Docentes

Clara Martínez Pérez (Responsável)

Xabier Rodriguez Alonso

Ana Sofia Castro Nascimento Costa Roque

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

O objetivo é fornecer conhecimentos avançados em áreas específicas da optometria. As competências a desenvolver são:

  • Possuir conhecimento teórico/prático para efetuar a avaliação visual, saber aconselhar, e dispensar as ajudas em pacientes com baixa visão e defeitos no campo visual;
  • Efetuar uma avaliação visual num paciente com dificuldades de aprendizagem e indicar o tratamento visual;
  • Efetuar uma avaliação e conhecer os requisitos necessários pré e pós-operatórios na cirurgia refrativa/catarata;
  • Caracterizar ambientes de visão ocupacional e aconselhar o paciente a melhoria ou proteção da visão;
  • Conhecer o princípio de funcionamento de técnicas complementares de diagnóstico e interpretar e elaborar relatórios clínicos;
  • Selecionar o tratamento mais adequado;
  • Entender e reconhecer incertezas de um paciente sobre seu bem-estar visual, exame visual e possíveis efeitos colaterais oculares da medicação;
  • Comunicação de maneira clara com os pacientes ante diversas situações, de uma maneira segura, ética e confidencial;
  • Criar, manter, interpretar e responder registros claros, precisos e contemporâneos;
  • Fazer julgamentos e compreensão sobre encaminhamento;
  • Demonstrar compreensão das obrigações legais, profissionais e éticas dos optometristas.
Conteúdos Programáticos Baixa Visão (BV)
O exame e limites visuais em pacientes com BV;
Ajudas não óticas, óticas e digitais para BV;
BV em idade pediátrica.

Cirurgia Refrativa e de Catarata
Técnicas de cirurgia refrativa e de catarata;
O exame pré-operatório e seleção de candidatos;
A avaliação pós-operatório;
Sintomatologia do paciente e gestão ótica de sintomas.

Dificuldades de aprendizagem
Etiologia e características da dificuldade de aprendizagem;
Abordagem da consulta optométrica no paciente com dificuldade de aprendizagem;
Condições oculares comuns no paciente com dificuldade de aprendizagem;
O exame visual em pacientes com dificuldades de aprendizagem.

Visão ocupacional
Os requisitos visuais em determinadas profissões e ocupações;
Os protocolos existentes e requisitos legais para cada profissão e ocupação.

Técnicas de complementares de diagnóstico
Tomógrafo de coerência ótica, retinógrafo, tomógrafo ótico, campímetro, biómetro, aberrómetro, potenciais visuais evocados e electroretinograma,
Interpretação de resultados e elaboração de relatórios;
Identificação, tratamento e manejo usando óculos e lentes de contato e prognóstico.

Prática clínica de optometria
Metodologias de ensino
e avaliação 

As aulas teóricas serão do tipo de exposição e discussão no momento de abordar a interpretação de exames clínicos. Existirá uma componente prática onde serão aplicados os conhecimentos em contexto clínico, tentando na medida do possível observar pacientes com baixa visão, pessoas com dificuldades de aprendizagem e pessoas com necessidades visuais ocupacionais especiais.

A nota final é composta da seguinte forma:

  • 50% de uma prova escrita teórica;
  • 35% de um exame prático;
  • 15% da elaboração de relatórios clínicos.

O exame prático requer aprovação, isto é classificação maior ou igual a 10 valores.

Para obtenção de nota de frequência o aluno deverá:

  • Obter classificação maior ou igual a 6 valores na prova escrita teórica;
  • Obter aprovação no exame prático;
  • Efetuar a elaboração de relatórios clínicos.

Avaliação por exame:

  • 50% da nota do exame;
  • 35% de um exame prático;
  • 15% da elaboração de relatórios clínicos.
Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Corn AL, Erin JN. Foundations of Low Vision- Clinical and Functional Perspectives. 2ª Edição. AFB press. 2010.
  • Azar D, Gatinel D, Hoang-Xuan T. Refractive Surgery. 2ª Edição. Elsevier. 2006.
  • Azar DT. Refractive Surgery. 3ª Edição. Elsevier Health Sciences. 2019.
  • Naroo SA. Refractive Surgery: A guide to assessment and management. Butterworth-Heinemann, 2004.
  • Pitts DG, Kleinstein RN. Environmental Vision, Interactions of the Eye, Vision and the Environment. Butterworth-Heinemann. 1993.
  • Duker J, Waheed N, Goldman D. Handbook of Retinal OCT. Elsevier Heath Sciences. 2013.
  • Krueger R, MacRae S. Wavefront Customized visual correction: the Quest for Supervision II. 2ª Edição. 2003.
  • Heckenlively JR, Arden GB. Principles and Practice of clinical Electrophysiology of Vision. 2ª Edição. A Bradford Book. 2006.
Bibliografia secundária 
  • Rowe F. Visual Fields via the Visual Pathway. 2ª Edição. CRC Press. 2016.
  • Jackson AJ, Wolffsohn JS. Low Vision Manual. Butterworth Heinemann/Elsevier. 2007.
  • Armstrong D,  Marmor MF, Ordy MO. The Effects of Aging and Environment on Vision. Springer US. 2012.
  • Dickinson C. Low Vision. Principles and Practice. 4ª Edição. Butterworth-Heinemann. 1998.