• portal docente 1
  • portal docente 2

PORTAL DO DOCENTE


DOUTORA SARA LEITE
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

INVESTIGADOR ASSOCIADO
GABINETE
SCOPUS
ORCID
RESEARCHER ID
CIÊNCIA ID 
GOOGLE SCHOLAR

Sara de Almeida Leite é doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de Ensino do Português, mestre em Estudos Anglo-Portugueses e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês, tendo realizado toda a sua formação académica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem 25 anos de experiência profissional como docente de língua e literatura portuguesa e inglesa, primeiro na FCSH e depois no ISEC Lisboa, onde trabalha a tempo inteiro desde 1996. Para além da docência e da investigação, exerce ainda as funções de coordenadora da Pós-Graduação Arte de Contar Estórias (juntamente com Joaninha Duarte) e de Presidente do Conselho Técnico-Científico da instituição. Desde 2003 que tem publicado diversos livros sobre o bom uso do português oral e escrito, alguns deles em parceria com Sandra Duarte Tavares, sendo também autora de artigos científicos e da coleção de ficção juvenil "O Mundo da Inês", publicada pela Porto Editora desde 2018.

QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS

UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
TIPO CURSO ANO
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa Doutoramento Estudos Portugueses 2015
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa Mestrado Estudos Anglo-Portugueses

1998

 

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa Licenciatura Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês

1995

 


ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Estudos literários; ensino da literatura; ensino da língua portuguesa.


ATIVIDADES LETIVAS

ANO LETIVO
SEMESTRE NOME DA UNIDADE CURRICULAR CURSO COORDENAÇÃO
2020/2021 1.º Inglês CTeSP de Comunicação e Marketing Não
2020/2021 1.º Inglês I (turma A) Licenciatura em Gestão Hoteleira Não 
2020/2021 1.º Inglês I (turma B) Licenciatura em Gestão Hoteleira Não
2020/2021 1.º Literatura para a Infância e Juventude Pós-Graduação Arte de Contar Estórias Sim
2020/2021 2.º Literatura para a Infância e Educação Literária (turma diurna) Licenciatura em Educação Básica Não
2020/2021 2.º Literatura para a Infância e Educação Literária (turma pós-laboral) Licenciatura em Educação Básica Não

ORIENTAÇÕES

TESES DE DOUTORAMENTO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
--- --- --- --- --- --- ---

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
MQD Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico  Carina Marcelo Alves Por definir Em curso ISEC Lisboa 2020 2021
MQD Educação Pré-Escolar Filipa Franco Ferreira A importância da Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolar Defendida ISEC Lisboa 2018 2019
MQD Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico Tânia Bizarro de Matos A Importância da Literatura no Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico  Defendida ISEC Lisboa 2016 2018
MQD Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Carla Ferreira Nunes A Importância da literatura infantil na promoção de valores de sociabilidade na Educação Pré-Escolar Defendida ISEC Lisboa 2015 2016
MQD Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Tatiana Lourenço Antunes Promover a Biblioteca Escolar Com o Contributo da Educação Literária Defendida ISEC Lisboa 2015 2016
MQD Educação Pré-Escolar Marisa Neves Marques O Desenvolvimento da Linguagem no Pré-Escolar: A leitura de histórias como estímulo para o aumento do vocabulário em crianças de 5 anos Defendida ISEC Lisboa 2015 2016

TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
--- --- --- --- --- --- ---
 

CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS

WEB OF SCIENCE    
SCOPUS    

LISTA DE PUBLICAÇÕES

Revistas Científicas

Revistas Científicas Indexadas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2013 Leite, S. Repensar o ensino da literatura a propósito do Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago Revista de Estudos Literários, 3 171-186     Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - BCSD Portugal
Revistas Científicas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2016 Leite, S. Literatura no Ensino Secundário para quê? Alameda: Revista de Educação, Artes e Ciência, 2 64-75     Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - BCSD Portugal
2016 Antunes, T., & Leite, S. A. E quando os alunos não leem?: Como motivar para as leituras da biblioteca escolar Palavras, 48-49 39-46     Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - BCSD Portugal
2014 Leite, S. O romance-ensaio: a questão do género em Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago Revista Portuguesa de Humanidades, 18, 2 109-130     Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - BCSD Portugal
Editor de Revistas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2017 AAVV Alameda Revista de Educação, Artes e Ciência 77     Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - BCSD Portugal
 

The New Words Kids Hear from Translated Picture Books

Projeto de investigação coordenado pela Doutora Luísa Araújo, que envolve várias docentes do ISEC Lisboa (Luísa Araújo, Rita Brito, Sandrina Esteves e Sara Leite), apresentado à Direção do ISEC Lisboa em maio de 2020, sob o título "Mediação da Leitura através de Literatura Infantil: O Conhecimento do Vocabulário", iniciado a 1 de setembro de 2020 e com término previsto para 31 de dezembro de 2021. Este projeto enquadra-se na Política Científica do ISEC Lisboa – 2019/2025, no âmbito do VeDe 2 2. No âmbito desta investigação, foi apresentada uma comunicação na conferência internacional Picturebooks and Graphic Narratives in Education and Translation: Mediation and multimodality Virtual 2021 do CETAPS / Universidade NOVA de Lisboa, a 24 de junho de 2021. Foi também elaborado um artigo científico terminado em abril de 2021, submetido a uma revista científica (aguarda aprovação).

