Docente |
Fernando Jorge Gomes da Costa Maria Emilia da Silva Baltazar |
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
A UC fornece uma visão geral da avaliação ambiental para projetar, avaliar e replicar projetos e programas sustentáveis na aviação. Os discentes podem:
- Compreender a importância da avaliação de impacte ambiental (AIA) como instrumento de gestão ambiental, e ferramenta preventiva da política de ambiente e ordenamento do território, e a evolução do conceito.
- Compreender a estrutura, linguagem e ferramentas dos estudos de avaliação ambiental estratégica. Compreender o objetivo e resultados esperados do processo de AIA.
- Compreender a estrutura, linguagem e ferramentas dos Estudos de Impacte Ambiental. Caracterizar os métodos usuais de avaliação e predição de impactes ambientais.
- Compreender a seleção e utilização de indicadores ambientais e os métodos de monitorização.
- Implementar métodos práticos que informam decisões prudentes de investimento e apoiam o crescimento económico, o desenv. social e a sustent. ambiental com enquadramento na aviação
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Conteúdos Programáticos |
Introdução
Preparação para a realização de uma avaliação ambiental na Aviação Introdução Critérios para desencadear uma avaliação formal Conformidade regulamentar Parâmetros ambientais e metodologias de avaliação Documentação, comunicação e reporte
Etapas de Avaliação Ambiental na Aviação Introdução Descrever a alteração, finalidade e alternativas propostas Determinar o âmbito e a extensão da avaliação exigidas Proceder a uma avaliação ambiental Documentação final, comunicação e reporte
Interdependências e contrapartidas Introdução Exemplos de interdependência Interdependências ambientais Interdependências não ambientais Abordagens de exemplo para a gestão das compensações
Exemplos Exemplos de requisitos formais e orientações para as avaliações ambientais na aviação Metodologias de avaliação e parâmetros ambientais fundamentais aplicados à avia
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Metodologias de ensino e avaliação |
Ao longo de 15 semanas serão disponibilizadas 4 aulas síncronas, onde as 3 primeiras (1 hora cada) serão para tirar dúvidas e solidificar o conhecimento de conteúdos abordados nos capítulos que constituem a UC e uma última (4 horas) para a apresentação dos trabalhos pelos alunos, as restantes 11 aulas serão assíncronas onde serão disponibilizados vídeos de conteúdo sobre o programa da UC para visualização bem como artigos para leitura e ebooks interativos para apresentar conteúdos. No contexto de aulas assíncronas, são usadas metodologias de aprendizagem ativas, nomeadamente flipped classroom e gamificação, em que os discentes são convidados a visualizar e interagir com os diversos conteúdos (vídeos, ebooks e artigos). Dentro destas metodologias, os discentes são motivados a participar em fóruns de discussão, submissão de trabalhos escritos bem como o peer assessment como processo de validação pelos pares. Como forma a consolidar os conhecimentos, as aulas síncronas validam e clarificam os conhecimentos adquiridos.
Das horas da unidade curricular 23 horas serão assíncronas nas atividades descritas anteriormente, e 7 horas serão em regime síncronas para um processo de clarificação de dúvidas e validação de conhecimentos.
Avaliação: Submissão preliminar da estrutura do trabalho principal-Assíncrono - 5% Relatório de evolução do trabalho principal-Assíncrono - 20% Submissão do trabalho principal Assíncrono - 35% Teste Final Online Síncrono - 40%
Para dispensar de exame é necessário a classificação 9,5/20
Exame online síncrono que vale 100% da nota
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- Riki Therivel, John Glasson, “Introduction to Environmental Impact Assessment”, Routledge, 2019. https://doi.org/10.4324/9780429470738
- John Glasson, Riki Therivel, Andrew Chadwick, “Introduction to Environmental Impact Assessment : Principles and Procedures, Process, Practice and Prospects”,2nd edition Routledge, 2010.
- Y. Anjaneyulu, Valli Manickam, “Environmental Impact Assessment Methodologies”, BS Publications, 2007.
- C. Lee, Shun Lin, “Handbook of Environmental Engineering Calculations”, McGraw-Hill Professional, 2007.
- Partidário, M. R. & Jesus, J. (2003). Fundamentos da Avaliação de Impacte Ambiental. Universidade Aberta, Lisboa Doc 10031, Guidance on Environmental Assessment of Proposed Air Traffic Management Operational Changes, ICAO, 2014.
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