sistémica.


Práticas/teórico-práticas
Diagnóstico de patologias oculares;
Exercícios de decisão terapêutica.

Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia privilegia a exposição da componente teórica da matéria, suportada na bibliografia fornecida e com o eventual recurso a software educativo. As aulas teóricas são de frequência voluntária e intercaladas com teórico-práticas nas quais são apresentados casos clínicos. 

São ainda dinamizadas pequenas discussões sobre temas relacionados com a matéria e o futuro enquadramento profissional dos alunos. Os alunos são também estimulados participarem de forma ativa na resolução dos casos clínicos apresentados tanto na componente prática como teórica.

A avaliação final resulta da realização de: duas provas escritas individuais e presenciais (35% + 35%) assim como a resolução e exposição em aula de casos clínicos (30%). 

Para aprovação à unidade curricular a média das duas provas escritas e dos casos clínicos tem de ser superior a 9,5 valores.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Foster M. Diagnosis from Optical Symptoms. 15th Edition. Palala Press 2018.
  • Hofling-Lima AL, Tobias de Aguiar Moeller C, de Freitas D, Nogueiras Martins E. Manual de Condutas em Oftalmologia. UNIFESP. 2008.
  • Cunningham E and Riordan-Eva P. Vaughan & Asbury'S General Ophthalmology. 19th Edition. McGraw Hill Higher Education. 2017.
  • Ritter J, Flower R, Henderson G, Loke Y, MacEwan D and Rang H. Rang y Dale Farmacología. 9ª Edição. Elsevier. 2020.
Bibliografia secundária 
  • Salmon J. Kanski's Clinical Ophtalmology, 9th Edition. 2019.
  • Katzung B and Vanderah T. Farmacologia básica e clínica. 15ª Edição. McGraw-Hill. 2022.
  • Buja LM, Krueger GRF. Netter's Illustrated Human Pathology. Elsevier. 2013.