Aprovado em Aviso n.º 12870/2016. Declaração de Retificação n.º 450/2020.



COORDENADOR
Dr. João Serrano
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QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

O curso visa qualificar os alunos para a chefia dos sectores de alimentos e bebidas, de alojamento, de vendas de empresas hoteleiras, de restauração e similares, de receção/portaria, de andares/limpezas e de lavandaria/roupa, estando habilitados a planificar, programar, coordenar, organizar, executar, controlar e avaliar as atividades desenvolvidas nestes sectores, com recurso a métodos e a técnicas inovadoras de gestão integrada. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Planificar, programar, coordenar e controlar os serviços de aprovisionamento, de cozinha, de pastelaria, de restaurante, bar, cafetaria, cave do dia, serviço de quartos e de banquetes de estabelecimentos de restauração, integrados ou não em unidades hoteleiras; planificar, programar, coordenar e controlar as atividades de receção/portaria, de andares/limpezas e de lavandaria/roupa de estabelecimentos hoteleiros; aplicar e acompanhar a implementação das políticas de marketing e vendas da empresa; planificar, programar, gerir e supervisionar comunicações escritas e orais, realizadas no âmbito da gestão hoteleira. 

DESTINATÁRIOS

+ Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
+ Alunos do regime de acesso para Maiores de 23 Anos
+ Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica) 
+ Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Técnico de Gestão Hoteleira com competências para: aplicar os principais procedimentos operacionais de sistemas nos diversos departamentos da unidade hoteleira; aplicar as leis da oferta e da procura no desenvolvimento da atividade hoteleira; aplicar corretamente a legislação em vigor para o setor; coordenar a implementação de estratégias de marketing e de técnicas de negociação e de vendas; implementar e supervisionar o cumprimento de medidas de segurança no trabalho e de higiene e segurança alimentar; coordenar a preparação de ementas saudáveis aplicando o conceito de equilíbrio nutricional. 

ENTIDADES PARCEIRAS

Platinsoft; Kapainvest; Trivalor; Telepizza; Hotéis Altis; Fundação INATEL; Hotel Le Meridien Ra; Hotéis Vila Galé; Pestana Hotels; Lisbon Marriot Hotel; Hotel Júpiter Albufeira; Hotéis Continental; El Corte Inglés; JJWE Hotels; Sana Hotels; Gertal; Mello Saúde; Cenintel; Food4Kings; Hard Rock Café Portugal; Penha Longa Resort; HDP Lisboa (Sheraton Lisboa); Hotti Oriente Hotéis; Hotti Aeroporto Hotel; Versailles; Giroluta – Residência Inglesa e Turismo; InterContinental Hotel Lisboa; Sociedade Hoteleira S. Lourenço; Sociedade Turística da Penina; Lusotel- Hotel Dona Filipa; JJW Hotels Pinheiros Altos; ADHP; ACPP (Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal); APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia)

TÍTULO CONFERIDO

Técnico Superior Profissional em Gestão Hoteleira

HORÁRIO

Diurno e noturno 

PLANO DE ESTUDOS

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos

CONDIÇÕES DE ACESSO

Regime de Acesso Ensino Secundário Completo
Regime de Acesso para Maiores de 23 anos
Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica – Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional – Titulares de Outros Cursos Superiores;

PRÉ-REQUISITOS

N/A

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Cozinha de aplicação; restaurante/bar de aplicação; gabinete de prática de Alojamento; software de gestão hoteleira

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Aviso nº 10163/2017, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 170 — 4 de setembro de 2017