Aprovado em Aviso n.º 5458/2018. Declaração de Retificação n.º 586/2019. Declaração de Retificação n.o 328/2020
COORDENAÇÃO |
COORDENAÇÃO FCT |
|
Doutora Ana Cruz VarandasEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Horário de Atendimento:
|
Doutora Rita Brito
|
QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Orientar, apoiar e supervisionar crianças, bem como planear, conceber e implementar atividades e estratégias de apoio a crianças que conduzam à formação integral nos domínios afetivo, cognitivo e psicomotor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças; promover o bem-estar global e a formação pessoal e social das crianças; planificar atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento integral da criança; planear, implementar e avaliar projetos ou colaborar na sua dinamização; conceber, produzir e desenvolver recursos educativos de apoio à infância; integrar equipas multidisciplinares com funções orientadas para o apoio à infância; programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção.
DESTINATÁRIOS
+ Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
+ Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
+ Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
+ Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)
PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS
Técnicos de apoio à infância nos serviços educativos de Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Museus, Palácios e Monumentos da DGPC, Bibliotecas, ATL, Escolas e Jardins de Infância, Associações entre outras.
ENTIDADES PARCEIRAS
Escola Profissional Gustave Eiffel; Escola Profissional de Agentes de Serviços e Apoio Social; Escola Profissional Val do Rio; Centro Social Paroquial Nossa Senhora Linda-a-Velha do Cabo; A Creche Sempre em Flor - Instituição Particular de Solidariedade Social; Centro de Assistência Social de Belas; Associação Juvenil Ponte; Associação de Pais e Encarregados de Educação da escola Básica Mário Cunha Brito; Associação Crescemos Juntos; Centro Social e Paroquial de Barcarena.
TÍTULO CONFERIDO
Técnico Superior Profissional em Apoio à Infância
HORÁRIO
Diurno (atualmente em vigor)
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.
PLANO DE ESTUDOS
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO
2 anos
CONDIÇÕES DE ACESSO
+ Estudante Internacional
+ Regime de Acesso Ensino Secundário Completo
+ Regime de Acesso para Maiores de 23 anos
+ Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica – Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional – Titulares de Outros Cursos Superiores
PRÉ-REQUISITOS
N/A
EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO
Biblioteca; sala de leitura equipada com 4 PC’s (para uso de utentes), impressora e acesso à internet; acervo bibliográfico: mais de 2.000 livros e 40 periódicos estão disponíveis na área da educação. Family Relation Test, KIDS - Missouri Kindergarten Inventory, ASEBA, programa crescer, escala de comunicação pré-verbal, Movement ABC, entrevistas, PEP-R, TICL, inventários de avaliação ecológica. Materiais de Intervenção: PIAF, materiais de estimulação do desenvolvimento, bolas, colchões, arcos, espelhos, materiais de associação, classificação e sequenciação, enfiamentos, cordas, pinos, trave, jogos didáticos, materiais associados ao jogo simbólico, construções, instrumentos musicais. Meios audiovisuais e outros: câmara de filmar, sistema de som, computador, projetor, vídeo, espelho unidirecional, televisão, vídeo, etc. Material educativo: mapas geográficos, cartas topográficas, jogos, modelos anatómicos, modelos atómicos e moleculares, coleção de rochas e de minerais, sólidos geométricos.
ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO
+ Aprovado em Aviso n.º 5458/2018, publicado em Diário da República, 2.ª série, nº 79 de 23 de abril de 2018.