Docente |
Isabel Maria Palma Aleixo Cabrita |
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
A unidade curricular tem 5 objetivos:
- Fornecer uma panorâmica da dependência energética da sociedade atual a nível mundial, europeu e nacional;
- Transferir conhecimento relativamente aos efeitos ambientais da produção e uso da energia;
- Proporcionar uma panorâmica abrangente dos instrumentos políticos desde o nível internacional até ao nível local e articulação entre estes e outros instrumentos de sustentabilidade;
- Apresentar exemplos práticos da aplicação das políticas de gestão energético-ambientais;
- Perspetivar o futuro das políticas energéticas.
Relativamente a competências, o aluno deve:
- Conhecer as principais fontes energéticas e atores;
- Compreender e conhecer os principais impactos do atual modelo energético;
- Conhecer os principais instrumentos de política, objetivos e articulação a nível geográfico;
- Conhecer exemplos de aplicação e desenvolver atitudes e valores de responsabilidade social e ambiental;
- Reconhecer principais tendências energéticas.
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Conteúdos Programáticos |
O retrato energético Mundial, Europeu e Nacional Fontes energéticas Setores consumidores Tendências para o cons. futuro
As consequências amb. da prod. e uso da energia Emissão de GEE; Poluição do ar, Outras pressões ambientais da produção de energia As alterações climáticas às escalas: global, regional e local A internalização dos custos de produção no preço final da energia
Instrumentos políticos e regulamentares e sua articulação Mundial/Europeu: Acordos internacionais e Diretivas Europeias Nacional: Estratégias e Regulamentos Regional: Estratégias regionais Municipal: Regulamentos, Estratégias e boas práticas
Articulação com outros instrumentos de sustentabilidade
Exemplos das polít. de gestão energético ambientais, nos setores, e sua articulação: Internacional Nacional Regional Municipal Setor privado
Políticas energéticas futuras
Análise estatística de casos de estudo
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Metodologias de ensino e avaliação |
Em virtude do formato EAD assíncrono, a metodologia de ensino expositiva é alterada, passando a contar com sessões assíncronas via plataformas de comunicação dedicadas, bem como a utilização de recursos de gamificação e da plataforma moodle, como fóruns e debates. A metodologia privilegiará na componente teórica da matéria a disponibilização dos conteúdos por vídeo ou ebooks interativos, bem como a utilização de recursos de gamificação e da plataforma moodle, como fóruns e debates, suportada em cenários, estudos e estatísticas provenientes de entidades internacionais e nacionais, sendo explanadas com recurso ao do formato EAD assíncrono. Os instrumentos políticos serão apresentados dando especial ênfase aos seus objetivos e às medidas neles propostas. Serão dinamizadas pequenas discussões sobre as problemáticas abordadas e temas com elas inter-relacionados. Os alunos serão também estimulados a trabalhar em grupo, realizando apresentações assíncronas sobre alguns instrumentos de políticas energético-ambientais ou de casos práticos. Estes trabalhos serão realizados de forma colaborativa através das ferramentas ao dispor dos estudantes das suas credenciais institucionais do ISEC Lisboa.
Avaliação: A classificação final (CF) da UC corresponderá a: CF = 0,275xT1 + 0,275xT2 + 0,45 x (SomaTD)/n, ou CF = 100% Exame online. A nota final deve ser superior a 9,5/20. Para obter aprovação a esta unidade curricular, os alunos deverão obter uma classificação final (CF) superior a 9,5 valores. O formato de avaliação inclui a utilização da plataforma Moodle a distância, com tempo limitado.
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- BIEA (2021), Global Energy Review 2021, International Energy Agency, Paris: https://www.iea.org/reports/global-energy-review-2021
- IRENA (2021), World Energy Transitions Outlook: 1.5 C Pathway, International Renewable Energy o Agency, Abu Dahbi; ISBN 978-92-9260-334-2.
- Portugal 2021: Energy Policy Review, International Energy Agency, Paris.
- Jatin Nathwani, Niels Lind, Ortwin Renn, Hans Joachim Schellnhuber (2021), Balancing Health, Economy and Climate Risk in a Multi-Crisis, Energies 2021, 14, 4067: https://doi.org/10.3390/en14144067
- Isabel Cabrita [et. Al] (2020), Roteiro e Plano de Ação para o Hidrogénio em Portugal, Direção Geral de Energia e Geologia, ISBN 978-972-8268-51-0 (Eletrónico), Dep Legal 469524/20.
- Isabel Cabrita [et. Al.] (2000), Emissões de Gases de Estufa, Editores: I. Cabrita, D. Flores, M.J. Lemos de Sousa, Memórias, nº6, Faculdade de Ciências do Porto, ISSN 0871-1607.
- Isabel Cabrita [et. Al] (2018), O Hidrogénio no Sistema Energético Português: Desafios de Integração
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