Docente |
Ana Cristina dos Santos Freitas Barqueira |
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
A UC inicia com o foco epistemológico e como este determina o desenho de investigação. A UC orienta-se também para o desenvolvimento de ferramentas de recolha e análise de informação, que permitam refletir e fundamentar futuras opções de trabalho. São abordadas as ferramentas de pesquisa quantitativa e qualitativa, e mista. Pretende-se que o aluno desenvolva competências para:
- Distinguir paradigmas epistemológicos e saiba escolher a metodologia e os métodos adequados à sua pesquisa;
- Formular o problema de investigação, as questões ou hipóteses de investigação os objetivos;
- Fundamentar a pertinência do problema formulado;
- Pesquisar e elaborar a revisão da literatura que sustenta a abordagem escolhida e o estado de arte do tema;
- Selecionar e justificar adequadamente a escolha de métodos e técnicas de recolha e análise dados;
- Conseguir explicitar as questões éticas que balizam a investigação a realizar;
- Consiga desenhar, planear e desenvolver um cronograma do trabalho a realizar.
|
Conteúdos Programáticos |
Epistemologias e investigação A diversidade ou pluralidade epistemológica da ciência Escolha de um paradigma de investigação a partir da pluralidade de perspetivas epistemológicas. Investigação e ética
Desenhos de investigação A questão/objetivos de investigação O processo de investigação
Enquadramento Geral e Teórico; Fundamentação metodológica; Estratégias de recolha e tratamento de dados/informação; Elaboração do plano de tese/dissertação.
A divulgação dos resultados A investigação sobre gestão da sustentabilidade
Métodos Métodos qualitativos, quantitativos e mistos; Métodos de recolha e técnicas de análise dos dados quantitativos e de dados qualitativos; Investigação por questionário e tratamento estatístico de dados.
|
Metodologias de ensino e avaliação |
A metodologia de ensino-aprendizagem inclui três componentes:
- Expositiva – apresentação dos quadros teóricos de referência.
- Experimental – exploração e desenvolvimento de exercícios.
- Auto-estudo – trabalho autónomo do aluno (leitura de bibliografia). É assim incentivado o estudo e reflexão individual sobre as temáticas propostas bem como a aprendizagem colaborativa para a construção conjunta do conhecimento, baseada em fóruns de discussão na turma moderados pelo docente, fóruns de grupo, fóruns de discussão moderados pela(o)s estudantes, fóruns de dúvidas moderados pelo docente, e fóruns de auto-ajuda moderados pela(o)s estudantes.
Avaliação:
O processo de avaliação das aprendizagens será realizado:
Online – avaliação contínua:
- um trabalho individual escrito (60%) — consiste num pré-projeto, elaborado em duas fases, separadas por feedback e posterior revisão, apresentado oralmente pelo aluno.
- realização das atividades propostas online (40%). Online, no Campus Virtual, no final de semestre e em época de exames:
uma prova escrita individual (100%), com o apoio do software necessário para os conteúdos de estatística desenvolvido para sessão síncrona.
|
Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- Khun, T.S.; (2021); A Estrutura das Revoluções Científicas; Gerra&Paz Ed.
- Lewis-Beck, M. S., Bryman, A., and Futing Liao, T. (Eds.). (2004). The SAGE encyclopedia of social science research methods (Vol. 1). SAGE Publications, Thousand Oaks.
- Coutinho, C.P.; (2023); Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas Teoria e Prática; 2ªEd-; Almedina.
- Dawson, C.; (2019); Introduction to Research Methods; 5th Ed.; Little, Brown Book Group.
- Sanders, M., Lewis, P., Thornhill, A. (2018). Research methods for business students, 8th Ed.; Pearson Education Limited.
- Baranano. A. M. (2004). Métodos e técnicas de investigação em Gestão. Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação; Edições Silabo.
- Quivy, R. e Campenhoudt, L.V. (2005). Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva.
- Yin, R. (2008). Case Study Research. Design and Methods. Sage.
- Bryman, A., & Bell, E. (2018). Business research methods (5th ed.). Oxford University Press.
|