• portal docente 1
  • portal docente 2

PORTAL DO DOCENTE


DOUTORA SANDRINA ESTEVES
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

INVESTIGADOR ASSOCIADO
GABINETE
SCOPUS
ORCID
RESEARCHER ID
CIÊNCIA ID
GOOGLE SCHOLAR

Sandrina Esteves é doutorada em Educação Especial e professora adjunta no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.
Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica e do ISEC Academy, leciona no ensino superior desde 2005.
Colabora como revisora linguística da revista Da Investigação às Práticas, do Instituto Politécnico de Lisboa e tem desenvolvido vários projetos no âmbito do desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da leitura e da escrita, sendo a investigadora responsável pelo projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta, do ISEC Lisboa.
Autora da obra Fluência na Leitura: da Avaliação à Intervenção – Guia Pedagógico (Psicosoma, 2013), Semana a Rimar (Fábula Educação), Desafia-te – Caderno de Escrita Criativa (Fábula Editora), é da sua autoria a recente Agenda do Educador de Infância 2020-2021 (fábula Educação).

QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS

UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO
TIPO CURSO ANO

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Licenciatura Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Portugueses e Franceses 2001

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Ramo de Formação Educacional Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Portugueses e Franceses 2003

Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa

Doutoramento Educação Especial e Reabilitação 2012


ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Formação de Professores; Desenvolvimento da Linguagem e Aprendizagem da Leitura e Escrita; Educação Especial


ATIVIDADES LETIVAS

ANO LETIVO
SEMESTRE NOME DA UNIDADE CURRICULAR CURSO COORDENAÇÃO
2021/2021 Língua Portuguesa I Licenciatura em Educação Básica Sim
2021/2022 Ensino e Aprendizagem da Língua Materna Licenciatura em Educação Básica Sim
2021/2022 Intervenção em Contextos Educativos (Supervisão de Estágios) Licenciatura em Educação Básica Sim
2021/2022 Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB Sim
2021/2022 Prática de Ensino Supervisionada II (Supervisão de Estágios) Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB Sim


ORIENTAÇÕES

TESES DE DOUTORAMENTO 

TIPO DE ORIENTAÇÃO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE INÍCIO ANO DE CONCLUSÃO
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO 

TIPO 
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE CONCLUSÃO
Arguição Dina Branco Dificuldades de alunos disléxicos em inglês língua estrangeira: Contributos formativos para o desenvolvimento da consciência fonológica e ortográfica Defendida Instituto Politécnico de Castelo Branco 2020
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 

RELATÓRIOS FINAIS DE MESTRADO 

TIPO
NOME ESTUDANTE TÍTULO DA TESE ESTADO INSTITUIÇÃO ANO DE CONCLUSÃO
Orientação Daniela Ferreira Leitura em Voz Alta: perceções e práticas de professores de 1º Ciclo do Ensino Básico Defendido ISEC Lisboa 2020
Orientação Vanessa Nunes A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRECHE Percursos Possíveis Defendido ISEC Lisboa 2020
Orientação Catarina Cotrim A LEITURA EM VOZ ALTA CONTRIBUTOS DA LEITURA EM VOZ ALTA PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA Defendido ISEC Lisboa 2020
Arguição Ana Catarina Mateus METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJETO: potencialidades e desafios Defendido ISEC Lisboa 2020
Arguição Marta Martins

TURMAS MISTAS - PRÁTICAS E CONCEÇÕES DE PROFESSORES
DO 1o CICLO DO ENSINO BÁSICO

Defendido ISEC Lisboa 2020
Arguição Filipa Ferreira

A IMPORTÂNCIA DE
DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR - REVISÃO DE LITERATURA E ANÁLISE DE UM CASO PARTICULAR

Defendido ISEC Lisboa 2019
 

CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS

WEB OF SCIENCE Informação Informação
SCOPUS Informação Informação

 

LISTA DE PUBLICAÇÕES

Revistas Científicas Indexadas (xx)
             
Ano Autores Título Revista Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
Informação Informação Informação Informação Informação  Informação Informação  Informação 
Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 

