Aprovado em Aviso n.º 7445/2018

COORDENAÇÃO

 

Especialista Luis Francisco
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Candidatura Online Pedido de Informação

QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Planear, conceber, gerir e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas de análise aplicadas aos produtos turísticos, em conformidade com as boas práticas turísticas, os referenciais normativos e a legislação aplicável. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Criar programas que transmitam qualidade e distrações complementares aos serviços turísticos clássicos; elaborar projetos de criação, de consolidação e de comunicação de produtos e de destinos turísticos; desenvolver operações de gestão em empresas turísticas; planear e gerir sistemas de informação para registo e tratamento de dados inerentes à atividade turística; recolher, analisar e sistematizar informação com vista à elaboração de documentos de informação, promoção e comercialização de produtos turísticos; planificar e organizar abordagens a técnicas de interação com os clientes no sentido de maximizar os efeitos das atividades, criando condições para uma fidelização efetiva; preparar e implementar eventos turísticos, desde a sua idealização até à sua concretização efetiva; supervisionar, coordenar e organizar as operações de comidas e bebidas em empresas turísticas e hoteleiras, de restauração e catering, garantindo a qualidade dos serviços; gerir e dinamizar produtos, espaços e equipamentos turísticos considerando as boas práticas e legislação aplicável; Definir planos de marketing, para promoção e venda de produtos e serviços turísticos.

DESTINATÁRIOS

+ Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
+ Alunos do regime de acesso para Maiores de 23
+ Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica)
+ Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Técnico de Desenvolvimento de Produtos Turísticos com competências para: analisar as necessidades e as tendências da procura turística atual e potencial; aplicar técnicas de análise do potencial turístico de recursos naturais e culturais; aplicar técnicas de classificação da oferta turística; aplicar técnicas de comunicação na realização de tarefas de informação turística; avaliar e aplicar métodos e técnicas de recolha de informação turística, de caráter geral, histórico e cultural, e identificar motivações e interesses dos clientes para adequar as ofertas do setor da animação; desenhar os menus e colaborar na elaboração de listas de bebida de acordo com diferentes temas ou eventos; elaborar o sistema de informação que caracteriza o sistema turístico em que pretendem intervir; identificar mercados estratégicos da organização, posicionamento e estratégia de marketing; organizar, executar e controlar ações e programas de comercialização turística; Planear reservas em função de fluxos de procura e de canais de comercialização; programar conteúdos de turismo adequados aos diferentes segmentos de mercado. 

ENTIDADES PARCEIRAS

Platinsoft; Kapainvest; Trivalor; Telepizza; Hotéis Altis; Fundação INATEL; Hotel Le Meridien Ra; Hotéis Vila Galé; Pestana Hotels; Lisbon Marriot Hotel; Hotel Júpiter Albufeira; Hotéis Continental; El Corte Inglés; JJWE Hotels; Sana Hotels; Gertal; Mello Saúde; Cenintel; Food4Kings; Hard Rock Café Portugal; Penha Longa Resort; HDP Lisboa (Sheraton Lisboa); Hotti Oriente Hotéis; Hotti Aeroporto Hotel; Versailles; Giroluta – Residência Inglesa e Turismo; InterContinental Hotel Lisboa; Sociedade Hoteleira S. Lourenço; Sociedade Turística da Penina; Lusotel- Hotel Dona Filipa; JJW Hotels Pinheiros Altos; ADHP; ACPP (Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal); APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia).

TÍTULO CONFERIDO

Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Produtos Turísticos

HORÁRIO

Diurno e/ou noturno
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

PLANO DE ESTUDOS

  • 1º ANO

    1º ANO

    HORAS

    ECTS

    Técnicas de Expressão e Comunicação / Expression and Communication Techniques

    45

    5

    Inglês / English

    45

    5

    Tecnologias de Informação e Comunicação / Information and Communication Technologies

    45

    5

    Economia e Gestão / Economy and Management

    45

    5

    Métodos Quantitativos / Quantitative Methods

    45

    5

    Introdução à Gestão Turística / Introduction to Tourism Management

    45

    5

    Ética e Deontologia / Ethics and Deontology

    20

    2

    Marketing Territorial / Territorial Marketing

    45

    4

    Introdução ao Desenvolvimento de Produtos Turísticos / Introduction to the Development of Tourism Products

    60

    6

    Gestão de Projetos Turísticos / Tourism Project Management

    45

    4

    Marketing Turístico / Tourism Marketing

    45

    5

    Legislação Turística e Hoteleira / Tourism and Hotel Law

    30

    4

    Gestão de Eventos / Event Management

    45

    5

  • 2º ANO

    2º ANO

    HORAS

    ECTS

    Enoturismo e Gastronomia / Enotourism and Gastronomy

    45

    5

    Turismo Religioso / Religious Tourism

    45

    5

    Turismo Náutico e de Cruzeiros / Nautical and Cruise Tourism

    45

    5

    Gestão de Alojamento / Accommodation Management

    45

    5

    Turismo de Saúde e Bem-Estar / Medical and Wellness Tourism

    45

    5

    Turismo Criativo / Creative Tourism

    45

    5

    Estágio / Internship

    795

    30

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Estudante Internacional
Regime de Acesso Ensino Secundário Completo
Regime de Acesso para Maiores de 23 anos
Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica – Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional – Titulares de Outros Cursos Superiores

PRÉ-REQUISITOS

N/A

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Biblioteca, salas de estudo, recursos bibliográficos. 

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Aviso n.º 7445/2018 publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 106 — 4 de junho de 2018 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS