Docente

Ana Raquel da Silva de Castro Fernandes Shirley de Oliveira

Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Objetivos:

  • Proporcionar acesso a um conhecimento abrangente sobre conceitos fundamentais da Ética e Deontologia e informação relevante sobre problemas diversos de ética profissional;
  • Permitir formular critérios de atuação sobre os aspetos especificamente relacionados com o exercício profissional.

Competências:

  • Conhecer as obrigações legais para a prática optométrica;
  • Conhecer o padrão ético e cultural;
  • Ter a capacidade de tratar os pacientes de forma segura, ética e confidencial;
  • Ter a capacidade de comunicar aderindo a padrões éticos e culturais apropriados;
  • Ter a capacidade de cumprir as questões legais, profissionais e éticas relacionadas à prática;
  • Criar um ambiente seguro por meio de estratégias de garantia de qualidade e gestão de risco;
  • Usar estratégias para promover a saúde e prevenir doenças;
  • Compreender a necessidade de participar em atividades de desenvolvimento profissional contínuo para manter competências e conhecimentos nas áreas de prática optométrica.
Conteúdos Programáticos
  • Introdução à Ética e aos Princípios Éticos na Profissão;
  • Enquadramento Legal Profissional Nacional e Internacional;
  • As Funções das Associações Profissionais na regulação da Profissão;
  • Análise dos códigos Deontológicos;
  • Competências e Dimensões do Desempenho Profissional. Reflexão e Propostas de Ação;
  • Noções chave da Ética: liberdade humana, actos livres e consciência;
  • Consciência Ética e Formação da Consciência. Lei moral, Lei Natural e Virtudes Humanas;
  • Pessoa, Sociedade e Bem Comum. Princípios Fundamentais da Ordem Social;
  • Literacia em Saúde Visual. Práticas de Promoção de Saúde.
Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia da unidade curricular estará organizada com base em sessões teórico-práticas, com recurso ao método expositivo, à apresentação de trabalhos, dinamização de debates e momentos de reflexão com base em literatura e/ou exercícios práticos individuais ou de grupo relacionados com o programa e o futuro exercício profissional. A avaliação final resulta da realização de provas escritas individuais e presenciais (45%) e trabalhos teórico-práticos apresentados oralmente nas aulas (45%) ou uma prova global (90%). É considerada também a participação nas aulas (10%).

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Molina Montoya NP. Toma de decisiones bioéticas en optometría clínica. Universidad de la Salle. 2016.
  • Rubio-Rincón GS, Jurado Medina SP, Molina Montoya NP. Ética en la investigación biomédica. Universidad de la Salle. 2017.
  • Carapeto C, Fonseca F. Ética e Deontologia. Manual de Formação. OET. 2012.
Bibliografia secundária 
  • Appiah KA. Cosmopolitismo, Ética num Mundo de Estranhos. Mem Martins. 2008.
  • Bailey RN, Heitman E. An Optometrist’s Guide to Clinical Ethics. American Optometric Association. 2000.
  • César das Neves J.  Introdução à Ética Empresarial.  Principia. 2008.
  • Lipovetsky G, Serroy J.  A Cultura-Mundo. Respostas a uma sociedade desorientada. Eds 70. 2010.