DT ACE - Dicionário Terminológico para a Arte de Contar Estórias

Projeto de investigação coordenador pela Especialista Sofia de Portugal, que envolve várias docentes do ISEC Lisboa (luísa Araújo, Joaninha Duarte e Sara Leite), apresentado à DGID em maio de 2021. Trata-se de uma ideia inovadora, que surge da necessidade de estabelecer uma terminologia rigorosa a utilizar no âmbito da arte de contar estórias, tanto nas vertentes teórica e metodológica, como nas vertentes artística e performativa. Atendendo às necessidades específicas da população não ouvinte, pretende-se que este vocabulário seja produzido simultaneamente em língua portuguesa e em língua gestual portuguesa. Sendo o ISEC Lisboa uma instituição pioneira em Portugal na lecionação deste tipo de formação avançada, justifica-se que esteja também na dianteira no que se refere ao estabelecimento de uma terminologia inequívoca, por meio de um vocabulário completo e inclusivo dos conceitos basilares da arte de contar estórias.


CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)

CARGO
UNIDADE/ÁREA DATA DE INÍCIO DATA DE FIM
Presidente do Conselho Técnico-Científico ISEC Lisboa 01/10/2020  
Coordenadora da Pós-Graduação Arte de Contar Estórias ISEC Lisboa - EEDH 03/2017  

ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE EVENTO DESCRIÇÃO
2021 Ação de divulgação/sensibilização PIPEC - Projeto de Intervenção na Promoção da Educação de Carreira (Jobshadowing)

Sessão de esclarecimento sobre o trabalho do escritor, para alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Matosinhos.

2021 Ação de sensibilização  Aula aberta de Literatura Infantil e Juvenil, no ISEC Lisboa

"A Escritora Diferente que encanta toda a gente":  Encontro com a autora Manuela Castro Neves

2021 Ação de formação gratuita (webinar)  Ciclo Webinars de Educação do ISEC Lisboa

"Fechados em casa: Livros para todos!"

2020 Ação de divulgação/sensibilização Webinar Letras Lavadas

"A Importância da literatura infantojuvenil no crescimento emocional" (com Margarida Fonseca Santos)

2020 Ação de divulgação/sensibilização Ação escolar, para turmas do 7.º ano da Escola Básica 2 3 Cardoso Lopes

"O Mundo da Inês" - Atividade de divulgação da coleção de ficção juvenil, da autoria da docente, bem como de sensibilização para a importância da leitura e seus benefícios.

2020 Ação de formação gratuita (para educadores de infância, professores do ensino básico e outros técnicos) Ações de curta duração Academia ISEC Lisboa

"Literatura e leitura recreativa – caminhos para a integração da experiência literária na educação estética e artística".

2020 Conceção e publicação de um manual académico Plano de atividades da Escola de Educação do ISEC Lisboa

Criação, com outras docentes da Escola de Educação, de um Guia para a Elaboração de Trabalhos Escritos e Referências Bibliográficas, para alunos da licenciatura e CTESP da Escola de Educação, disponibilizado à comunidade académica em maio de 2020.

2020 Ação de formação gratuita (para alunos da LEB do ISEC Lisboa) Escola de Educação, ISEC Lisboa

Conceção e lecionação, com outros docentes da Escola de Educação do ISEC Lisboa, de um curso de formação na área da língua portuguesa, de 16 horas, destinado a colmatar lacunas e melhorar competências básicas de expressão e comunicação em português.

2019 Ação de divulgação/sensibilização Ação escolar, para turmas do 6.º ano da  Escola Básica 2 3 Conde de Oeiras

“Penso, logo escrevo” - atividade de divulgação e formação sobre o bom uso da língua portuguesa.

2019 Ação de formação/sensibilização (para alunos da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural) Aula aberta de Língua Portuguesa II, na Universidade Católica Portuguesa

“Desleixo vs brio: Subsídio para a vitória num conflito subestimado”

2019 Palestra inaugural Ciclo de palestras da ESEB, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança

“Norma e Uso: contributo para a reflexão sobre um compromisso delicado”


ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)

TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
TIPO DE EVENTO TÍTULO DO EVENTO ENTIDADE ORGANIZADORA PERÍODO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica Encontro nacional Asas para Ler ISEC Lisboa anual (desde 2016) CONHEÇA OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Plan International  Brasil
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica Encontro nacional Colóquio "Contra a Literatura: programas (e metas) nas escolas" ISEC Lisboa / IELT, NOVA FCSH 20 e 21 de outubro de 2017 CONHEÇA OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Plan International  Brasil

EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE REVISTA / EVENTO ISSN
2017 Revisor científico Alameda: Revista de Educação, Artes e Ciência 1645-9946

OUTRAS (xx)

TIPO DE ATIVIDADE
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Membro do grupo de trabalho do Projeto “Histórias de A a Z: Ler Melhor Saber Mais”, da Iniciativa Educação (Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos), a convite do Prof. Doutor Nuno Crato. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - BCSD Portugal
Membro da equipa do Projeto “Grupo de Discussão Permanente sobre Literatura e Ensino”, coordenado pelo Prof. Doutor Abel Barros Baptista (IELT, NOVA FCSH). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - BCSD Portugal

PROCURAR