• portal docente 1
  • portal docente 2

PORTAL DO DOCENTE


DOUTOR JOSÉ REIS JORGE
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), Universidade Nova de Lisboa.
GABINETE
SCOPUS
https://orcid.org/0000-0002-8031-600X
RESEARCHER ID
CIÊNCIA ID
https://scholar.google.com/citations?user=TCqDeZQAAAAJ&hl=pt-PT

Colocar aqui a nota biográfica 

QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS

UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
TIPO CURSO ANO
Universidade de Bristol, Reino Unido PhD Ciências da Educação 2000
Universidade de Bristol, Reino Unido Master  Ciências da Educação 1992
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras Licenciatura Filologia Germânica 1980
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras Licenciatura Estudos Anglo-Americanos 1978


ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

  • Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores
  • Supervisão e Avaliação do Trabalho Docente
  • Modelos de Supervisão Pedagógica no Ensino Superior
  • O Professor-Investigador

 

 

 

 

ATIVIDADES LETIVAS

ANO LETIVO
SEMESTRE NOME DA UNIDADE CURRICULAR CURSO COORDENAÇÃO
2020/2021 Introdução à Investigação em Contextos Educativos Licenciatura em Educação Básica Informação
2020/2021 Métodos e Técnicas de Investigação em Educação I  Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Informação 
2020/2021 Integração Curricular e Avaliação Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Informação
2020/2021 Informação Informação Informação
2020/2021 Informação Informação Informação
2020/2021 Informação Informação Informação


ORIENTAÇÕES

TESES DE DOUTORAMENTO (x)

TIPO DE

ORIENTAÇÃO

NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Orientador Kim Aya Murray Teacher Perceptions and Engagement with Process Drama in EFL Aprovada University of Liverpool, UK/Laureate Online 2018 2020
Orientador Desirée Antonio Continuing Professional Development (CPD) of teacher educators: A Case Study exploring the perceptions and practices of teacher educators about CPD within the ecological environment of the island territories of the Organization of Eastern Caribbean States (OECS Aprovada University of Liverpool, UK/Laureate Online  2016 2020 
Orientador Masooma Mohameed An Exploration of why Omani Graduate Students need a Foundation Programme after learning English for twelve years in public schools Aprovada University of Liverpool, UK/Laureate Online  2015 2019 
Orientador Rabab AL Mouqahwi

The impact of language communication barriers on non-Arab medical practitioners’ healthcare delivery and ways of addressing miscommunication issues: An exploratory case study of Bahrain

A aguardar defesa  University of Liverpool, UK/Laureate Online  2015  
Orientador Kei Mihara

Language-related anxiety and motivational factors of students of English as a foreign language: A study with Japanese undergraduate engineering students

Em curso University of Liverpool, UK/Laureate Online  2019  
             

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Orientador Florencia Beatriz Aranda Siciliano O Papel do Supervisor Pedagógico no Contexto da Educação Pré-Escolar: Estudo de Caso de uma Supervisora Pedagógica Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2016 2017
Orientador José Luís Pires dos Santos Necessidades Formativas dos Enfermeiros Portugueses em Ozonoterapia Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2016 2017
Orientador José Luís de Almeida Arroio Teixeira Da Supervisão Pedagógica à Supervisão Clínica em Osteopatia Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2016 2017
Orientador Antónia Benedita Pereira Costa Formação Continuada de Docentes: Contribuições do Sindicato visando uma Educação de Qualidade Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2015 2016
Orientador Isabel Margarida do Rosário Nunes da Silva Formação para Avaliação do Desempenho Docente. Perceções dos Avaliadores do Grupo Disciplinar de Artes Visuais – 600 Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2013 2014 
Orientador Rute Isabel Saloio Rodrigues Sanches Articulação Curricular entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo: Contributos para a Eficácia da Escola, Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2012 2013
Orientador Maria do Céu Silva Nunes de Jesus Ciclo de vida, ciclos de estudo, autoconceito e perceção de avaliação de desempenho. Contributo para um modelo de avaliação do desempenho docente Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2012 2013
Orientador Maria de Fátima Lopes Martins Avaliação Diagnóstica: A sua Influência na Prática Letiva na Disciplina de Biologia e Geologia Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2012 2013
Orientador Rosa Maria Ferreira Matias Carvalho Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente: Necessidades Formativas dos Professores com Funções de Avaliadores Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2012 2013
Orientador Piedade Rosa Lopes Roque Percursos Formativos ao Longo da Vida: Três Percursos, Três histórias de Vida, Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2012 2013
Orientador Ângela Sofia Alves Santos Plácido A Componente de Apoio à Família. Da Organização à Supervisão: Estudo de Caso Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2011 2012
Orientador Mário João de Sousa Laranjo Do Individual para o Coletivo: Estudo de Caso de uma Experiência de Promoção de Trabalho Colaborativo Docente Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2011 2012
Orientador Elsa Ortélia Gândara Cipriano Queiroz Contributo da Avaliação do Desempenho Docente para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Um Estudo Exploratório Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2011 2012
Orientador Sandra Cristina Pinto Fétal Promoção de Competências Sociais no 2º Ciclo do Ensino Básico: Programa PAR – Proposta de Intervenção Aprovada ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências 2010 2011
Orientador Paulo Tapadas Consensos e Contradições no Ensino, Aprendizagem e Avaliação Sumativa Externa em Língua Portuguesa no 9º Ano: Um Estudo de Caso Aprovada Universidade de Évora  2006 2007

TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação 
 

CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS

WEB OF SCIENCE Informação Informação
SCOPUS Informação Informação

LISTA DE PUBLICAÇÕES

Revistas Científicas

Revistas Científicas Indexadas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2005 José Reis-Jorge Developing teachers` knowledge and skills as researchers: A conceptual frameworko Asia-Pacific Journal of Teacher Education, Vol. 33, Nº  303-319 Informação Informação  Informação 
2007 José Reis-Jorge Teachers` conceptions of teacher-research and self-perceptions as enquiring practitioners: A longitudinal case study Teaching and Teacher Education: An International Journal of Research and Studies, V. 23, Nº 4 402-417 Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Revistas Científicas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Editor de Revistas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
 
 

 

  • MAP - TEYL IN THE PRACTICUM: MAPPING SUPERVISORY AND TEACHING APPROACHES, novembro 2018-dezembro 2020.

    Este projeto enquadra-se nas atividade de investigação do PEEP/Primary English Education in Portugal  Network (http://peep-network.com/) do qual o ISEC Lisboa é membro, e no domínio de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa 2017-2020, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, 

    O projeto é coordenado pela Universidade do Minho e pela Universidade Nova de Lisboa, e envolve todas as instituições de Ensino Superior portuguesas que oferecem o Curso de Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico.

 

  • THE USE OF WEB 2.0 & OF WEB 3.0 TOOLS AMONG EDD ONLINE DOCTORAL STUDENTS – A Laureate Digital Teaching and Learning funded project. 2017-2018.

 

  • DEVELOPING TRAINING PROGRAMMES FOR QUALIFIED TEACHERS TO TEACH IN PRISONS, 113991-CP-1-2004-1-MT-GRUNDTVIG-G11, Comissão Europeia, Programa Sócrates. Coordenação da parceria Portuguesa – Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa). 2005-2007.


  • IDS - Indicadores de Sustentabilidade para o ISEC Lisboa

As Instituições de Ensino Superior são órgãos privilegiados de propagação do conhecimento através do ensino e da investigação e são, também, as responsáveis pela formação de grande parte das pessoas que assumem cargos relevantes na sociedade. Portanto, devem ter um papel preponderante no desenvolvimento sustentável e devem ser, elas próprias, modelos de sustentabilidade. Neste contexto, o objetivo deste projeto é definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que possa ser utilizado pelo ISEC Lisboa, de forma a auxiliar esta instituição a caminhar no sentido de se tornar mais sustentável.

Mais informações



 

 

 

CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)

CARGO
UNIDADE/ÁREA DATA DE INÍCIO DATA DE FIM
Informação Informação Informação  Informação
Informação Informação Informação Informação

ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE EVENTO DESCRIÇÃO
Informação Informação Informação Informação

ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)

TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
TIPO DE EVENTO TÍTULO DO EVENTO ENTIDADE ORGANIZADORA PERÍODO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Informação Informação Informação Informação Informação Informação

EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE REVISTA / EVENTO ISSN
Informação Informação Informação Informação

OUTRAS (xx)

TIPO DE ATIVIDADE
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Informação Informação
Informação Informação
Informação Informação

PROCURAR