Aprovado em Despacho n.º 4875/2023, de 21 de abril de 2023.
Curso acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior | Processo ACEF/2021/0415607 aprovado pelo Conselho de Administração da A3ES a 27/02/2023.
Acreditação Máxima | 6 anos.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Doutor Leonardo Springer

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Doutora Maria Inês Lourenço
  • Nota Biográfica +

    Maria Inês Lourenço é professora (em várias unidades curriculares nas áreas do Design e da Educação) no ISEC Lisboa -, investigadora no CIAUD da FAUL e no TGRAF do ISEC Lisboa.

    É Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, mestre em Artes Visuais pelo IADE, mestre em Design e Cultura Visual pelo IADE, licenciada em Design - Produção Visual pelo IADE. Ensina e investiga na área das Artes e Humanidades, com enfoque no Design.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário de Atendimento:
Quinta-feira: 10h às 12h
*mediante marcação prévia por e-mail

Candidatura Online        Pedido de Informação

 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

A licenciatura em Design e Produção Gráfica do ISEC Lisboa proporciona um contacto direto com todo o ciclo de desenvolvimento de produtos gráficos: desde a conceção e desenvolvimento criativo, passando pela prémedia e culminando com a impressão/publicação digital.

É uma formação única no panorama nacional, que complementa uma componente criativa e teórica com uma experimentação profunda em produção gráfica e plataformas de edição on-line. Esta especificidade da formação tem assegurada uma taxa de empregabilidade de diplomados muito acima da média. Todas as unidades curriculares são teórico-práticas e dotadas de uma forte componente tecnológica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Planificar a produção de objetos e produtos gráficos: desenvolver e prestar acompanhamento técnico a projetos gráficos; controlar a preparação de ficheiros originais para reprodução e publicação; gerir a reprodução da cor nos processos gráficos; gerir suportes, tintas e materiais a utilizar no processo produtivo; organizar e supervisionar a produção e os processos de pré-impressão; colaborar na gestão da qualidade e dos processos de pré-impressão; apoiar a elaboração de orçamentos, a gestão e supervisão técnica do processo de produção, controlo, seleção e gestão de materiais de impressão, controlo e a coordenação da expedição de produto acabado; assegurar a ligação técnica e logística com o cliente e com os fornecedores, a gestão da qualidade e aplicação das normas do sector e o cumprimento das normas de proteção ambiental.

DESTINATÁRIOS

Esta licenciatura é dirigida à sociedade no seu todo, nomeadamente: alunos que tenham terminado o ensino secundário; maiores de 23 anos de idade; diplomados de Cursos de Especialização Tecnológica (CET); diplomados de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP); diplomados em outras licenciaturas cuja situação profissional beneficie de conhecimentos aprofundados na área do design e da produção gráfica.

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Esta licenciatura pretende formar designers gráficos dotados de conhecimentos sólidos sobre as ferramentas informáticas mais atuais e com umas profundas competências nas áreas da pré-media e conhecimentos sobre os diversos sistemas de impressão e/ou publicação em plataformas digitais.

ENTIDADES PARCEIRAS

Parcerias nacionais com vista a promover a cooperação interinstitucional no ciclo de estudos, bem como práticas de relacionamento do ciclo de estudos com o tecido empresarial e o sector público. O ISEC Lisboa tem uma forte parceria com o Instituto Politécnico de Tomar para a realização da CIDAG - Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas, desenvolvida desde 2010 no âmbito do ciclo de estudos e que, na última edição, recebeu figuras de relevo no Design como David Carson, Javier Mariscal ou Markus Heering. Salienta-se igualmente o processo permanente de celebração de protocolos e parcerias com empresas e organizações, tendo em vista o reforço da ligação e a prestação e serviços à comunidade, como é o caso do projeto 'Design é preciso'.

TÍTULO CONFERIDO

Licenciado em Design e Produção Gráfica.

HORÁRIO

Diurno (atualmente em vigor)
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

PLANO DE ESTUDOS

 

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

6 semestres (3 anos).


Acedem também os candidatos abrangidos pelos regimes especiais de acesso ao ensino superior previstos pela lei. Pode consultar o regulamento através do link: REGULAMENTO

PRÉ-REQUISITOS

Grupo D - Capacidade de visão adequada às exigências do curso. A forma de comprovação é através de auto declaração (capacidade para percecionar formas e cores).

Auto-declaração

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Vários laboratórios informáticos com Apple iMac 21" e HP All-in-one 24" para Multimédia. Softwares instalados dedicados à edição de texto e gestão de conteúdos [Adobe e Office], gestão de cor profissional, gestão de fluxos de produção gráfica, tratamento de imagem.

REGISTO, ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Informação Geral: 180 ECTS | 6 Semestres | Código: 9073

+ Grau atribuído: Licenciado

+ Registo de alteração na DGES: 

R/A-Ef 941/2011/AL02 de 06-04-2023
R/A-Ef 941/2011/AL01 de 01-09-2016

+ Registo inicial na DGES: 

R/A-Ef 941/2011 de 18-03-2011

+ Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), pelos Processos: 

Processo ACEF/2021/0415607 | Aprovado pelo CA da A3ES a 27/02/2023 (Acreditação máxima de 6 anos) 
Processo ACEF/1415/0415607 | Aprovado pelo CA da A3ES a 07/07/2016 (Acreditação máxima de 6 anos)
Processo CEF/0910/15607| Aprovado pelo CA da A3ES a 13/12/2011

 + Publicação dos planos de estudos: 

Despacho n.º 4875/2023, de 21 de abril
Despacho n.º 13260/2016, de 4 de novembro

Declaração de Retificação n.º 768/2017, de 6 de novembro