Docente | José Augusto Nunes Vicente Passos Morgado Paulo Filipe Faria Machado |
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
O estudante fica a conhecer os conceitos técnicos e de gestão principais ligados aos serviços de Navegação Aérea, de Gestão do Tráfego Aéreo e Gestão de Recursos Humanos na Navegação Aérea bem como conhecer a regulamentação internacional, europeia e nacional que constitui os respetivos normativos legais que visam a sustentabilidade. Deverá também conhecer os objetivos, estrutura e funcionamento das principais organizações e serviços que regulam, supervisionam e operam nesta área, as profissões a elas ligadas e os principais temas e interesses da sustentabilidade que ligam a Indústria do Transporte Aéreo e estes serviços e infraestruturas aos desafios e objetivos futuros comuns. |
Conteúdos Programáticos |
Navegação Aérea Espaço aéreo Gestão de Recursos Humanos na Navegação Aérea |
Metodologias de ensino e avaliação |
A metodologia de um ensino a distância privilegia um ensino assíncrono onde os professores disponibilizam os conteúdos de diversas formas e meios (vídeo, texto, áudio, infografia/imagem) permitindo aos estudantes ter acesso a estes conteúdos em qualquer lugar e a qualquer hora. A interação dos estudantes com estes conteúdos será realizada por meio do campus virtual que contém um conjunto de atividades como o fórum de discussão, e-books, apresentações dinâmicas, vídeos educativos e de conteúdo, podcasts, vídeos aulas, testes entre outras atividades externas que podem ser incorporadas ou embebidas no próprio campus. As funcionalidades destas atividades permitirão urna validação do conhecimento adquirido através de reflexões, comentários, trabalhos científicos, testes, entre outros; criando desta forma uma dinâmica de interação entre professor-estudante, estudante-estudante e estudante-conteúdo. Os recursos/atividades disponibilizadas permitirão ter um processo de inclusão dos alunos numa comunidade de aprendizagem em rede com total autonomia, responsabilidade e flexibilidade, tendo o professor o papel de facilitador e orientador dessa aprendizagem. O processo de avaliação predominantemente será realizado online, de uma forma continua permitindo a apresentação oral pelo aluno numa sessão online síncrona através de uma plataforma de webconferência que exigirá sempre a validação da identidade do estudante.
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
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