O Learning Innov@tion Studio (LIS) do ISEC Lisboa pretende ser um espaço de inovação pedagógica e de apoio docente na implementação de metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem, promovendo um ensino mais digital através de conteúdos mais interativos e multimédia.

Com este intuito o LIS pretende dinamizar:

  • Ações de formação de capacitação dos docentes em competências digitais e de inclusão das tecnologias na sua ação pedagógica;
  • Apoio na conceção de conteúdos digitais e multimédia de forma a facilitar o processo de ensino-aprendizagem;
  • Criar uma oferta formativa e de outros projetos formativos/científicos, através de ambientes web, que permitam uma maior visibilidade ao ISEC Lisboa;
  • Apoiar os docentes do ISEC Lisboa no desenvolvimento de formação graduada, pós-graduada e formação contínua através de iniciativas imersivas, blended e e-Learning;
  • Uma atualização das competências digitais e pedagógicas dos docentes do ISEC Lisboa.

EIXOS DE AÇÃO

1 - Fomentar a componente pedagógica e inovadora da atividade docente através da formação:

  a) Promover a formação docente em competências tecnológicas e pedagógicas numa era digital, com formações regulares ao longo do ano letivo;
  b) Apoiar os docentes na utilização de metodologias pedagógicas ativas e inovadoras;

2 - Desenvolver e implementar de cursos/formação em regime blended ou e-Learning:

  a) Apoiar os docentes na implementação de cursos/formação em regime online;
  b) Apoiar no acompanhamento técnico-pedagógico dos cursos/formações implementadas;
  c) Adaptar cursos de pós-graduação para ensino online;

3 - Desenvolver investigação no âmbito da formação e implementação de novos conceitos de inovação pedagógica presencial/online do ISEC Lisboa:

  a) Criar um documento periódico com a partilha de pedagogias utilizadas e a implementar nas UC dos diversos cursos;
  b) Implementar e disseminar investigação no âmbito da formação pedagógica realizada no ISEC Lisboa;
  c) Representar e publicar a investigação realizada em revistas com fator de impacto ou conferências da área com revisão por pares.
 


COORDENAÇÃO
NUNO RICARDO OLIVEIRA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


 

EDUARDO CRUZ

Tecnologias

JORGE SOUSA

Audiovisuais

RICARDO OLIVEIRA

Didático-Pedagógica

ANA PATRÍCIA ALMEIDA

Representante Escola de Educação
e Desenvolvimento Humano

MÓNICA LAMEIRO

Representante Escola de Comunicação,
Artes e Indústrias Criativas

RUI ROCHA

Representante Escola de Gestão,
Engenharia e Aeronáutica



PUBLICAÇÕES

  • Oliveira, N. R., & Almeida, A. P. (2020). WhatsApp como ferramenta no contexto educativo. In J. A. Moreira, V. Gonçalves, A. García-Valcárcel, & P. G. Cuevas (Eds.), VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020 (pp. 260–275). Retrieved from https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/19663
  • Oliveira, N. R., & Almeida, A. P. (2020). WhatsApp como ferramenta no contexto educativo. In J. A. Moreira, A. García-Valcárcel, P. G. Cuevas, & V. Gonçalves (Eds.), ieTIC2020: Livro de Resumos - VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (p. 86). Porto: Universidade Aberta.