 

Livros
   
Ano Autores Título
2021 Esteves, S. Agenda do Educador de Infância 2021/2022
2021 Estrela, A. & Esteves, S. Semana a Silabar
2020 Esteves, S. Desafia-te: Caderno de Escrita Criativa
2020 Esteves, S. Agenda do Educador de Infância 2020/2021
2019 Estrela, A. & Esteves, S. Semana a Rimar

 

Capítulos de Livros
             
Ano Autores Título Ebook Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2021 Cotrim, C. & Esteves, S. Contributos da Leitura em Voz Alta para a Aprendizagem da Leitura Innovaciones Metodológicas com TIC en educación        
2020 Marques, D., Esteves, S., & Fuertes, M. Qualidade da vinculação e desenvolvimento de crianças em acolhimento residencial Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II        
2019 Esteves, S., Almeida, A. Práticas de leitura em voz alta na escola, família e comunidade: a experiência do Projeto JÁ SEI LER – Leitura em Voz Alta Políticas Públicas na Educação e a Construção do Pacto Social e da Sociabilidade Humana        

 

Publicações Didáticas    
Ano Autores Título
2021  Sandrina Esteves  Guião de Leitura da Aranha Antonieta e o AEIOU para famílias, professores e educadores

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

JÁ SEI LER - LEITURA EM VOZ ALTA

O projeto JÁ SEI LER: Leitura em Voz Alta, que teve início em janeiro de 2019, destina-se a crianças que frequentam o 1º ano de escolaridade, acompanhando-as ao longo do seu percurso de quatro anos no 1º ciclo do ensino básico. Desenvolve-se, pois ao longo de quatro anos letivos: 2018/2019; 2019/2020; 2020/2021 e 2021/2022.

O projeto tem como entidade promotora o ISEC Lisboa e decorre de uma parceria estabelecida com o Município do Entroncamento e o Plano Nacional de Leitura, que estabeleceram um protocolo de cooperação mútua que visa o melhor desempenho das respetivas missões, aproveitando as potencialidades de cada um, e valorizando a ação de todos, atuando em três grandes eixos: (i) promoção de estratégias que fomentem a leitura em voz alta em sala de aula, com vista ao desenvolvimento de uma leitura fluente e compreensiva; (ii) desenvolvimento de hábitos de leitura partilhada em família, que conduzam a um sucesso pessoal e escolar; (iii) envolvimento com a comunidade, levando a uma sensibilização face à importância da leitura na construção individual e do futuro cidadão.

 OBJETIVOS DO PROJETO

O projeto tem como objeto de estudo as práticas de leitura em voz alta realizadas em sala de aula, em família e em comunidade, tendo por base a premissa de que a promoção de tais práticas potenciará a competência leitora dos alunos envolvidos no projeto e, consequentemente, o seu sucesso académico, pessoal e social.

Assumem-se então como grandes objetivos deste projeto: (i) a promoção de estratégias que fomentem a leitura em voz alta em sala de aula, em família e em comunidade; (ii) o estudo do impacto que o projeto venha a ter nas práticas de leitura futuras das crianças do projeto e nas alterações de práticas leitoras das respetivas famílias; (iii) a sensibilização da comunidade para a importância da leitura em voz alta partilhada; (iv) a dinamização de ações de formação gratuita destinadas às famílias e à comunidade a propósito da importância da leitura em voz alta.

 

EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA 

ANO
TIPO DE ATIVIDADE REVISTA / EVENTO ISSN
Informação Informação Informação Informação

CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA 

CARGO
UNIDADE/ÁREA DATA DE INÍCIO DATA DE FIM
Coordenadora Licenciatura em Educação Básica setembro de 2020  ao presente
Coordenadora ISEC Academy setembro de 2020 ao presente

 

ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS 

TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
TIPO DE EVENTO TÍTULO DO EVENTO ENTIDADE ORGANIZADORA PERÍODO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Informação Informação Informação Informação Informação Informação

OUTRAS 

TIPO DE ATIVIDADE
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Informação Informação

PROCURAR